A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais."— Transcrição da apresentação:

1 Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais

2 Temas Transversais: Etnociências
O conhecimento local é um componente fundamental desse projeto. Os sistemas de gestão participativa tem como característica central a incorporação do conhecimento local em todo o processo de manejo. A metodologia participativa que embaseia boa parte da coleta de dados do projeto visa integrar o conhecimento dos moradores dos ambientes, suas percepções sobre a situação dos estoques pesqueiros e das populações de outras espécies aquáticas na avaliação dos impactos dos sistemas de manejo. No Projeto 4 os pesquisadores trabalham com pescadores locais no desenvolvimento de sistemas de manejo adaptados às condições locais. O Projeto 5 envolve o estudo da relação entre os novos sistemas de manejo sendo desenvolvidos e as redes sociais das comunidades envolvidas. A sustentabilidade social depende fundamentalmente da coerência entre o sistema de manejo e os valores e organização social da comunidade.

3 Temas Transversais: Economia Ecológica
Uma das principais questionamentos dos sistemas de gestão participativa envolve a viabilidade desses sistemas em comparação com outros sistemas de exploração dos recursos naturais da várzea. Para responder a essa pergunta, um objetivo central do projeto é realizar uma avaliação econômica e ecológica dos sistemas de gestão participativo sendo implementados na região. Serão coletados dados sobre as principais atividades econômicas como a pesca, a pecuária e a agricultura e serão avaliadas a produtividade (espáco e tempo) sob diferentes regimes de manejo dos recursos naturais. Serão integrados nesses cálculos os custos dos sistemas de manejo, em termos do tempo e outros recursos utilizados nas atividades de manejo e a distribuição desses custos em relação a distribuição de benefícios.

4 Temas Transversais: Relações Estado e Sociedade
A relação sociedade e Estado é central para o estudo de sistemas de gestão participativa envolvendo grupos de usuários e agências governamentais como o Ibama. Ao longo dos últimos 15 anos houve uma transformação na gestão dos recursos naturais da várzea. A implentação de sistemas de gestão participativa envolve mudanças na filosofia de gestão adotada pelo estado, nas políticas de gestão, nas instituições responsáveis e nas relações entre essas instituições. O papel do estado é um tema central e frequentemente um dos principais gargalos para a consolidação de sistemas de gestão participativa. A relação estado e sociedade será de fundamental importância nos Projetos 2, 3 & 4. Esses projetos contribuirão para a revisão das políticas atuais de gestão participativa visando reduzir entraves e melhorar a eficiência desses sistemas.

5 Perguntas comuns transversais
Viabilidade do manejo participativo do ponto de vista biológica, econômica e institucional (Projetos 1,2,3 e 4) Eficácia de diferentes estratégias de conservação: reservas de uso direto e indireto e áreas foira de reservas Fatores (biológicos, sociais, econômicos) que afetam desempenho de sistemas de manejo (Projetos 2, 3 e 4); Mobilidade das espécies como fator no sucesso do manejo (Projetos 1 e 2); Importância de espécies aquáticas na subsistência de populações ribeirinhas (Projetos 2, 3 e 4); Definição espacial de populações de espécies de valor comercial e grau de interação entre populações Baixo Amazonas e Baixo Purus (Projetos 1, 2 e 3); Políticas de gestão para espécies aquáticas de valor comercial

6 Plano de Integração da Sub-Rede
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Plano de Integração da Sub-Rede

7 Manejo integrado e participativo dos recursos naturais da várzea
Economia, Social, Institucional Pirarucu, quelonios, jacaré O manejo adaptativo participativo é uma abordagem eficaz para manejar populações dessas espécies e aumentar a renda dos grupos envolvidos? Quais fatores contribuem para o desempenho de organizações de manejo participativo? SIG Pesquisa participativa Banco de dados Recursos pesqueiros Genética de populações O manejo participativo dos recursos pesqueiros tem sido bem sucedido do ponto de vista biológica? Em que escala podemos diferenciar populações dessas espécies?

8 Locais de Estudo Baixo Purus
Projeto 2 Projeto 3

9 Locais de Estudo Santarém
Projeto 2 Santarém Projeto 3

10 Mecanismos de Integração
Análise sócio-econômica (Projeto 4) elo de integração entre projetos 2 e 3. Comparar abordagens de gestão participativa Análise genética (Projeto 1) elo de integração entre projetos 2 e 3. Grau de diferenciação entre populações de diferentes regiões Qual é a resolução espacial da análise genética para diferentes grupos de espécies? Análise espacial (SIG) caracterizar ambientes de várzea cada região (características ecológicas dos lagos). Na medida do possível combinar atividades de campo e disponibilizar dados

11 Ações para Fortalecer a Sub-Rede
Criar um home page para divulgar o projeto Criar um Grupo de Pesquisa do CNPQ voltado para o manejo participativo

12 Encontros dos coordenadores da Subrede
19 de abril em Manaus 20 de julho em Santarém 17-18 de agosto em Belém


Carregar ppt "Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google