Genética.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Genética I MENDELISMO Prof. JOSE AMARAL/2012.
Advertisements

Genética 1º Lei de Mendel.
Revisão: 1ª Lei de Mendel Genes letais e co-dominância
2º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
Os Experimentos de Mendel e a Primeira Lei
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
O mendelismo.
Lei de Mendel (Mendelismo)
O gene: herança e evolução
Primeira Lei de Mendel.
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética.
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Primeira lei de Mendel Monoibridismo.
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
GENÉTICA Profª. Rosangela Dondé
Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes. James watson.
Hereditariedade: Transmissão da informação genética
Noções básicas de hereditariedade
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.
Sumário Segregação de caracteres em cruzamentos de Diibridismo: Lei da segregação independente Exercícios de aplicação como forma de avaliação formativa.
LEI DA SEGREGAÇÃO GENÉTICA
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA MENDELIANA.
Interações Gênicas Quando dois ou mais pares de genes interagem para determinar uma característica. Esses genes se distribuem de forma independente durante.
2º Lei de Mendel Profª:Katia Barletta.
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Capítulo 3 - Hereditariedade
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
Produção e utilização de material didático tipo hipermídia no processo de ensino/aprendizagem de genética em escolas do nível médio As leis de mendel.
A 1ª lei de Mendel.
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
Termos e nomenclaturas
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Genética 2ª lei de Mendel.
1- HEREDITARIEDADE DE UM GENE
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
LEI DA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE
Gregor Mendel e seus Modelos de Herança
Conceitos Básicos em Genética
Genética: 1ª Lei de Mendel
Apresentação de biologia
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO SUPERIOR EM ENOLOGIA Professora Marielen A. C. da Silva.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE II)
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Hereditariedade Mendeliana.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

Genética

Conceitos fundamentais Gene: fragmento de uma molécula de ADN, responsável por uma característica biológica. Genoma: conjunto de todos os genes. Alelo: cada gene é formado por dois ou mais alelos, que se encontram nos cromossomos.Nas célula diploides cada alelo, de um mesmo gene, encontram-se em uma mesma posição no cromossomo, denominada lócus gênico.

Os alelos podem ser definidos como uma forma alternativa de um gene Os alelos podem ser definidos como uma forma alternativa de um gene. Ex: gene responsável pela cor das ervilhas,ter pode ser constituído por um alelo V( cor amarela), ou por um alelo v (cor verde). Genótipo: conjunto de informações contidas no genoma de um indivíduo. É a representação de um conjunto de genes, geralmente identificados por letras. Ex: VV, Vv ou vv definem diferentes genótipos. Letras maiúsculas representam alelos dominantes e minúsculas, os recessivos.

Dominância: pode ser definida quando a característica do alelo se expressa e mascara a expressão do outro alelo. Genótipos dominantes são identificados por letras maiúsculas. Ex: genótipo VV ou Vv, definem cor amarela e é dominante sobre a coloração verde. Recessividade: pode ser definida quando a características se expressa na ausência do alelo dominante.EX: genótipo vv define cor verde nas ervilhas, só se expressa quando os dois alelos recessivos se encontram.

Homozigoto: é caracterizado quando os dois alelos de um gene são idênticos. EX: VV ( homozigoto dominante) e vv ( homozigoto recessivo). Heterozigoto: é caracterizado quando os dois alelos de um gene são diferentes. Ex: Vv apresenta um alelo dominante e um recessivo. Fenótipo: a expressão de um gene. Ex: a coloração das ervilhas.

As Leis de mendel Inicialmente, Mendel realizou cruzamentos específicos a fim de gerar indivíduos puros. Notou que: cruzando ervilhas amarelas com plantas produtoras de ervilhas verdes, essa última “ desaparecia” nos descendentes. Gerou uma descendência de plantas produtoras de ervilhas amarelas, denominando-a geração filias 1, F1. Sabendo que o fator que determina a cor verde estaria presente, chamou de geração híbrida ( misturada).

A cor verde haveria sido mascarada pela cor amarela. Para verificar porque q cor verde não apareceu na primeira descendência resolveu cruzar os indivíduos híbridos, resultantes da geração F1 entre si. Originando descendentes da geração filial 2, F2. Em F2: a proporção que produzia sementes amarelas do que aquelas plantas que produziam sementes verde. Em seus cálculos: sempre que havia um cruzamento entre híbridos a proporção seria: 3 dominantes para 1 recessivo.

1º Lei : pureza dos gametas Assim definiu a sua primeira lei: “ cada característica é determinada por fatores hereditários que se segregam (se separam) na formação dos gametas; cada gameta possui apenas um dos fatores hereditários, sendo portanto puro”.

2° Lei : segregação independente dos fatores hereditários. Mendel repetiu os cruzamentos utilizado outras características: textura, coloração das vagens, altura, coloração das flores, posição da flor na planta. Em todos obteve: 3 descendentes dominantes para 1 recessivo. Então misturou duas ou mais características simultâneas. Esses resultados ficaram conhecidos como a segunda lei de Mendel ou lei de segregação independente dos fatores hereditários.

Concluiu que nos fatores hereditários se separam independentemente um do outro, apesar de estarem em uma mesma célula, não estão unidos ou ligados entre si, portanto se separam na formação dos gametas.

Seus princípios e leis aplicam-se a todos os organismos de reprodução sexuada. Mendel criou a base da genética moderna influenciando a biologia em diferentes campos de conhecimento.