COLÉGIO MARISTA DE PATOS DE MINAS CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
O Homem como agente de mudanças ambientais
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
Protocolo de Quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
O INÍCIO DA REVOLUÇÃO AMBIENTAL/ ESTOCOLMO- 72 : A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Nesse primeiro encontro nasceram as primeiras polêmicas acerca desse complexo.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
As questões ambientais
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Camada de ar que envolve a Terra
POLUIÇÃO DO AR.
O Que é Meio Ambiente??.
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
PROTOCOLO DE KYOTO E AGENDA 21
AQUECIMENTO GLOBAL.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Palestrante: José Eustáquio Viola
HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO
Programa UFBA Ecológica
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
Conferência de Joanesburgo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
Política e Meio Ambiente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA DESTRÓI MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS POR ANO.
Ainda ontem, o mundo não pensava como hoje! Cleiton Stigger Perleberg.
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
E.M.E.F Ilza Molina Martins
Ecologia e relações internacionais
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Natureza e Tecnologia.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
Globalização e Meio Ambiente
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
O Efeito Estufa.
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO MARISTA DE PATOS DE MINAS CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011 Alessandra Dias da Costa

O PLANETA TERRA SEMPRE TEVE AS CARACTERÍSTICAS ATUAIS?

HISTÓRIA DO PLANETA TERRA

PLANETA TERRA Atmosfera É a camada de gases que envolve o planeta. Hidrosfera É o conjunto de água do planeta. Litosfera Camada de rocha sólida e solo.

Será que a atmosfera da Terra exerce alguma influência na temperatura média do Planeta?

O efeito estufa é um processo positivo ou negativo para o Planeta Terra?

EFEITO ESTUFA

Quais são as consequências do aquecimento global para o planeta?

Efeito estufa Aquecimento global Processo natural, sem o qual a temperatura na superfície da Terra seria “descontrolada”. É uma mudança climática que provoca a elevação da temperatura média do planeta Terra.

Derretimento das geleiras. Consequências do aquecimento global para o planeta. Aumento da temperatura da superfície do planeta até em cerca de 2,4º C até 2050. Elevação do nível dos mares. Mudança dos padrões climáticos desencadeando maior número de tempestades, furacões, enchentes e secas mais amplas e prolongadas. Derretimento das geleiras.

AQUECIMENTO GLOBAL

AS ATIVIDADES DO HOMEM QUE MUDARAM O PLANETA Uso abusivo da água

b) Crescente emissão de gases poluentes CO2: efeito estufa SO2 e NO2: chuva ácida N2O: camada de ozônio CH4: efeito estufa

c) Desmatamento da Floresta Amazônica Extrativismo Garimpo Usinas hidrelétricas Caça predatória Agropecuária

d) Expansão do Agronegócio Desmatamento e queimadas Consumo de água Poluição Redução da biodiversidade Crise dos alimentos

Sustentabilidade O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brutland (1987) ), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Sustentabilidade

Conferências Sobre Meio Ambiente Somente após a II Guerra Mundial (a partir da década de 60) os problemas de ordem ambiental passaram a ser encarados como extremamente graves. Os avanços tecnológicos como a construção de satélites e o desenvolvimento da informática contribuíram para as pesquisas voltadas aos problemas ambientais.

Conferência de Estocolmo Ocorreu na Suécia, em 1972 e contou com a participação de 113 países; Os países defenderam posições distintas sobre a relação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental; A primeira defendia o crescimento a qualquer preço e que seria a solução para pôr fim à miséria em muitos países no mundo.

O Brasil pertencia a esse grupo e chegou a propor que as indústrias altamente poluentes seriam bem-vindas no país. A segunda posição alertava, que mantidas as tendências de crescimento da população mundial, da industrialização, da produção de alimentos, do consumo e da poluição, o planeta atingiria o seu limite em apenas um século; * A única solução seria a paralisação imediata do crescimento econômico (política do crescimento zero)

Essa política foi rejeitada pela maioria dos países, principalmente dos desenvolvidos. Praticamente nada ficou acertado com relação às medidas a serem tomadas para evitar uma catástrofe ambiental. Mesmo sem resoluções, a Conferência de Estocolmo constitui um marco na tomada de consciência de que a preservação ambiental depende da cooperação de todos os países.

Rio 92 e Agenda 21 Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992; Contou com representantes de 176 países e 1400 ONGs. Da Rio-92 resultaram metas e compromissos como a Agenda 21, a Convenção da Biodiversidade, a Convenção do Clima e a Declaração de Princípios sobre Florestas.

Rio +10 Conferência realizada em 2002, em Johannesburgo, na África do Sul. Ficou conhecida como Rio+10, pois aconteceu 10 anos após a Rio-92. Estabeleceu novas metas para a Agenda 21. Estabeleceu a meta de redução, até 2015, em pelo menos 50% do número de pessoas sem acesso ao saneamento básico.

Protocolo de Kyoto Concluído em 11 de dezembro de 1997 em kyoto, no Japão, esse documento impõe a redução das emissões de seis gases causadores de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta: CO2 ( dióxido de carbono ou gás carbônico), CH4 (metano), protóxido de nitrogênio (N2O) e três gases flúor (HFC, PFC e SFS)

Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma se comprometeram a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases. As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Européia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e principalmente a China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.

O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. Diante das metas estabelecidas o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, se desligou em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.

O ano que marcou o início efetivo do Protocolo de Kyoto foi 2005, vigorando a partir do mês de fevereiro. Os EUA, um dos maiores poluidores do mundo, se negou a ratificar o protocolo, alegando que não foram impostas metas de redução aos países em desenvolvimento. Ao invés da diminuição em 7%, os EUA preveem um aumento de 35% em 2012.

World Resources Institute divulgou a lista dos maiores em volumes de emissão de gases causadores do efeito estufa. Confira o ranking: 1º. China: 7.219,2 milhões de toneladas - 19,12% participação mundial 2º. EUA: 6.963,8 - 18,44% 3º. União Européia: 27 5.047,7 - 13,37% 4º. Rússia: 1.960,0 - 5,19%5º 5º. Índia: 1.852,9 - 4,91%6º 6º. Japão: 1.342,7 - 3,56% 7º. Brasil: 1.014,1 - 2,69% 8º. Alemanha: 977,4 - 2,59% 9º. Canadá: 731,6 - 1,94% 10º. Reino Unido: 639,8 - 1,69%

Ao nosso filho morena Ao Nosso Filho Morena Oswaldo Montenegro Se hoje tua mão não tem manga ou goiaba Se a nossa pelada se foi com o dia Te peço desculpas, me abraça meu filho Perdoa essa melancolia Se hoje você não estranha a crueza Dos lagos sem peixe da rua vazia Te olho sem jeito, me abraça meu filho Não sei se eu tentei tanto quanto eu podia Se hoje teus olhos vislumbram com medo Você já não vê e eu juro que havia Te afago o cabelo, me abraça meu filho Perdoa essa minha agonia Se deixo você no absurdo planeta Sem pique-bandeira e pelada vadia Fujo do teu olho, me abraça meu filho

AQUECIMENTO GLOBAL

Referências www.cnbb.org.br/.../5950-aquecimento-global-e-mudancas-climaticas-sao- colocados-em-debate-pela-cf-2011 -acesso em 14/03/2011 http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html- acesso em 14/03/2011 http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/aquecimento-global-video-animacao-adaptacao-501913.shtml- acesso em 14/03/2011 Documentário: An Inconvenient Truth(Uma verdade inconveniente de Al Gore-2006 ENCI- Ensino de Ciências por investigação/UFMG-vol II