Origem e técnicas de determinação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

FUSOS HORÁRIOS: O sistema de fuso foi adotado na Conferência Internacional do Meridiano, em 1844 na cidade de Washington, DC. Tempo de duração da rotação.
FUSOS HORÁRIOS: Convenção internacional que, tendo como ponto de partido o meridiano de Greenwich ou Inicial ou Principal (0°), divide o globo terrestre.
O Planeta Terras.
O Planeta Terras.
Exercícios de Fixação Fusos horários.
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Introdução a Geografia e Cartografia
Geografia -Localização-
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Orientação e localização na Terra
PROFESSOR VALDEMIR FRANÇA
Principais características
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
POSIÇÃO ASTRONÔMICA DO BRASIL (NOTA DE AULA) Prof. Carlos Magno
Fuso horário Faixa que vai de um pólo a outro, limitada por dois meridianos Já na segunda metade do século XIX, com a evolução dos meios de comunicações.
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
FUSOS HORÁRIOS Prof. Márcia.
Faixa que vai de um pólo a outro, limitada por dois meridianos.
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Geografia – Localização Espacial
Observatório Dietrich Schiel
Orientação e localização no espaço geográfico
CONHECENDO O TERRITÓRIO BRASILEIRO
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
O Brasil é cortado pela linha do Equador
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Cartografia II Movimento de rotação
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
Coordenadas Geográficas
O BRASIL NO MUNDO.
Prof. Jeferson C. de Souza
Regrinhas para resolver exercícios de fusos horários
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Sistema de Orientação geográfica
Fusos Horários Cartografia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Outros nomes para os pontos cardeais
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Thamíres Mayara Pereira 1º ano b – informática integrado
Prof. Fylipe Alves Minikovski
Forma e movimentos da Terra
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Pré-Enem Frei Seráfico
Capítulo 2 - Localização e orientação
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Introdução à Cartografia
FUSOS HORÁRIOS: Convenção internacional que, tendo como ponto de partido o meridiano de Greenwich ou Inicial ou Principal (0°), divide o globo terrestre.
A Terra Forma e Movimentos.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 04.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA
BRASIL: RELEVO, CLIMA E VEGETAÇÃO
Coordenadas Geográficas
FUSOS HORÁRIOS Prof. Mateus.
Ensino Médio GEOGRAFIA Fusos horários.
Fuso horários.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
OS FUSOS HORÁRIOS.
Orientação e Localização
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ – CERES/CAICÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –
O planeta Terra no sistema solar.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Prof. Márcia. Relacionado ao movimento de Rotação 1884 Conferência de Washington 24 fusos – cada um com 15° de longitude o que corresponde a uma hora.
Geografia do Brasil. Nome oficial: República Federativa do Brasil Capital: Brasília Nacionalidade: brasileira Área: ,5 Km² (5ª colocação mundial,
Os Movimentos da Terra! Os Movimentos da Terra!
Transcrição da apresentação:

Origem e técnicas de determinação Fusos Horários Origem e técnicas de determinação

Como surgiu o Fuso horário? Antes da divisão da terra em fusos, a Europa possuía 27 horas diferentes (hoje são apenas três) e a América, 74 (atualmente são cinco). Isso acontecia porque a principal referencia para a contagem do tempo era a posição do Sol. Muitas regiões próximas tinham horários diferentes, o que dificultava as comunicações entre os países.

A resolução do problema A Terra leva 24 horas para realizar uma volta completa, totalizando 360°, isso significa que sempre teremos 24 horas distintas. Os fusos são concebidos da divisão da circunferência terrestres (360°) pela quantidade de horas de um dia ou movimento de rotação, que resultara em 15°, sendo esse correspondente a 1 hora. 360º/ 24= 15º

O meridiano de Greenwich Divide a Terra de forma perpendicular, e formando duas partes, denominadas de oriente e ocidente. O meridiano de Greenwich foi internacionalizado como referencia mundial para a construção e padronização de horários, esse meridiano teve sua consolidação a partir de um acordo mundial acerca da hora e data adotada no mundo. A nomeação do meridiano é proveniente do Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito de Londres chamado de Greenwich, que corta o observatório.

Qual o motivo da escolha de Greenwich? Poderíamos ter escolhido qualquer ponto para ser o meridiano 0º. Contudo o Reino Unido só aceitaria o esquema de fusos e consequentemente de horas internacionais, se o “fuso zero” fosse em seu território. Graças a importância do Reino Unido no período, tal exigência foi aceita, assim todos os territórios do planeta estariam “adiantados ou atrasados” em relação a GMT.

Se 1 hora equivale a 15º, logo cada 1º equivale a 4 minutos. Curiosidades Qualquer ponto localizado a Oeste de GMT estará atrasado em relação ao meridiano zero. Qualquer ponto localizado a Leste de GMT, estará adiantado em relação ao meridiano zero. Trata-se de um acordo pois a hora solar será sempre diferente em qualquer ponto. Se 1 hora equivale a 15º, logo cada 1º equivale a 4 minutos.

Linha Internacional de Data É uma linha imaginária que atravessa o Oceano Pacífico, estabelecendo quando começa o próximo dia. Essa linha se opõe ao meridiano de Greenwich. Se você atravessa a Linha de data de oeste para leste soma-se 24 horas. O primeiro país a começar um ano é a República de Kiribati, um minúsculo país-arquipélago.

Linhas imaginárias especiais limitam as zonas climáticas. A criação de linhas imaginárias serviram para facilitar a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. Graças a divisão em graus, minutos e até mesmo segundos, podemos localizar com grande precisão todo o planeta. Linhas imaginárias especiais limitam as zonas climáticas.

O horário de verão O objetivo é aproveitar melhor a luz natural, já que durante o verão o Sol nasce mais cedo e morre mais tarde. A medida provoca uma importante redução no consumo de energia (chegando a uma média de 5% nos horários de pico). Em áreas muito próximas do Equador, a variação de Luz é mínima ao longo do ano, não compensado a adoção do horário de verão.

Mudança de fusos no Brasil Desde Junho de 2008, o país perdeu seu quarto fuso, que abrangia o estado do Acre e parte da Amazônia Ocidental. Oficialmente, mudar os fusos é uma questão teórica. Como os limites são uma convenção, os fusos acabam sendo maleáveis. Oficialmente o objetivo da mudança dos fusos no território nacional é melhorar a integração do país.