ESTILO LITERÁRIO: HUMANISMO (SÉCULO XV E INÍCIO DO SÉCULO XVI): INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE MEDIEVAL ANÁLISE SATÍRICA DO CARÁTER HUMANO PROVÁVEL INFLUÊNCIA: ERASMUS DE ROTTERDAM (ELOGIO DA LOUCURA)
RESQUÍCIOS DO ESTILO GÓTICO: A DANÇA MACABRA DA MORTE
RELAÇÃO COM OS VITRAIS DAS CATEDRAIS GÓTICAS: QUADROS EM SEQÜÊNCIA
Autor: Gil Vicente (1465-1537) Oriundo do povo, entrou para a corte, fazendo peças durante os reinados de D. Manuel e D. João III.
ELEMENTOS DO TEATRO VICENTINO: PEÇA DE CARÁTER ALEGÓRICO: NÃO HÁ SEQÜÊNCIA NARRATIVA; QUADROS JUSTAPOSTOS; TEATRO PRIMITIVO, RUDIMENTAR; SÓ A AÇÃO É VALORIZADA: O TEMPO E O ESPAÇO SÃO NEGLIGENCIADOS; APRESENTAÇÕES EM TABLADOS PARA A CORTE.999
TIPOS DE PERSONAGENS: ALEGÓRICAS: REPRESENTAM ELEMENTOS UNIVERSAIS (ANJO E DEMÔNIO) TÍPICAS: REPRESENTAM ELEMENTOS DA SOCIEDADE (TODAS AS DEMAIS)
ALEGÓRICAS: DIABO E ANJO
TÍPICAS: SOCIEDADE MEDIEVAL
LINGUAGEM VICENTINA: POPULAR: SIMPLES, COM PALAVRÕES; MISTA: MESCLA PORTUGUÊS, SAIAGUÊS, CASTELHANO E LATIM; POÉTICA: USA VERSOS REDONDILHOS.
GÊNERO LITERÁRIO: DRAMÁTICO (TEATRAL) AUTO DE MORALIDADE: PEÇA DE APENAS UM ATO, COM CARÁTER BRINCALHÃO OU SÉRIO, CUJO OBJETIVO É MORALIZAR A SOCIEDADE.
PERSONAGENS: ANJO SOBERBO E INDIFERENTE; ACUSADOR E JUSTO; REJEITA OS MAUS E ACEITA OS HUMILDES; ABRIGA EM SUA BARCA APENAS O PARVO, POR SUA INOCÊNCIA, E OS CAVALEIROS, POR SUA BRAVURA AO MORRER POR CRISTO.
DIABO SARCÁSTICO, IRÔNICO; PROCURA CONDENAR A TODOS, CULPADOS E INOCENTES; MALICIOSO E FALSO; FINGE SER UM BOM ANFITRIÃO; ZOMBA DAS ALMAS, ESPECIALMENTE DO FRADE; RENEGA APENAS O JUDEU; SUA LINGUAGEM É SUJA
FIDALGO: DOM ANRIQUE
FIDALGO: ARROGANTE, ESNOBE; ACREDITA TER NO ALÉM AS MESMAS REGALIAS DA TERRA; SÍMBOLOS: CAPA, CADEIRA E SERVO; ACREDITA QUE SUA NOBREZA NA TERRA É GARANTIA DE NOBREZA NO CÉU.
ONZENEIRO: AGIOTA SÍMBOLO: SACOLA DE DINHEIRO, AGORA VAZIA; TENTA SUBORNAR O ANJO; ASSIM COMO O FIDALGO, TAMBÉM DESEJA VOLTAR À VIDA PARA CONSOLAR A AMANTE.
ONZENEIRO: É CONDENADO PELO SEU MATERIASIMO ABSOLUTO, SUA CRENÇA NO DINHEIRO E POR TER EXTORQUIDO OUTRAS PESSOAS COM SEUS JUROS ALTOS; NÃO POSSUI QUALQUER ESPIRITUALIDADE. QUEIMAR NO INFERNO É SEU DESTINO.
BOBO JOANE INOCÊNCIA, HUMILDADE, POBREZA, FRAQUEZA MENTAL. O ANJO O ACEITA POIS NUNCA TEVE MALÍCIA. ACABA AJUDANDO O ANJO EM SUAS ACUSAÇÕES.
SAPATEIRO: JOANANTÃO (JOÃO ANTÃO)
SÍMBOLO: FORMAS DE SUA PROFISSÃO O SAPATEIRO É, NA IDADE MÉDIA, UMA DAS PROFISSÕES QUE REPRESENTAM A LADROEIRA NO COMÉRCIO; NÃO ACEITA O INFERNO, POIS REZOU E ASSISTIU A MISSAS (RELIGIOSIDADE SUPERFICIAL); SEGUNDO O ANJO, SUAS FORMAS NÃO CABEM NA BARCA (APEGO À MATÉRIA).
FRADE BABRIEL
SÍMBOLOS: ESCUDO E ESPADA (!!!), TRAZENDO JUNTO DE SI UMA MOÇA (!!!) ADORA O CANTO, A DANÇA E A ESGRIMA FAZ UMA APRESENTAÇÃO RIDÍCULA PARA O DIABO, QUE O INCENTIVA NÃO ACREDITA MERECER O INFERNO, COM TANTO SALMO REZADO CRÍTICA A TODA A ORDEM DOMINICANA
ALCOVITEIRA: BRÍSIDA VAZ
SÍMBOLOS: BAÚ COM ROUPAS; “SEISCENTAS VIRGINDADES”; UMA DAS ALMAS MAIS TERRÍVEIS; ARRANJAVA MENINAS PARA OS PADRES; INTRIGAS; FOFOCAS; TRÁFICO DE INFORMAÇÕES; DE TÃO REPUGNANTE, O DIABO A DESEJA, TRATANDO-A POR “SENHORA”; CONHECE ENCANTAMENTOS DE BRUXARIA.
COM O ANJO, TENTA UTILIZAR SUA SEDUÇÃO, SUA LÁBIA TERRESTRE; COMO O ANJO A IGNORA, SEU DESTINO É ABRAÇAR O DEMÔNIO.
JUDEU: “SEMIFARÁ”
SÍMBOLO: BODE (INSÍGNIA DA RELIGIÃO JUDAICA; BODE EXPIATÓRIO) ÚNICA PERSONAGEM QUE DESEJA ENTRAR NO BARCO; É RECUSADO TANTO PELO ANJO QUANTO PELO DIABO; PRECONCEITO DO AUTOR, QUE REFLETE A POSIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA MEDIEVAL. ACABA INDO A REBOQUE, FORA DAS BARCAS; REMETE AO MITO DE AHASVERUS, O JUDEU ERRANTE.
CORREGEDOR: JUIZ
SÍMBOLOS: AUTOS (PROCESSOS) E VARÃO; EMPREGA UMA LINGUAGEM LATINIZANTE; USA A ORATÓRIA AO MÁXIMO PARA TENTAR ESCAPAR DO INFERNO; É ZOMBADO PELO PARVO, QUE TAMBÉM EMPREGA UM LATIM MACARRÔNICO; SIMBOLIZA A JUSTIÇA CORRUPTA, VENDIDA.
PROCURADOR SÍMBOLO: LIVROS (TEORIA) REPRESENTA, COMO ASSISTENTE DO JUIZ, OS ENTRAVES DA BUROCRACIA ADMIRA-SE DE VER O JUIZ CONDENADO.
O ENFORCADO SÍMBOLO: CORDA NO PESCOÇO FOI ENGANADO POR GARCIA MONIZ, TESOUREIRO DA CASA DA MOEDA, QUE LHE DISSERA QUE SERIA HONROSO MORRER POR FURTOS. REPRESENTA O LADRÃO IDIOTA, QUE ROUBA SEM VANTAGENS, SERVINDO A INTERESSES ALHEIOS. SUA LINGUAGEM É SIMPLES, COLABORANDO PARA REPRESENTÁ-LO COMO UM COITADO
CAVALEIROS DAS CRUZADAS MORRERAM POR CRISTO NA TERRA SANTA; IGNORAM O DIABO, INDO DIRETAMENTE À BARCA DO ANJO, QUE OS RECEBE COMO HERÓIS; CANTAM HINOS DE GLÓRIA; CARREGAM A MORAL DA PEÇA: PREOCUPAÇÃO COM O ALÉM E DESPREZO PELA VIDA TERRENA E SEUS PECADOS.
HINO DOS CAVALEIROS: MENSAGEM MORALIZANTE À BARCA, À BARCA SEGURA! GUARDAR DA BARCA PERDIDA! À BARCA, À BARCA DA VIDA! SENHORES, QUE TRABALHAIS PELA VIDA TRANSITÓRIA, MEMÓRIA, POR DEUS, MEMÓRIA DESTE TEMEROSO CAIS! À BARCA, À BARCA, MORTAIS! PORÉM, NA VIDA PERDIDA SE PERDE A BARCA DA VIDA. VIGIAI-VOS, PECADORES, QUE DEPOIS DA SEPULTURA NESTE RIO ESTÁ A VENTURA DE PRAZERES OU DOLORES! À BARCA, À BARCA, SENHORES, BARCA MUI NOBRECIDA, À BARCA, À BARCA DA VIDA!
REFERÊNCIA AOS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE (SÃO JOÃO)
MANIQUEÍSMO MEDIEVAL: BEM X MAL
O PARVO MORREU DE “CAGA-MERDEIRA” (CAGANEIRA)
O FRADE, TRAZENDO FLORENÇA, TENTA ENGANAR O IRÔNICO DEMÔNIO
CORREGEDOR E PROCURADOR BUSCAM ARGUMENTOS JURÍDICOS PARA CONVENCER O ANJO, EMBALDE.
O ENFORCADO PERCEBE TARDE DEMAIS QUE FORA ENGANADO POR GARCIA MONIZ
O FIDALGO, ARROGANTE, É MANDADO PARA A BARCA DO INFERNO.
“AO INFERNO TODAVIA / INFERNO HÁ Í PERA MI?! / Ó TRISTE! ENQUANTO VIVI NÃO CUIDEI QUE O Í HAVIA. / TIVE QUE ERA FANTASIA / FOLGAVA SER ADORADO;/ CONFIEI EM MEU ESTADO / E NÃO VI QUE ME PERDIA. / _VENHA ESSA PRANCHA! VEREMOS / ESSA BARCA DE TRISTURA”
O DIABO ARREBATA AS ALMAS PARA O INFERNO
AO FINAL, AS PERSONAGENS RECONHECEM SUAS FALTAS. OH! TRISTE, QUEM ME CEGOU? (ONZENEIRO)
“POIS, DIABOS, QUE AGUARDAIS? / VAMOS, VENHA A PRANCHA LOGO / E LEVAI-ME ÀQUELE FOGO! / PARA QUE É AGUARDAR MAIS?” (SAPATEIRO)