Conjunção
É a palavra que liga duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática dentro da oração: Pedro chegou atrasado e João ficou aborrecido. Pedro e João chegaram atrasados
Classificação das conjunções coordenadas Aditivas; Adversativas; Alternativas; Conclusivas; Explicativas.
As conjunções fazem parte daquilo a que se pode chamar de “a arquitetura textual”,ou seja, um conjunto de relações que garantem a coesão textual. O emprego apropriados delas é essencial para um texto bem articulado.
Aditivas Indicam soma, adição: Os efeitos danosos do trabalho infantil sobre a escolarização são sentidos não só nas crianças menores como também nos adolescente. Principais conjunções: e, nem, mas também, mas ainda.
Indicam oposição, contraste: Adversativas Indicam oposição, contraste: Muitas pessoas são contra a exploração de crianças e adolescente, entretanto poucas fazem alguma coisa para evitar que isso aconteça. Principais conjunções: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto.
Indicam alternância, escolha: Alternativas Indicam alternância, escolha: Ou sensibilizamos a sociedade sobre os efeitos do trabalho infantil, ou o problema persistirá. Principais conjunções: ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer.
Conclusivas Indicam conclusão: O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança, portanto deve ser combatido. Principais conjunções: logo, portanto, então, assim, por isso, em vista disso.
Indicam explicação em relação ao enunciado anterior: Explicativa Indicam explicação em relação ao enunciado anterior: Venha imediatamente, porque sua presença e indispensável. Principais conjunções: pois(quando anteposto ao verbo), porque, que.
Caro aluno; Uma mesma conjunção ou locução conjuntiva pode estabelecer relações diferentes entre orações, por isso analise sempre o contexto: Pedro estuda e trabalha.(Adição) Juçara fuma, e não traga.(Adversativa) Organização Professor: Raimundo