A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015"— Transcrição da apresentação:

1 ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015
TEMA: A ESCOLA VIVENCIAL Fonte/Livro – Escola Vivencial – Um Caminho de Formação III Parte

2 ESCOLA VIVENCIAL “MEU POVO SE PERDE POR FALTA DE CONHECIMENTO” (A. T. – Oséias 4,6) “TUDO O QUE SEI É QUE NADA SEI”. (Sócrates) “UM PREGADOR QUE NÃO SE PREPARA NÃO É ESPIRITUAL: É DESONESTO,É IRRESPONSÁVEL QUANTO AOS DONS QUE RECEBEU”. (Papa Francisco) (EG 145)

3 ESCOLA VIVENCIAL “O CAMINHO METODOLÓGICO DA ESCOLA”
O método próprio do MCC tem uma dinâmica que caracteriza seus 3 tempos: PRÉ, CURSILHO, PÓS. Sem perder a unicidade , garante a realização de seus objetivos Ao executar este método a ESCOLA permeia cada tempo, traçando entre eles um caminho, sinal de comunhão e fidelidade ao método.

4 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO
“Fui encontrado por aqueles que não me procuravam, manifestei-me àqueles que não perguntavam por mim”. (Rm 10,20) Ponto central do Pré Cursilho: Buscar os batizados afastados da igreja, longe de sua missão batismal, percorrendo os desvios do verdadeiro caminho... A Escola fortalece a Esperança, renova os ânimos e encoraja os discípulos na missão de ir em busca dos irmãos e irmãs que estão à margem do caminho.

5 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO
Freqüentando a Escola perdemos o medo: de anunciar; de arriscar. Ex: apóstolos. . Paulo VI afirma: “O ser humano contemporânea escuta mais as testemunhas do que os mestres, e se escuta os mestres é porque são testemunhas”.

6 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO
Daqueles que freqüentam a ESCOLA se espera o testemunho convincente da fé encarnada na vida, da alegria sempre presente, apesar das dificuldades do dia a dia, mas superadas na certeza de que quando DEUS nos pede mais é porque está nos oferecendo muito mais. “NÃO TENHAM MEDO DE CRISTO! ELE NÃO TIRA NADA E DA TUDO”. (DA, 352)

7 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PRÉ CURSILHO
-aponta caminhos; -Faz olhar p/ ver os ambientes que nos rodeiam; -Tem nas mãos como pano de fundo: Plano de Pastoral Diocesano, Documentos Eclesiais, Prioridades e Conclusões das Assembléias do MCC; Documentos doutrinários e metodológicos do MCC, etc., que dão sustentação,ao agir a partir de Cristo em busca...

8 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO CURSILHO
Uma equipe de responsáveis que atuam com grande responsabilidade e competência conta com a graça de DEUS e com a Formação recebida na Escola. Cada um transmite a fé que vive. È a Escola responsável pela disciplina, humildade e zelo demonstrados pela equipe, seja ela do corredor ou cozinha. A virtude de cativar os corações daqueles que fazem a sua 1ª experiência de cursilho são competências gotejadas na vida de cada responsável, colhidas na convivência, no estudo, na oração e na ação partilhados na Escola.

9 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO CURSILHO
O responsável que persevera na Escola deve estar mais preparado para os embates da vida e os desafios do mundo contemporâneo. Não só mudando seu modo de viver e de relacionar, mas sobretudo: @esforçando p/ transformar as estruturas onde ele mesmo se move, tornando-as mais humanas, justa e fraternas. É esse o seu testemunho. Tem muito a oferecer no cursilho. “ISSO É FRUTO DA FORMAÇÃO RECEBIDA NA ESCOLA”.

10 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PÓS CURSILHO
“POIS VOS É NECESSÁRIA A PERSERERANÇA PARA SE FAZER A VONTADE DE DEUS E ALCANÇAR OS BENS PROMETIDOS”. (Hb 10,36) A Escola é fonte de Perseverança: ajuda as pessoas a conservar-se firme na caminhada cristã, a persistir, prosseguir, continuar, ser constante... O que foi semeado no cursilho precisa ser regado, cuidado no Pós Cursilho p/ crescer e produzir frutos e que permaneçam. “ESTA É A MISSÃO PRIMORDIAL DA ESCOLA VIVENCIAL: promover a conversão integral e progressiva daqueles que se dispuseram a buscar mais.

11 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PÓS CURSILHO
Perseverar até o fim, sem dúvida, não é um projeto do tipo “faça você mesmo” ou “já fiz minha parte, agora é problema seu”. NÃO. Um projeto de perseverança é pautado na certeza que uma longa caminhada está por ser feita. Dom Hélder Câmara dizia: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graças das graças é não desistir nunca”. A Escola Vivencial é fonte de formação p/ uma vida comprometida com o Plano de Deus.

12 O PAPEL DA ESCOLA VIVENCIAL NO PÓS CURSILHO
Dom Damasceno sintetiza bem esse caminho pedagógico: “É importante esse primeiro anuncio de Jesus Cristo p/ despertar a fé( Cursilho), e depois, pela catequese (Escola Vivencial), aprofundar essa adesão a Cristo pela vida sacramental, a Oração, o Estudo e a Vida em comunidade” (Pos Cursilho) Ele Continua: “ Quem acredita sabe que tem de falar em novos lugares, de novos modos, com novos métodos e diante de novas realidades, sem que esse esforço seja sempre apreciado.”

13 “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!”
ESCOLA VIVENCIAL “A formação deve ser integral e permanente, não pode parar. Abrange diversas dimensões, humana, comunitária, espiritual, intelectual, pastoral e missionária”. A responsabilidade pela evangelização nos ambientes, é de todos nós. Sem freqüência na escola, não há chance de retornar nos cursilhos e servir como fui servido. “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!”

14 E AONDE ESTÁ SUA PREFERÊNCIA?
FINALIZANDO: CHEIOS DE COMPROMISSOS E SEM TEMPO, ESTAMOS TODOS. MAS JÁ OUVIMOS DIZER QUE “TER TEMPO É QUESTÃO DE PREFERÊNCIA”. E AONDE ESTÁ SUA PREFERÊNCIA?


Carregar ppt "ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google