OS 5 LIVROS DA LEI Pentateuco TORAH.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOIS CAMINHOS E UMA DECISÃO - PENIEL.
Advertisements

O Propósito da Salvação
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Leitura cristã da Criação
Desde a Criação ao Pentecostes
«NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
A promessa: descendencia e terra
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Gênesis 9,1-13 Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. Vós sereis objeto.
Caminhada do Povo de Deus
Mapa Bíblico Escatológico
Deus cria o Mundo.
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
COMO A CÉLULA PODERÁ SER UM PODEROSO INSTRUMENTO DE DEUS?
PECADO ! O QUE É O PECADO?.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
Gênesis 1,1-2,2 No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face.
O REINO DE DEUS.
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Hebreus 7 A Aliança Superior
Série ANIMADOS.
PENTECOSTES 8 de Junho de 2014 Domingo do
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Educação Cristã vs Relativismo

Restaurados por Cristo - Nicodemos
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS ( A origem do mal ) Parte 1
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS

Duas classes de adoradores
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C

Igreja Evangélica Vencedores por Cristo Ministério da Palavra
#FÉqueMUDA.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
CURSO BÍBLICO.
Atos 3:1-26.
TEMAS BÍBLICOS.
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
A preocupação do ser humano quanto à sua origem levou-o a elaborar as mais diversas teorias na tentativa de solucionar esse enigma. Para os que crêem.
O plano de Deus O plano de Deus para para nossa salvação
Seis ajustes para um Casamento Feliz
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
"Deus vos cumulou de bênçãos"
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.

AULA 5 VT 1 O DILÚVIO.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra...
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.”
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
(Salmo 44,3) Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia maravilhosa pra dar a você nestes dias de um novo ano. Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia.
GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Este é o plano simples de Deus para que você possa ser salvo...
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
Transcrição da apresentação:

OS 5 LIVROS DA LEI Pentateuco TORAH

PENTATEUCO Gn - Génesis Ex - Êsodo Lv - Levitico Nm - Números A TORAH é composta por 5 livros, por isso é também chamada também “Pentateuco” PENTATEUCO Gn - Génesis Ex - Êsodo Lv - Levitico Nm - Números Dt - Deuteronómio Os 5 livros da Torah contam a experiência fundamental do povo de Israel: as origens do povo de Israel (Patriarcas) e como Deus o libertou da escravidão Egípcia, conduziu-o pelo deserto, até a terra prometida.

O Livro do Génesis O Livro de Génesis fala das origens do mundo e da humanidade (Gn 1-11) e do povo de Israel, de Abraão a José (Gn 12-50)

Deus é o Criador Deus é o Criador, único e transcendente, isto é um Deus que não se confunde com a natureza. A natureza é criatura de Deus, obra das Suas mãos. "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." (Sl 91,1)

No princípio criou Deus os céus e a terra". (Gn 1,1) Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus (Gn 1,27).

A pre-história bíblica O LIVRO DO GENESIS A pre-história bíblica Gn 1-11 1. As origens do mundo e da humanidade (1-5) 2. Corrupção da humanidade, dilúvio, Noé (6-9) 3. Os povos da terra e a torre de Babel (10-11)

Uma história de pecado e de Misericórdia Os primeiros 11 capítulos do Livro do Génesis são como uma grande introdução a todos os livros da Bíblia. Apresenta o quadro dramático em que está envolvida toda a humanidade: Deus criou o mundo e confiou-o ao homem, mas este tentado pela antiga serpente, desobedeceu a Deus. O pecado entrou no mundo e, assim, perdeu-se a harmonia original. Mas Deus, não abandonou a humanidade, interveio muitas vezes, oferecendo a Sua Aliança de Amor.

A CRIAÇÃO De onde vem tudo o que existe? Quem é o homem? Qual é a sua vocação sobre a terra? Deus é o Criador. Tudo começou a existir pelo poder da Sua Palavra. Depois criou o HOMEM «a Sua própria imagem e semelhança» , e fê-lo rei de toda a criação (Gn 1,27). O objectivo da criação é o SÁBADO, sétimo dia, o dia do descanso de Deus, no qual toda a humanidade deve entrar. Deus criou o mundo para o homem, mas criou o homem para Ele, isto é para o descanso eterno.

Um Deus único e transcendente Deus é Criador, o único Deus do universo: as divindades dos outros povos são simplesmente criaturas de Deus que lhes deu a existência com o poder da Sua Palavra.

As criaturas conduzem a Deus (Rm 1,19-20) 1Insensatos são todos aqueles homens que, ignorantes de Deus, a partir dos bens visíveis, não reconheceram o Criador. 2Assim proclamaram deuses o fogo, o vento ou o ar subtil, a abóbada estrelada, ou a água impetuosa, ou os luzeiros do céu. 3Se, fascinados pela sua beleza, os tomaram por deuses, aprendam quão mais belo que tudo é o Senhor, pois foi o próprio autor da beleza que os criou… 9Se tiveram tanta capacidade para poderem perscrutar o universo, porque não descobriram, primeiro, o Senhor dessas coisas? (Sab 13,1-9)

O pecado das origens Por que é que o homem é limitado? Por que é que vai encontro à morte? O Senhor Deus plantou um jardim no Éden, ao oriente, e nele colocou o homem que tinha formado; e fez brotar da terra toda a espécie de árvores agradáveis à vista e de saborosos frutos para comer; a árvore da Vida estava no meio do jardim, assim como a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2,8-9) O homem é CRIATURA; Deus deu-lhe Vida em abundância.

Onde estás? onde está o teu irmão? Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?» (Gn 3,9) O Senhor disse a Caim: «Onde está o teu irmão Abel?» Caim respondeu: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4,9) O homem desobedeceu a Deus e «perdeu-se»; nem reconhece «o irmão»; foge, afasta-se de si mesmo e dos irmãos, o medo apodera-se dele. Mesmo assim, Deus não destrói o homem, continua a dar-lhe vida e a protege-lo.

O baptismo do dilúvio 6O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem sobre a Terra, e o seu coração sofreu amargamente. 7E o Senhor disse: «Eliminarei da face da Terra o homem que Eu criei» (Gn 6,5-7) Deus não fica indiferente, sente-se profundamente envolvido. Sofre diante da criação “boa” perturbada pela maldade humana. A decisão de “exterminar” não deve ser entendida como um “castigo”, mas como uma “nova criação”, a origem de uma “nova humanidade”. O homem é chamado a colaborar com Deus na realização do Seu projecto de Amor. É como um Baptismo: a vida nova nasce deixando morrer a antiga (1Pt 3,20-21)

Deus renova o Seu amor 1Deus abençoou Noé e os seus filhos, e disse-lhes: «Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Sereis temidos e respeitados por todos os animais da terra, por todas as aves do céu, por tudo quanto rasteja sobre a terra e por todos os peixes do mar; ponho-os à vossa disposição. 11Estabeleço convosco esta aliança: não mais criatura alguma será exterminada pelas águas do dilúvio e não haverá jamais outro dilúvio para destruir a Terra.» (Gn 9,1-2.11)

Relacionamentos alterados Com o pecado das origens (desobediência, querer ser deuses), os homens perderam a amizade com Deus. A maldade começou a invadir o mundo. O primeiro homicídio diz que o relacionamento humano foi dramaticamente alterado. O dilúvio diz que foi alterado o relacionamento com a natureza que agora se revolta contra o homem. A torre de Babel diz que foi alterado o relacionamento social: os homens se organizam para construírem uma sociedade sem Deus, mas já não conseguem entender-se.

A Torre de Babel Gn 1-10: a origem do mundo, do homem e da mulher, a origem do mal que deu início à história da salvação. Gn 11: o pecado dá início a uma humanidade dividida: línguas e povos. O cume do pecado: organizar a sociedade sem Deus: «sereis como deuses» (Gn 3,5)

De Babel ao Pentecostes 9Por isso, lhe foi dado o nome de Babel, visto ter sido lá que o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da Terra, e foi também dali que o Senhor os dispersou por toda a Terra. (Gn 11,9) Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Os Apóstolos falavam e todos os ouviam na sua própria língua. (Actos 2)

Gn 1-11 = PREISTÓRIA BÍBLICA O crescimento do mal e a misericórdia de Deus Deus é Criador de todas as coisas e criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e lhe confiou todo o universo. A corrupção da humanidade provoca o dilúvio (anti-criação) (Gn 6-9). Deus intervém, renova a Aliança da criação, renova a humanidade (9-10) Os homens constroem uma sociedade sem Deus (Torre de Babel), por isso não se entendem, não falam a mesma língua, ficam desnorteados (Gn 11,1-9) Deus envia Abraão … Moisés, David, os Profetas, os Sábios… e, por fim, o Seu Próprio Filho, Jesus Cristo