Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação Funções Matemáticas
Advertisements

Soluções Iterativas com Laços
Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Capítulo 2 Tipos de Dados.
Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
Walfredo Cirne walfredo.dsc.ufpb.br
Linguagem de Programação II
Membros estáticos.
4. Operadores e Aritmética. Introdução à Programação Prolog2 Operadores Na matemática costuma-se escrever expressões como 2*a + b*c onde + e * são operadores.
7 - Funções pré-definidas
Métodos Programação II 1 Métodos de Programação II (Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações) 1º Ano, 2º Semestre Elementos de Classe, class wrappers.
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Estrutura de Dados em Java
Linguagem técnica de programação I Java i
Análise e Modelagem de Processos
CRIANDO OBJETOS EM JAVA
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Tratadores de Excessões A exceção é uma indicação de que um erro ou problema aconteceu durante a execução de uma aplicação.
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Conceitos básicos de orientação a objetos
P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Linguagem técnica de programação I Java
Prof. Reginaldo Ré Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão COINT - Coordenação.
Lógica de Programação/ Algoritmos Engenharia Produção 2014
Prof. Mateus Raeder Professor.unisinos.br/mraeder
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação
Programação I Laboratório I
Módulo I Capítulo 6: Matrizes
Professora: Lucélia Alves de Oliveira
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669). Verificação Dinâmica de Tipos Métodos de superclasses e subclasses: Uso de métodos de subclasses quando se é.
Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira.
Programação I Aula 3 (Entrada de Dados) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 11/3/2009.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Construtor é bloco declarado que é chamado no momento em que o Objeto é criado (instanciado). Todas as classes.
Funções Matemáticas e de String
Aula Prática 3 Monitoria IP/CC (~if669). Relembrando Padronização Comentários Identação Significado em nomes de variáveis Depuração de Erros.
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.  Existe para poder servir de molde para outras classes.  Deve ser declarada tal usando-se a palavra chave.
Linguagem de Programação JAVA
Implementação Orientada a Objetos – Aula 06 Conversão de tipos e métodos estáticos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Introdução à Linguagem JavaScript
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Exercício de fixação Crie uma classe para refletir os dados de um CD. A classe deve guardar as seguintes informações: Nome do CD Cantor ou conjunto Gravadora.
Programação I Aula 4 (Expressões Booleanas e Expressões de Seleção) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 17/3/2009.
Comando de Seleção switch
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
POO II JEAN CARLO MENDES
MAKE: UM FRAMEWORK PARA GERAÇÃO DE DADOS PARA TESTES UNITÁRIOS EM JAVA Guilherme Braga Viana BahiaAluno: Orientador:Prof. Joaquim Pedro C. de Oliveira,
Computação Eletrônica Variáveis Reais e Booleanas.
Copyright 1998, Departamento de Informática da UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Variáveis e métodos estáticos, Passagem de.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Aulas Introdutórias O processo de medida;
SÉRIES DE PARCELAS IGUAIS/PAGAMENTOS UNIFORMES
SÉRIES DE PARCELAS IGUAIS/PAGAMENTOS UNIFORMES
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Herança Possibilita a uma classe usar campos ou métodos definidos em outra classe. Assim a classe pai possui.
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Aula Prática 3 Exercícios Funções Monitoria
MATEMÁTICA BÁSICA - (9º ANOS – COLÉGIO MOTIVA)
Strings e Arrays Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de Informática,
Logaritmos Fabio Licht.
Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 2 Prof. Gustavo Wagner Slides Originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de.
Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Big Integer. Introdução  Por que usar?  Computar o valor de 25!  28! é divisível por 8736?  Trabalhar com string.  Não tem limite.
Transcrição da apresentação:

Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Classe Math Java possui constantes pré-definidas e métodos para executar diferentes operações matemáticas, como, por exemplo, funções trigonométricas e logarítmicas. Como estes métodos são todos static, podemos utilizá-los sem a necessidade de construir um objeto da classe Math.

Alguns métodos abs(double a) random() max(double a, double b) min(double a, double b) pow(double a, double b) round(double a) sqrt(double a)

Exemplos

Erros de Cálculo

Nem todos os cálculos são precisos quando se tratam de números decimais. Arredondamentos constantes podem prejudicar o programa, que vai acumulando erros.

BigInteger e BigDecimal Números com precisões ilimitadas. O BigDecimal é uma excelente opção para se tratar com cálculos financeiros.

As operações com o BigDecimal Use métodos como add, subtract, multiply, pow, etc Você pode encadear métodos, por exemplo: new BigDecimal("123.4").add(new BigDecimal("5.6").subtract(new BigDecimal("7.8")))

Equals considera a escala, para comparação numérica use apenas compareTo new java.math.BigDecimal("2.0").equals(new java.math.BigDecimal("2.00")) new java.math.BigDecimal("2.0").compareTo(ne w java.math.BigDecimal("2.00")) O método setScale arredonda o valor para a quantidade de decimais desejada.

Arredondamentos HALF_EVEN tende a distribuir de modo uniforme perdas e ganhos ao longo de várias operações HALF_UP tem mais ganhos do que perdas, então o banco pagaria mais do que recebeu

Exemplo

Exercícios 1 – Faça um programa que solicite um número ao usuário e ele compara com um número aleatório. (Use o JoptionPane) Obs. O programa deve perguntar ao usuário se ele quer sair sempre depois de uma resposta. 2 – Altere a classe a classe Professor onde calcula o salário bruto e líquido para que possa usar o Bigdecimal ao invés do double.