Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Foto: Bart Kruijt Ciclo de Nitrogênio em Florestas Secundárias da Amazônia: uma abordagem isotópica Michela Figueira Lab. Ecologia Isotópica – CENA/USP.
Advertisements

2º Seminário de Análise dos Resultados da PNAD
Corbicula fluminea Amêijoa asiática.
UM PATRIMÔNIO À PRESERVAR
Fragmentação do hábitat terrestre
Modulo II: Ecologia de Indivíduos e Populações Ecologia de Comunidades
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
BIOMAS BRASILEIROS.
O transporte aéreo e a liberdade tarifária
Ecologia Geral Limnologia (Ecologia Aquática)
DIVERSIDADE AQUÁTICA NO MÉDIO RIO DOCE (MG):
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
IntroduçãoResultados Metodologia Efeito da fertilização nitrogenada sobre a emissão de NO e N 2 O em solos cultivados com milho na região dos Cerrados.
Tema 03: Teoria da Contabilidade e Efeitos Conceituais
NÍVEIS DE ASSOREAMENTO VERSUS ABUNDÂNCIA DE PEIXES E CAMARÕES EM TRIBUTÁRIOS DO RIO URUCU LOCALIZADOS NA BASE DE OPERAÇÕES DA PETROBRAS “Geólogo Pedro.
Gestão das Informações Ambientais
Avaliação da perda da biodiversidade aquática devido à regularização das vazões do baixo curso do rio São Francisco: Componente Ictiofauna Carlos Bernardo.
Rede EcoVazão Objetivo Geral
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Ilan Goldfajn Aurelio Bicalho Políticas Monetária, Fiscal e Choque Global: Análise Empírica da Dinâmica da Produção Industrial entre 2008 e 2012.
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
1° LUSAMBE – 20 A 22 DE SETEMBRO DE 2009 – ESTORIL - PORTUGAL
Helena Cachanhuk Soares
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
Monitoramento de longo prazo da biota e das propriedades físico-químicas da água e do sedimento em dois pontos fixos numa praia estuarina da Baía de Paranaguá.
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
Pesquisador Humberto Paulo Euclydes Coordenador Programa HIDROTEC
Álcool Etanol Combustível
Variabilidade de crescimento e idade das árvores da floresta Amazônia Simone Ap. Vieira; Diogo Selhorstb, Plínio B. De Camargoa, Niro Higuchic; Jeff Chambersd.
DIVERSIDADE DE ABELHAS (HYMENOPTERA, APINA) EM FRAGMENTOS DE MATA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL EM UBERLÂNDIA-MG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Isabel Farias.
PROBLEMA 4 Com base em seus conhecimentos e na literatura, analise a proposta da cota de pesca para a espécie de budião considerando se os impactos sobre.
Translocação de uma espécies de roedor XXX da área a ser suprimida por um empreendimento para uma outra área Área do Empreendimento Área do Fragmento FFF.
Genética, conservação e manejo da fauna aquática da várzea Amazônica
Translocação de fauna Grupo 2 Agosto Documento base Implementação de um empreendimento que prevê a supressão de uma grande área de vegetação nativa.
Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades
A Polêmica usina de Belo Monte
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou: um decréscimo significativo.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. David G. McGrath Coordenador.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
Equipe: Eratóstenes Lima Michelle Borba Priscila Oliveira Vitor Sales
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações – Preservar as diferentes.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou: um decréscimo significativo.
Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.
OLIFIERS, N.; GENTILE, R. and FISZON, J.T.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Problema 6.
Problema 02 Grupo 02. Com base na literatura, avalie se as evidências apresentadas levaram em consideração corretamente a dinâmica espacial e temporal.
A Fauna da Mata Atlântica
Estratégias para a Amazônia
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Geologia, problemas e materiais
Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos 
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
AHE Santo Antônio e AHE Jirau ICTIOFAUNA E PESCA.
Principais Rios de Portugal Main Rivers of Portugal
CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO HÍDRICO DOS ALUVIÕES DO RIO COBRA/PARELHAS-RN E A GESTÃO DO USO DA ÁGUA PELAS COMUNIDADES INTRODUÇÃO A escassez hídrica nas.
Rafael Antunes Dias Dep. Ecologia, Zoologia e Genética – UFPel Workshop “Ecologia, Conservação e Manejo de Habitat para Aves Limícolas no PARNA da Lagoa.
Transcrição da apresentação:

Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades GRUPO 1

PROBLEMA 4 Com base em seus conhecimentos e na literatura, analise as conclusões do estudo de impacto apresentado considerando se os impactos sobre as populações da espécie foram bem dimensionados e se as conclusões estão bem fundamentadas.

Caracterização do estudo Uma empresa PP, em conjunto com o órgão estadual de Energia EE apresentou uma proposta de barramentos em todos os principais tributários de um rio de grande porte RR na Amazônia, porém não no principal; Foram feitos diversos estudos sobre a biota aquática dos tributários a serem barrados; Os estudos foram concentrados na espécie de peixe Brachyplatystoma rousseauxii - dourada, importante economicamente para populações locais e empresas pesqueiras nacionais e internacionais

Conclusão Argumento Evidência O barramento tem pouco impacto sobre as populações e sobre a indústria pesqueira. O peixe não utiliza ou utiliza pouco os tributários. Baixa abundância da espécie nos tributários nas duas épocas amostrais. Não haverá impacto imediato ou futuro dos barramentos de tributarios sobre as populações da Bacia do Rio RR. O estoque de peixes não seria afetado devido a manutenção de adultos reprodutivos. Estudo prévio no Rio R2 não apresentou diferenças significativas entre as abundâncias de adultos entre o ano anterior e posterior ao barramento. Diferenças detectadas entre as populações de peixes jovens entre o ano anterior e posterior ao barramento.

Metodologia Crítica Malha amostral Coletas nos 25 pontos onde serão instalados o barramento. Não fundamentou a metodologia para determinar a quantidade e distribuição dos pontos amostrais. Coletas apenas nos locais de barramento (1 Km de distância) nos rios tributários. 5 pontos amostrados no rio principal. Periodicidade Realizada durante 10 dias (5 em período seco e 5 chuvoso). No meio da época seca (junho) e no inicio da época chuvosa (novembro). Não amostrou na época em que os rios estariam cheios. A amostragem foi feita em um ano somente.

CICLO DE VIDA São indivíduos com ciclo de vida complexo, transitando entre diferentes ambientes (estuário e rio); Adultos desovam nas cabeceiras dos tributários; As larvas e juvenis, ajudadas pelas correntes, descendem por milhares de quilômetros até a área de desenvolvimento, próximo ao estuário do Amazonas, onde permanece por aproximadamente três anos, seguem para a calha do rio, onde se desenvolvem, até migrarem novamente às áreas de desova (Vasquez et al, 2009); Espécies longevas, 12 anos Fêmea, Macho 10 Anos (Vasquez et al, 2009); One particularity of the Amazonian fish community is the exceptional abundance of large predatory species, among which the most widespread are catfishes of the family Pimelodidae (Barthem & Goulding, 1997).

Para Agostinho (2007) os peixes migradores são os mais afetados com o barramento. Podem ter suas populações fragmentadas, suas rotas de migração bloqueadas ou hábitos de vida alterados pelo alagamento e regulação das cheias. Ademais, são inúmeros os trabalhos que demostram o impacto das barragens em peixes (Finer & Jenkins, 2012; Petrere Jr et al., 2004). Tendo em vista o exposto, o fato do documento apresentado ter se resumido a citar somente um estudo (Simulado et al. 20XX) representa um erro na fundamentação e discussão dos resultados. A recent molecular analysis added to the existing complexity by suggesting that B. rousseauxii may be returning to their home tributary to spawn (Batista et al., 2005; Batista & Gomes, 2006), which would imply the existence of several distinct populations along their extensive geographical area, with potential differences in genetic and life-history characteristics (Vasquez et al. 2009). "No entanto não foi observada uma redução da variabilidade genética no sentido leste oeste que possa ser associado a um comportamento de homing, como foi sugerido por Batista e Gomez (2006) para B. rousseauxii.” OLIVEIRA, C.; BATISTA, J.S.; FORMIGA, K.M.; GOMES, J.A.A. Caracterização genética de populações de grandes bagres migradores e Characiformes do rio Madeira, na região da Cachoeira de Teotônio. Fundação Instituto de Biociências. Botucatu, SP. 2011.   

O consumo per capita de pescado nas cidades de Manaus e Itacoatiara foi estimado entre 100 e 200 g/dia (Shrimpton & Giugliano 1979; Smith 1979; Amoroso 1981) e quase 400 gldia são consumidos pelos ribeirinhos nos lagos de várzea do Médio Amazonas (Cerdeira, comunicação pessoal, Projeto IARA, Santarém). A espécie Brachyplatystoma rousseauxii, vulgarmente conhecida como dourada, constitui um dos recursos pesqueiros mais importantes no baixo Amazonas. É considerada um dos itens mais importantes de exportação, contribuindo significativamente para a economia local (RUFFINO & ISAAC, 2000, PETRERE et al., 2004; RUFFINO, 2005). Brachyplatystoma rousseauxii, B. vallantii and B. filamentosum are among the most important species in the fisheries of the Amazon River basin, but recent evidence points towardsdecreasing catches and probable overexploitation (Barthem & Petrere, 1995; Alonso, 2002; Petrere et al., 2004; Batista et al., 2005; Garcia et al., 2009). Indeed, 18 600 t of B. rousseauxii are caught  every year in the main Amazon River channel alone (Parente et al., 2005). Valor comercial da Dourada (B. rousseauxii) no estado do Amazonas no ano de 2007: Preço médio/kg: 5,00. A pesca artesanal foi responsável pela pesca de 1.449 toneladas, equivalendo a R$ 7.245.000,00. ESTATÍSTICA DA PESCA. (2007). Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

São indivíduos com ciclo de vida complexo, transitando entre diferentes ambientes (estuário e rio). Os adultos desovam nas cabeceiras dos tributários, as larvas e juvenis, ajudadas pelas correntes, descendem por milhares de quilômetros até a área de desenvolvimento, próximo ao estuário do Amazonas, onde permanece por aproximadamente três anos, seguem para a calha do rio, onde se desenvolvem, até migrarem novamente às áreas de desova (Vasquez et al, 2009). Espécies longevas, 12 anos Fêmea, Macho 10 Anos (Vasquez et al, 2009). One particularity of the Amazonian fish community is the exceptional abundance of large predatory species, among which the most widespread are catfishes of the family Pimelodidae (Barthem & Goulding, 1997). Barramentos interferem drasticamente no regime hidrológico, transformando ambientes lóticos em grandes lagos e áreas de várzea. Grandes migradores são os mais afetados pelos represamentos por ocuparem ampla área de vida. Tais espécies apresentam alta dependência do regime hidrológico. Barragens causam profundas alterações na composição e estrutura das assembléias de peixes. As espécies mais afetadas são as reofílicas e aquelas que desempenham longas migrações e que precisam de diferentes tipos de hábitats para completar seus ciclos de vida. As populações dessas espécies podem, em certas circunstâncias, entrar em colapso ou mesmo desaparecer (Agostinho, xxx).

Aspectos não considerados nas conclusões apresentadas pelo autor: Homing; Migração da espécie; Ciclo hidrológico; Impacto do barramento sobre a comunidade de peixes; Comportamento alimentar e reprodutivo; Status do estoque pesqueiro da Dourada e das espécies associadas;

Aspectos não considerados nas conclusões apresentadas pelo autor: Adoção do princípio da precaução devido a Importância sócio-econômica e ecológica da espécie para região Interação intra e inter-específica; Alteração das características físicas e químicas do ambiente; Pressão da pesca sobre as populações de Dourada;