A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira."— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira

2 Mateus Raeder – março de 2010 IDE  Ambiente Integrado para o Desenvolvimento de software  BlueJ  Download em: http://bluej.org  Para usar o BlueJ é preciso instalar também o Java SE Development Kit (JDK) que pode ser baixado de http://java.sun.com/javase/6/ Integrated Development Environment

3 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Tela inicial do BlueJ

4 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ  Para criar um novo projeto, vá em Project – New Project Obs.: todos os arquivos criados pelo BlueJ são armazenados em uma pasta que tem o mesmo nome do projeto. Logo, escolha adequadamente e lembre-se do local em que criou seu projeto  A finalidade desta parte da aula é a ambientalização com o ambiente de desenvolvimento BlueJ (que será utilizado durante toda a cadeira) e um primeiro contato com a linguagem de programação Java.  A partir de agora, siga as instruções deste documento e tire suas dúvidas com o professor

5 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Crie um projeto chamado PrimeiroProjeto Ao criar seu projeto, esta tela aparecerá. Crie agora uma nova classe (botão New Class...)

6 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ - A tela ao lado permite a definição do nome da nova classe que está sendo criada. - Crie, então, a classe chamada HelloWorld. Deixe a opção class marcada e clique em OK. - Um retângulo amarelo chamado HelloWorld aparece na tela. Esta é a sua classe. Dê um duplo clique para abrí-la para edição.

7 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ - Você verá que existem linhas de código na sua classe. Estas linhas de código são geradas automaticamente pelo BlueJ quando da criação de novas classes. - Apague todas estas linhas e cole o código abaixo: public class HelloWorld { public static void main(String[] args) { System.out.println("Hello, World!"); }

8 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Exercício 1 - Agora compile este primeiro programa. Para isto, clique no botão Compile que aparece na parte superior da tela de edição do código da sua classe. Pelo Windows Explorer, entre no diretório criado pelo BlueJ e responda: a)quais são os diretório e arquivos criados? b)existem arquivos com extensão “.java”? Se existem, quais são e qual o seu conteúdo?

9 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Exercício 2 No BlueJ, clique com o botão direito do mouse sobre a classe HelloWord e escolha a opção void main (String[] args) a) o que aconteceu? b) edite o código e troque a frase entre aspas Hello, World! Por outra qualquer (não tire as aspas). Responda: o que aconteceu? Para que você acha que serve o comando System.out.println?

10 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Exercício 3 Crie agora a classe Dado. Substitua o código criado pelo código abaixo: public class Dado { private int lados; public Dado(int nlados) { ladoss = nlados; } public int jogaDado() { return (int)(Math.random ( ) * lados + 11); }

11 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Exercício 3 (continuação) Aperte, então, no botão Compile. a) O que aconteceu? b) Que tipo de erro é este (compilação ou lógica)?

12 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Corrija a classe, alterando a linha de código que apontava erro. Exercício 4 public class Dado { private int lados; public Dado(int nlados) { lados = nlados; } public int jogaDado() { return (int)(Math.random ( ) * lados + 11); }

13 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Compile a classe. Agora você vai criar uma instância da classe dado, ou seja, um objeto da classe Dado. Para isto, clique com o botão direito na classe Dado, e escolha new Dado(int nlados). Indique a quantidade de lados 6. Um objeto “dado1” (se não for alterado o nome) deve aparecer em uma caixa vermelha. Clique com o botão direito sobre ele e jogue o dado. Jogue várias vezes. a) Que valores estão aparecendo? b) Que tipo de erro é este (compilação ou lógica)? Exercício 4 (continuação)

14 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Corrija a classe, substituindo a linha de código pela sugerida abaixo. Exercício 5 public class Dado { private int lados; public Dado(int nlados) { lados = nlados; } public int jogaDado() { return (int)(Math.random ( ) * lados + 1); }

15 Mateus Raeder – março de 2010 BlueJ Cria um objeto da classe Dado com 6 lados e jogue algumas. a) Os valores estão corretos? b) Existiram erros de compilação ou lógica agora? Exercício 5 (continuação)


Carregar ppt "Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google