Federação de Comités de Solidariedade com África Negra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRIANÇA AJUDA.
Advertisements

1914 – 1918.
O MUNDO SOU EU Por: Sônia Agasse Correa Kátia Cristina da Silva.
Laura Vicuña 13 anos cheios de amor
CRIANÇA AJUDA 2a parte.
E ainda nos achamos superiores
A TERRA EM MINIATURA.
Quais são os Objectivos do Milénio?
A TERRA EM MINIATURA.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
A TERRA EM MINIATURA.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
Trabalho para a disciplina de Moral
Guaíra: Cidade do Quilombo
EDUCAÇÃO INFANTIL Adriela Sterchile.
Hoje vamos falar sobre cuidados com a água.
TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África.
“ “Europa para Todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
« Pela sede aprendemos a água. » Emily Dickinson
Show do Ministro da Educação! Vale a pena ler!?
Anúncios com imagens fortes a favor de grandes causas. Tome consciência Com Áudio.
Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade.
RESSONÂNCIA SCHUMANN Leonardo Boff.
Península Balcânica.
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
PARA QUE TODOS SAIBAM. Primeiro vou situá-los no contexto do assunto: Chile, um país com grandes reservas de àgua doce, entre rios, lagos e glaciares.
O universo deste questionário foi constituído pela população discente da Escola S/3 de Carvalhos (1166 alunos). A delimitação da amostra teve em conta.
Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Federação de Comités de Solidariedade com a África Negra Bukavu (R. D. Congo)
Os slides passam automaticamente...
Relatório do estado do mundo
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
A FOME NO MUNDO.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome
N S EO CAPITAL  O Camboja tem cerca de km² de superfície.
Condições de vida na África
Turma: 1321 Prof°: Pedro Tavares. O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra.
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
«Pela sede aprendemos a água.» Emily Dickinson
A sede « Pela sede entendemos a água. » Emily Dickinson.
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
P rêmio das C rianças do M undo Pelos D ireitos da C riança (WCPRC) Nomeada: Betty Makoni.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Para que sejam informados. Primeiramente, situemos o contexto: O Chile é um país que possui grandes reservas de água potável, repartidas em rios, lagos.
SANGA PUITÃ Nasci em Sanga Puitã Aqui cresço a cada dia
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
A exploração dos recursos naturais
Um continente esquecido
Economia. A Receita A receita R(q) de um bem é dada pela multiplicação da quantidade vendida q pelo seu preço unitário p. R (q) = p. q
A TERRA EM MINIATURA. Se pudéssemos reduzir a população da Terra à uma pequena aldeia de exatamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes.
conflito da Irlanda do norte
EIS A ESCRAVA RESGATADA, GRANDE PREÇO CRISTO DEU, NÃO FOI OURO,
À procura de soluções para o desenvolvimento
Parabéns Igreja Filadélfia.
Equador.
CUBA Estou AQUI!!!.
Projeto Água Segura para Crianças
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
Análise do mercado de Angola
Thiago da Geografia. “Gostaria de vos dizer o seguinte: por favor, façam o que puderem para que o mundo saiba o que nos está a acontecer, a nós, às crianças.
Sebastião Salgado.
Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.
Mas o melhor do mundo são as crianças".
Federação de Comités de Solidariedade com a África Negra
Transcrição da apresentação:

Federação de Comités de Solidariedade com África Negra Bukavu (R. D. Congo) Federação de Comités de Solidariedade com África Negra http://www.umoya.org

África, Congo, Guerra, COLTAN… e o TEU TELEMÓVEL

Onde fica A República Democrática do Congo? e O que tem a ver com o meu telemóvel?

República Democrática do Congo População: Mais de 70 milhões de habitantes. Esperança de vida: 47 anos. Superfície: 2,34 milhões de Km² (5,5 vezes España) Capital: Kinshasa Presidente: Joseph Kabila Grandes Reservas Ecológicas e de minerais. 80% das reservas mundiais de coltan.

O que é o Coltan? O ouro cinzento. O coltan é a abreviatura de dois minerais: columbita e tantalita, É muito raro na natureza. É um recurso estratégico, imprescindível para o desenvolvimento das novas tecnologías. Col + tan = coltán

Para que serve? Para o fabrico de: Telemóveis, GPS, satélites artificiais, armas teleguiadas, televisores de plasma, videoconsolas, computadores portáteis, PDAs, MP3, MP4, foguetes/naves espaciais, mísseis, jogos eletrónicos, máquinas fotográficas …

Onde se encontra? Brasil 5% Tailândia 5% África 80% Austrália10% (Rep. Dem. do Congo) Austrália10%

Quem beneficia do coltan?

VISITEMOS UMA MINA…

Como se extrai o coltan? Os métodos de trabalho são parecidos com os antigos exploradores de ouro do Oeste Americano.

O trabalhador de coltan Um bom trabalhador pode produzir um quilo de coltan por dia. A média salarial de um trablhador congolês é de 10 dólares por mês (+/- 13 euros), ao passo que um trabalhador de coltan pode conseguir de 10 a 50 dólares por semana (+/- 13 a 65 euros). O boom da tecnologia recente fez com que o preço do coltan disparasse, chegando a 500 dólares o quilo (+/- 650 euros). Companhias como Bayer, Nokia ou Sony lutam por ele.

Quem trabalha nas minas? Camponeses e jovens criadores de gado que deixaram os seus campos. Desmilitarizados de guerra. Prisioneiros de guerra. Milhares de meninos crianças, cujos corpos podem facilmente entrar nas minas por baixo da terra. Sempre vigiados por militares.

Consequências desta situação Os bosques e os campos de cultivo transformaram-se em lodaçais. Os meninos e as meninas não vão à escola. Muitas doenças por falta de água potável, de alimentos, jornadas exaustivas... e SIDA que leva à morte. Diferentes grupos armados controlam as minas. Cada quilo de coltan que se extrai custa a vida a dois meninos. Muitos destes meninos e jovens morrem vítimas de horríveis desprendimentos de terra.

Mais consequências desta situação Milhares de deslocados forçados. Milhares de civis fugiram dos seus lugares. Milhões de pessoas refugiadas. Violação de idosas, mulheres e meninas.

Consequências ambientais Para extrair o coltan, invadiram-se os parques nacionais do Congo. Os trabalhadores extraem coltan de sol a sol. Dormen e alimentam-se na selva montanhosa da zona. Deixam de cultivar as suas terras. A população de elefantes diminuiu cerca de 80%. A população de gorilas diminuiu cerca de 90 %.

País em guerra permanente. Quem financia o conflito? Informações das Nações Unidas trouxeram à luz a exploração dos recursos naturais no Congo. Há informações que demonstram que o Ruanda, Uganda e Burundi estão envolvidos no contrabando de Coltan no Congo, usando o lucro gerado pelo seu alto preço para continuar a guerra. Estima-se que o exército ruandês conseguiu pelo menos 250 milhões de dólares (+/- 325 milhões de euros) em 18 meses pela venda de coltan, apesar de não haver coltan no Ruanda. Todos os países envolvidos no conflito negam ter explorado os recursos naturais do Congo.

Por que não paramos a guerra? Empresas com nome próprio de multinacionais como Nokia, Alcatel, Apple, Nikon, Ericson, Bayer, … são citadas nas Informações da ONU como saqueadoras. Financiam a guerra e apoiam governos corruptos.

Por que não para a guerra? Porque as grandes empresas fabricantes de computadores, telemóveis, videojogos... não querem que se pare e os governos consentem. Os meios de comunicação não falam dela. Se se paralisa a guerra, não se faz negócio com o coltan. Quem se importa com os mais de 5 milhões de mortes que já causou?

Que podemos fazer? INFORMARMO-NOS MELHOR. DENUNCIAR esta realidade. DIVULGAR o que sabemos. Necessitamos de um telemóvel novo em cada ano? Precisamos de consumir tanto? Só vale o “usar e deitar fora”? Partilhe o telemóvel que não usa. Deixe-o num ponto de reciclagem.

Informa-te e divulga pela rede E Tu? E Eu?... Informa-te e divulga pela rede Youtube, SMS, Facebook (a partir dos 16 anos), Twitter… Conta aos/às teus/tuas amig@s, familiares, conhecid@s… Um futuro sem pobreza e sem exclusão também depende de TI!

Para concluir… O Congo, país imensamente rico, vive empobrecido. O Congo esvai-se em sangue devido à ganância das multinacionais em cumplicidade com os governos. O nosso desenvolvimento e bem-estar é à custa da sua pobreza.

NÃO QUERO QUE O MEU TELEMÓVEL SIRVA PARA PAGAR UMA GUERRA