Gerência de Redes Aula 03 Problemas em Camadas do modelo OSI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Advertisements

Aplicações Distribuídas
3. Mapeamento de Endereço Físico em endereço de rede
DNS Domain Name System.
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche EXERCÍCIOS NO PACKET TRACER
Roteamento IP.
Conceitos Relacionados a Internet
Como a Internet Funciona por Walfredo Cirne. As Três Grandes Camadas Conexão física –Possibilita a transmissão de bits entre máquinas conectadas diretamente.
Sistemas Distribuídos Walfredo Cirne & Fubica Brasileiro
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Performance em aplicações web – Parte I
Visão Geral de Protocolos
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Curso LAN Básico Apresentação: Islan Santos de Oliveira
Serviços de servidor Servidor de Domínio  controla contas e usuários
Aula 9 - Camada de aplicação
Endereçamento de Rede IPv4
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Profª Patrícia Graciela Pagliuca
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 Síntese extraída do Capítulo 5 Camada de enlace e redes locais Nota sobre o uso destes.
Projeto Lógico da Rede. Visão em Três Camadas Camada de Núcleo Camada de Distribuição Camada de Acesso.
Redes Configurações e teste.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
CONFIGURAÇÃO IS-WEB VIA DHCP A placa IS-WEB é configurada por padrão para receber um IP dinâmico automaticamente ao ser conectada numa rede. O problema.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Redes de computadores: Camada de rede(3) Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
1 Simulador Cisco. 2 Componentes Cenário (Simulação) Barra de Ferramentas Área de Trabalho (Lógica e Física) Pacotes.
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 5.a Aula: Endereçamento IP.
REDES DE COMPUTADORES II
Ataque ao DNS.
Informática Industrial N8INF
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Fonte: Fonte:
PACKET TRACER Simulador Cisco CRIANDO VLAN´S
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Experiência Utilização
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Equipamentos de interligação de redes
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede (DHCP, NAT, ICMP) IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
PASSO A PASSO PARA UMA VPN. Para testes de internet (verificação de bloqueios, Proxy, cachê, rotas) utilizamos este recurso que faz um tunelamento deixando.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Projeto Física Experimental II Por: Diego M. Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael M. Lopes.
PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR MICROS EM REDE Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Ambiente de Rede, em seguida selecione Propriedades.
Transcrição da apresentação:

Gerência de Redes Aula 03 Problemas em Camadas do modelo OSI

Sintomas Gerais em diversas camadas Conectividade intermitente; Lentidão na rede; Falta de conectividade Rede não está funcionando Um determinado serviço está indisponível

Problemas em camada física

Problemas em camada física Cabo corrompido ou danificado: Sintomas Cabos de Fibra Otica Cabos quebrados completamente, os usuários reclamarão de falta de conectividade. Micro-fraturas tornam a rede lenta uma vez que causam uma grande quantidade de erros. Cabos Pares trançados com geometria alterada podem causar falta de conectividade, conectividade intermitente ou ainda conexões lentas. Se o cabo danificado fizer parte do backbone, muitos usuários serão afetados.

Problemas em camada física Sinais Um dos principais sintomas de cabeamento ruim é a taxa de erros elevada, Testes confirmatórios Verificar LEDs; Testar o cabo sob suspeita com um testador de cabos; Se não tiver um testador de cabos à disposição: trocar o cabo por outro, ou utilizar outra porta nos equipamentos de interconexão envolvidos.

Problemas em camada de Enlace Interface desabilitada: Sintomas Testes confirmatórios Saturação de recursos devido a exesso de quadros de difusão: Quem envia o quadro de difusão é ARP, DHCP, NETBIOS

Saturação de recursos devido a exesso de quadros de difusão: Sintomas Falta de conectividade Lentidão na rede Sinais: Qtde excessiva de tráfego de quadros de difusão: Numa rede de 1500 máquinas seria normal 150 quadros por segundos, sendo cada máquina mandando a cada 10 segundos um quadro. Qdo cresce este número ocorre lentidão. Solução: Alguns equipamentos ativos podem suprimir o tráfego de difusão.

Problemas em camada de Enlace (2) Validade de cache ARP inadequado: Descrição: Se período da validade for pequena, muitos quadros de difusão ARP circulam a rede e tornam a rede lenta Testes confirmatórios: Descobrir os equipamentos que geram muitos quadros de ARP Verificar a configuração da validade da tabela ARP

Problemas em camada de Rede Tabela de rotas de hospedeiro incorretas: Sintomas Testes confirmatórios Endereço IP de hospedeiro incorreto: Hospedeiro com máscara de rede incorreta

Sintomas em Camada de Rede Conectividade em uma ou algumas subredes; Falta da conectividade; Servidor somente responde quando se utiliza o seu IP e não o seu nome; Indisponibilidade de alguns serviços

Problemas em camada de Rede (2) Cliente DNS mal configurado: Sintomas Acesso a sites lento Testes confirmatórios Servidor DHCP mal configurado: Sinais: Muitas requisições de ARP sem resposta Rotas estáticas mal configuradas: ICMP time exceeded Destination Ureachable Messages

Problemas em camada de Rede (3) Equipamento inserido em VLAN incorreta: Sinais: Host unreachable Requisições ARP sem resposta Testes confirmatórios VLANs não configuradas: Quantidade excessiva de difusão

Sintomas em Camada de Aplicação Funcionamento com IP e não com nomes das páginas; Falta de funcionamento da Rede

Problemas em camada de Aplicação O serviço de nomes não habilitado: Sintomas Testes confirmatórios DNS, problemas com zonas: Inconsistência entre DNS primário e secundário:

Problemas em camada de Aplicação (2) Filtro de IP barrando tráfego DNS: Sintomas Testes confirmatórios Servidor de correio eletrônico com repasse totalmente aberto: Servidor de correio eletrônico com repasse totalmente fechado: