Drogas Lícitas e Ilícitas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNDAÇÃO FACULDADE FEDERAL DE CIENCIAS MÉDICA DE PORTO ALEGRE - FFFCMPA SISP DROGAS LÍCITAS: ÁLCOOL E TABACO; ILÍCITAS: COCAÍNA, MACONHA, ESTIMULANTES.
Advertisements

PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS
DROGAS PSICOTRÓPICAS ATENÇÃO, PARE!!!.
Organização: Associação de Estudantes
TOXICOFILIAS
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Quebrando Tabu ??? FHC...8:23
REDUÇÃO DE DANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
Drogas Ilícitas É toda e qualquer substância (droga) proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados.
TRABALHO DE CIÊNCIAS.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
DOPING.
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Drogas na adolescência
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
1. Drogas Mais Presentes 2. Análise de Leitos Públicos 3. Análise por Faixa Etária 4. Análise de Reincidência 5. Auxílio a Entidades Comunitárias 6. Auxílio.
ABUSO DE DROGAS Componentes: - Gustavo Pires Gonçalves
Drogas Lícitas e Ilícitas.
Como eu trato DQ Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
proposta Veja quem tem razão...
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
Drogação e uso abusivo como os seres humanos lidam com a exposição aos xenobióticos?
ÉTERES.
Trabalho de Informatica
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
2007 RELATÓRIO MUNDIAL sobre DROGAS. Uso ilícito em nível mundial, 2005/06 – sem modificações em relação a 2004/05.
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
Professora: Ana Carolina Química 1ºAM
Grupo: Tipicos da póvoa.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
Bem, ao que nos parece [,] a resposta desta vez é sim. Fumei passivamente por muito tempo e, confesso, não achava nada bom aspirar toda aquela fumaça,
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DROGAS.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
 É QUALQUER SUBSTÂNCIA NÃO PRODUZIDA PELO ORGANISMO E QUE ALTERA O FUNCIONAMENTO NORMAL DO CORPO.
Drogas lícitas e ilícitas
Controvérsia Pública Drogas
Drogas na sociedade e na família
1. Drogas Mais Presentes 2. Análise de Leitos Públicos 3. Análise por Faixa Etária 4. Análise de Reincidência 5. Auxílio a Entidades Comunitárias 6. Auxílio.
Violência e Uso de Drogas:
CARLOS ALBERTO PEIXOTO BAPTISTA CRMPR / CREMESP / CREMESC Coordenador Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas Médico – Universidade.
A VERDADE SOBRE O MUNDO DAS DROGAS
Substâncias psicoativas
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Drogas na Adolescência
AS DROGAS E SEUS MALEFÍCIOS2016. Estas drogas são divididas em dois tipos:  Drogas legalizadas cigarro e bebida alcoólica.  Drogas ilegais maconha,
Problemas com álcool e drogas Ações preventivas na comunidade Relevância A mortalidade brasileira é das dez mais altas do mundo para os jovens de 15 a.
Transcrição da apresentação:

Drogas Lícitas e Ilícitas

As drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.

As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), etc.

Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas. É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; a alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas. Nesse sentido, muitos questionam a aceitação, por parte da sociedade, das drogas lícitas, uma vez que as mesmas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários. Assim, o critério de legalidade ou não de uma droga é historicamente variável e não está relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns até mesmo afirmam que esse critério é fruto de um jogo de interesses políticos, e, sobretudo, econômicos.