O movimento de Jesus, que prepara e antecipa o reino de Deus,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
Com o “Adagio” de Eleni Karaindrou recordemos cada passo da vida
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Vinde e vede: um convite à amizade.
Família Cristã – IPJG – Maio 2011
CASAMENTO, DIVÓRCIO E RECASAMENTO
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
DOMINGO 26º do Tempo Comum – Ano A
7º DO TEMPO COMUM DOMINGO Ano B
Repartiremos a terra, a beleza, o amor, tudo isso tem sabor de pão, forma de pão, germinação de farinha, todo nasceu para ser partilhado, para ser dado,
O movimento de Jesus, que prepara e antecipa o reino de Deus,
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Ezequiel 37,1-14 Naqueles dias, a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
O Cristão e a Lei.
A Família que Deus quer.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Jesus cura um leproso.
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
O Anjo e Maria.
“Ide, pois, aprender o que significa:
Fé: principal virtude de Maria
A eucaristia Começar.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Chiara Lubich – Novembro de 2009
Quanto desejei ardentemente cear convosco
Escutemos com devoção o “Panis angelicus” de Cesar Franck Ciclo B 21º Tempo Comum.
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
O que é rezar Rolagem automática dos Slides com som.
Meus irmãos e minhas irmãs;
AMOR E SEXUALIDADE I
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos o convite que Deus nos faz para nos sentarmos à mesa que.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Catequese 2.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus 
A visita do Anjo à Virgem Maria, como disse o santo padre Bento XVI, marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho.
TEMAS BÍBLICOS.
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Mateus 8.1 a 3. Mateus 8.1 a 3 “Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus” II Cr 15.3a.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Carta do Apóstolo Paulo
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra...
A Liturgia de hoje nos mostra qual deve ser a atitude do cristão diante da LEI DE DEUS. Para muitos, é um tabu, uma série de proibições, que desaprovam.
Uma mulher cheia de Graça!
Venha conhecer a felicidade
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
27 DO TEMPO COMUM Ciclo B Com o “Adagio” de Eleni Karaindrou recordemos cada passo da vida.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimónio cristão, dentro.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
28 DO TEMPO COMUM Ciclo B Regina Se vivermos a pobreza, saberemos dizer o “Pai Nosso” (Liszt) Monjas de St. Benet de Montserrat Monjas de St. Benet de.
Quando se experimentou a voar pela vida com Jesus, onde podemos ir que encontremos as palavras que são e produzem vida, que entusiasmam e dão esperança,
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Ciclo B Música: Cantigas 7 de Outubro 2012 Domingo XXVll do Tempo Comum Domingo XXVll do Tempo Comum.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

O movimento de Jesus, que prepara e antecipa o reino de Deus, Marcos 10, 2-16 27 Tempo Comum –B- 4 outubro 2009 O movimento de Jesus, que prepara e antecipa o reino de Deus, não pode ser um grupo dirigido por homens fortes que se impõem aos outros desde cima. Tem de ser, sim, uma comunidade de “crianças” que não se impõem a ninguém, que entram no reino só porque necessitam cuidado e amor. Uma comunidade onde há mulheres e homens que, ao estilo de Jesus, sabem abraçar, abençoar e cuidar os mais débeis e pequenos. José Antonio Pagola. Jesus: uma abordagem histórica.

Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus uns fariseus para O porem à prova e perguntaram-Lhe: “pode um homem repudiar a sua mulher?” Sobre o divórcio, no tempo de Jesus, havia duas tendências que se enfrentavam entre si. A rigorista que exigia uma causa grave, como o adultério, para que se pudesse divorciar. E a mais permissiva, que considerava motivo suficiente qualquer acto insignificante, para que o homem se pudesse divorciar. Nesta situação se encontrou Jesus quando O procuraram, para O por à prova. Quem vencesse nas discussões adquiria prestígio e autoridade social. Os fariseus perguntam-Lhe sobre o divórcio entre homem e mulher. O Vaticano II falou do divórcio entre a vida e a fé de muitos cristãos. Não há aspecto na nossa vida sobre o qual não possamos perguntar a Jesus o que é que Ele pensa.

Jesus disse-lhes: – Que vos ordenou Moisés Jesus disse-lhes: – Que vos ordenou Moisés? Eles responderam: –Moisés permitu que se passasse um cerificado de divórcio, para se repudir a mulher. Como fez Jesus, reportemo-nos aos tempos de Moisés. Aquele legislador do Antigo Testamento viu, com preocupação, que as únicas barreiras que havia para o divórcio eram as apetências e as arbitrariedades pessoais do homem. Pensou que era necessário por barreira aos frequentes abusos e proteger assim a mulher, establecendo um procedimento legal, o cumprimento dumas formalidades concretas. Assim naceu a lei mosaica do divórcio (Dt 24, 1-4). Jesus vai falar da nova comunidade comprometida com o amor a fundo perdido e a igualdade de homens e mulheres. Uma comunidade que se preocupa com os direitos das pessoas débeis, pequenas...as que não contam.

Jesus disse-lhes: – Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, ‘Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne’. Deste modo já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.” As palavras de Jesus, também neste tema, são uma boa e alegre notícia. Para Ele, a lei não é uma norma absoluta mas uma condescendência “pela incapacidade para entender”. A lei contradiz o plano amoroso e o projecto original de Deus, que supõe a total igualdade entre o homem e a mulher unidos por amor incondicional, não por outros interesses. Só há amor entre iguais. Jesus não fala de nenhum preceito legal, mas de um horizonte, um ideal, uma meta a alcançar. Não fala de peso e lei externa, mas de libertação e Boa Notícia.

Em casa, os discípulos interrogaram-n’O de novo sobre este assunto. Jesus disse-lhes então: – Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério. O amor, e a sua fidelidade ou a sua ruptura, implicam igualmente o homem e a mulher. A nível de projecto, o matrimónio é indissolúvel. Na realidade prática, deve regular-se de algum modo a possível ruptura matrimonial. É um facto que o que deve ser, às vezes não pode ser, por causa da “dureza de coração” e de outros muitos motivos, que ninguém pode julgar. Na sua época, Jesus teve que superar a Lei de Moisés interpretada arbitrariamente pelos rabinos, recuperando o seu espírito expressado em Gn 2 (1ª leitura). Hoje, talvez devamos superar o legalismo que impede as pessoas divorciadas de participar na Eucaristia, causa de muitos sofrimentos e postura contrária ao espírito de Jesus, que não impede a ninguém comer com Ele ou sentar-se à sua Mesa.

Apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: – Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele. E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas. À má fé dos fariseus o texto contrapõe a proximidade e limpeza de coração das crianças. Reino e pequenez andam juntos. A criança está sempre disposta a receber o dom que se lhe oferece. É o símbolo de quem não baseia a sua vida em direitos e privilégios, mas na confiança incondicional na mão que vem ao seu encontro. As crianças deixam e necessitam que as abracem, as toquem e as abençoem. Os que são como crianças abraçam e deixam-se abraçar, tocar e abençoar por Deus e pelos outros, vivem dando e recbendo abertura, confiança, proximidade, gratuidade, sensibilidade, paz, alegria, ternura, amor...

“Eu sou para o meu amado e o meu amado é para mim”. Creio que há poucos exemplos melhores para entrar no mistério do teu amor. Vives para nós e queres que Te correspondamos com a mesma moeda. Juras fidelidade eterna e esperas a reciprocidade mas as nossas possíveis fraquezas não conseguem minorar o teu amor, puro e gratuito. Nas alegrias e nas tristezas, na saúde e na doença estás ao nosso lado; exemplo fiel que as pessoas, na sua vida em comum, pretendem imitar. Isabel Gómez-Acebo