CONSTRUINDO JUNTOS O CAMINHO DO NOSSO REGIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Vivencial do GED Niteroi
Advertisements

Tema: Fraternidade e Saúde Pública
As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Do Encontro com CRISTO ao
PRÉ-CURSILHO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
Assembleia Regional 2011 LEMA: “Que todos juntos nos encontremos na mesma fé “(Ef. 4, 13) TEMA: “Peregrinando rumo ao Jubileu – Ano do Agir”
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
TEMPO DECISIVO CARISMA REALIZA RAZÃO DO MCC
Desafios e perspectivas
DNJ – Dia Nacional da Juventude
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Tempo de acreditar e sonhar...
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Escola Vivencial do GED
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
PAUTAS PARA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014 AGIR MCC DO BRASIL – AR 2014.
"A ALEGRIA DO EVANGELHO ENCHE O CORAÇÃO E A VIDA INTEIRA DAQUELES QUE SE ENCONTRAM COM JESUS. “ EG Nr 1 1.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
Orientação Especial Março/2011.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
Assembleia Diocesana do GED Niterói
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE NITERÓI  Assembleias são exigência estatutária  Oportunidade de troca de ideias  Revisão da caminhada  Instância.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
Convidando e Recebendo Participantes.
MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EQUIPE CENTRAL ESTADUAL MARINGÁ - PR 84º CONSELHO ESTADUAL MARINGÁ 10 E 11 NOVEMBRO DE 2007.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
PEQUENAS COMUNIDADES DE FÉ
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015
CATEQUESE CAMINHO PARA O DISCIPULADO
COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR 33º ASSEMBLEIA DO MCC REGIONAL NORDESTE 2 Campina Grande - Paraíba.
OBJETIVO: OBJETIVO: Avaliar a participação efetiva dos jovens cursilhistas na caminhada do GER NE 2; IMPORTÂNCIA: IMPORTÂNCIA: Reativação Encontro Regional.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
VER.
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
Transcrição da apresentação:

CONSTRUINDO JUNTOS O CAMINHO DO NOSSO REGIONAL AGIR CONSTRUINDO JUNTOS O CAMINHO DO NOSSO REGIONAL

THE SKILLED HELPER MODEL (G. EGAN 2002)

PROJETO: TRÍDUO PARA JUBILEU DE OURO DO MCC DO BRASIL Relembrando que em nossas ARs, desde 2009 o fio condutor de nossos trabalhos é o quadro do Projeto do Tríduo

PROJETO: TRÍDUO PARA JUBILEU DE OURO DO MCC DO BRASIL MANEIRA EXPERIENCIA PESSOAL DE FÉ VIVÊNCIA COMUNITÁRIA FORMAÇÃO BÍBLICO-TEOLÓGICA COMPROMISSO MISSIONÁRIO 2009 VER PESQUISA ORIENTADA Encontro pessoal com Cristo Convivência fraterna Conteúdos de fé O missionário do MCC Compromisso com MCC Participação no MCC Itinerário e critérios de formação do discípulo Os recursos do MCC para a missão Seguimento de Jesus Pequenas comunidades Atuação do discípulo missionário Dificuldades para a missão Lugares de encontro com Cristo Lugares de comunhão Lugares de formação Ambientes de missão 2010 JULGAR SUBSÍDIO DA ASSEMBLÉIA NACIONAL Maria modelo de discípulo missionário Primeiras comunidades (At 2) Aprofundamento da Palavra/ Doc. Igreja Método missionário do MCC São Paulo peregrino da fé Estatuto do MCC Método do MCC GEN, GER e GED A mística dos santos da Igreja Documentos da Igreja e do MCC Carisma e espiritualidade do MCC DA n-246-275 DA n-164-183 e doc. MCC Escola vivencial de fé e vida Conhecimento do ambiente decisório 2011 AGIR ELABORAÇÃO DE UM PLANO EVANGELIZADOR PARTICIPATIVO Proporcionar o seguimento a Cristo Tornar a pequena comunidade centro de irradiação da vida em Cristo, capaz de Evangelizar os Ambientes Formação integral do cursilhista Atuação individual ou da pequena comunidade, à Luz do Evangelho, nos Ambientes que necessitam de transformação 2012 AVALIAR 1º CONGRESSO DO MCC DO BRASIL Compromisso no seguimento a Jesus Cristo Convivência fraterna no MCC A participação nas Escolas vivenciais de fé e vida A atuação individual e da pequena comunidade nos Ambientes CELEBRAR 50 ANOS DE MCC NO BRASIL O ardor do discípulo missionário cursilhista A transformação dos Ambientes

VER - 2009 (O QUE ESTÁ ACONTECENDO?) FASE 1 – CENÁRIO ATUAL VER - 2009 (O QUE ESTÁ ACONTECENDO?)

EM 2009 LEVANTAMOS A NOSSA HISTÓRIA, O QUE ESTAVA ACONTECENDO EM NOSSO REGIONAL Falamos de muitas coisas, levantamos problemas e oportunidades e chegamos a algumas definições do que REALMENTE estava acontecendo. E no final de nossa AR2009 foi colocado em ata o que realmente é importante para nosso regional

2009 – ano do VER - relembrando Nos próximos slides veremos o que realmente VIMOS de mais importante em nosso regional:

Inserir o que o regional levantou dos quatro eixos como sendo o VER em 2009

FASE 2 – CENÁRIO PREFERIDO JULGAR - 2010 (O QUE EU PRECISO OU QUERO?)

EM 2010 LEVANTAMOS AS POSSIBILIDADES, O QUE O NOSSO REGIONAL DEVERIA SER. O QUE, DIANTE DO CARISMA DO MCC GOSTARIAMOS DE TER NO LUGAR DO QUE VIMOS EM 2009 QUAL FOI EXATAMENTE NOSSA META EM 2010? DIANTE DOS QUATRO EIXOS QUAIS OS PONTOS QUE LEVANTAMOS COMO SENDO METAS DE TRABALHO? E A PERGUNTA FICA NO AR PARA FAZERMOS NOVAMENTE DEPOIS .... SERÁ QUE REALMENTE NOS COMPROMETEMOS COM NOSSAS METAS EM 2010?

2010 – ano do JULGAR - relembrando Nos próximos slides veremos o que realmente JULGAMOS ser o ideal em nosso regional:

Inserir o que o regional levantou dos quatro eixos como sendo o JULGAR em 2010

E RETORNAMOS A PERGUNTA ... VOCÊS ESTÃO COMPROMETIDOS? O QUANTO ESTE REGIONAL QUER MUDAR? O QUANTO VOCES QUEREM SE ADEQUAR AO CARISMO DO MCC? VOCES ESTÃO DISPOSTOS A SAIR DA “ZONA DE CONFORTO”, DEIXAR OS PENSAMENTOS DE “NÃO ADIANTA, NADA MUDA AQUI!” OU “ISSO JÁ TENTAMOS EM 1900 E NÃO FUNCIONOU!” ... OU PREFERIMOS FICAR NOS LAMENTANDO, APONTANDO DEFEITOS E “SEGUROS” EM NOSSA ZONA DE CONFORTO?

2011 – ANO DO AGIR

AGIR - 2011 (COMO CONSIGO O QUE QUERO OU PRECISO?) FASE 3 – O CAMINHO AGIR - 2011 (COMO CONSIGO O QUE QUERO OU PRECISO?)

HOJE VAMOS TRABALHAR ESTES 3 BLOQUINHOS:

EM CADA UM DOS EIXOS ABAIXO VAMOS PASSAR ESTE CAMINHO: 1 – Quantas formas existem de fazer isso? 2 – o que vai funcionar melhor para o nosso regional 3 – Qual o próximo passo para colocar o que definimos em prática?

Qual a proposta para o ano do AGIR? Para termos um Plano de Evangelização participativo para nosso regional, este Plano tem que ser CONSTRUIDO com a participação de TODOS ! Este ano não há nada PRONTO vindo do GEN ... Quem vai CONSTRUIR o ano de 2011 e conseqüentemente os anos seguintes são VOCES ... Em conjunto, em comunidade (em comum – unidade)

Como? Exemplo: Usando duas ferramentas já apresentadas: - Quadro do Projeto do Triduo Ferramenta com as 3 perguntas do ano do agir: 1 – Quantas formas existem de fazer isso? 2 – o que vai funcionar melhor para o nosso regional 3 – Qual o próximo passo para colocar o que definimos em prática? Exemplo:

Em um GER qualquer .... Que chamaremos de “GERvizinho” Eixo 1 – Formação Biblico-Teológica 2009 – VER: 1 – o que esta acontecendo? – Resp: em nosso regional os GEDs não tem escola de formação ou elas são defasadas, com poucas pessoas, etc 2 – O que realmente esta acontecendo? – Resp: Não sabemos como tornar as escolas mais atraentes. 3 – O que realmente é mais importante? Resp: Reestruturamos as escolas de formação do nosso regional (esta foi a proposta que está na ata de 2009 do nosso “GERvizinho” para eixo1) 2010 – JULGAR: 1 – Idealmente o que eu gostaria de ter no lugar? – Resp: Uma boa escola de formação, que realmente atendesse ao carisma e objetivo do MCC 2 – Qual é exatamente a minha meta? – Resp: Reestruturar as escolas de formação e padronizá-las no meu regional, sempre respeitando as características do GED. (esta foi a proposta que está na ata de 2010 do nosso “GERvizinho” para eixo1) 3 – Você está comprometido? Resp: Estamos 100% comprometidos

1 – Estratégias Possiveis

“GERvizinho” na AR 2011 – nos grupos de trabalho divididos por REGIONAL Eixo 1 – Formação Biblico-Teológica 2011– AGIR: 1 – Quantas formas existem para fazer isso? – Resp: 1.1 – comprarmos material do GEN para Escolas de formação 1.2 – fazermos um curso de formação dos coordenadores de escola do nosso regional 1.3 – fazermos um material (baseado no material do GEN) que seja caracteristico de nossa regiao (com fotos, desenhos, etc) e todos os nossos Geds trabalharao com material 1.4 – fazermos alguns videos para serem estudados nas escolas de formação 1.5 – Montarmos uma equipe do regional responsavel por montar um material para as escolas de formação 1.6 – fazermos uma parceria com uma faculdade de teologia (o importante aqui é não racionalizar, é sonhar, é surtar, é colocar as idéias – por mais estranhas e absurdas – no papel .... É o que chamamos de BrainStorm ou Chuva de Pensamentos ou Trovoada de Pensamentos) Será que conseguimos sair de nosso “quadradinho” e sonharmos????

2 – A Melhor Estratégia

“GERvizinho” na AR 2011 – nos grupos de trabalho divididos por REGIONAL Eixo 1 – Formação Biblico-Teológica 2011– AGIR: 2 – O que vai funcionar melhor para nós? – Resp: 1.1 – comprarmos material do GEN para Escolas de formação 1.4 – fazermos alguns videos para serem estudados nas escolas de formação 1.5 – Montarmos uma equipe do regional responsável por montar um material para as escolas de formação (Agora vamos analisar e julgar as idéias e pensarmos – tendo em vista TODOS os nossos GEDs – o que vai funcionar melhor para o nosso GER) Será que conseguimos eliminar os pensamentos de “isso não vai dar certo!” ou “isso eu já tentei em 1500” ou “nosso GED é o máximo e não precisamos melhorá-lo” ou “o nosso GED tem 2.000 pessoas na escola de formação e o que fazemos deve ser um modelo para todos” ???? Todos estes pensamentos não permitem que ouçamos novas idéias, acolhamos novas oportunidades ... Por melhor que o seu GED seja, sempre podemos e devemos melhorar e atualizar nosso Plano de Evangelização.

3 – O Plano

“GERvizinho” na AR 2011 – nos grupos de trabalho divididos por REGIONAL Eixo 1 – Formação Biblico-Teológica 2011– AGIR: 3 – Qual o próximo passo? – Resp: 1.1 – comprarmos material do GEN para Escolas de formação Vamos ligar no GEN e adquirir um material para cada GED – Responsável: Sr. Zé da Silva – Data: até final deste mês 1.4 – fazermos alguns vídeos para serem estudados nas escolas de formação Vamos deixar para o segundo semestre – responsável: Dona Joaninha – Data: até Novembro de 2011 1.5 – Montarmos uma equipe do regional responsável por montar um material para as escolas de formação - Vamos recolher ainda nesta assembléia o nome e contato dos responsáveis e agendar uma reunião – dia todo – para formação – responsável: Marquinho – Data: ainda hoje E esta será a nossa ata e nosso Plano de Evangelização não só para 2011, mas para os próximos anos...