REVISTA PEQUENOS GRUPOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
Em 2013 Eu QUERO Fazer a Diferença!!! Pr. Ricardo Rodolfo
Moisés sozinho fracassou.
O milagre da multiplicação
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o Cristo”. (Atos 5:42)
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Seminário de Pequenos Grupos
IGREJA MULTIPLICADORA
história da salvação A História da Salvação
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
Tipologia bíblica 5 Tipos da habitação de Deus.
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
Caminhada do Povo de Deus
A Revelação e sua transmisão
O livro dos Atos dos Apóstolos
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
BATISMO: QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Por Moisés Sampaio de Paula
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
A igreja Adventista do Sétimo é somente uma igreja evangélica ou é também um movimento profético?
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
A Arca de Noé By: Pr. Aldair Barros.
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Rainha dos Apóstolos.
Uma perspectiva Bíblica
Servos Consagrados a Deus
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
MOVIMENTO PENTECOSTAL
A eucaristia Começar.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
T E M A - Atitudes De Um Bom Discípulo
1.
Vivendo o Reino de Deus Lucas 10: 1 – 24.
Igreja: Família de Deus
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Compreendo o chamado divino
RM 13:11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando.
Igreja Evangélica Vencedores por Cristo Ministério da Palavra
Escola Perseverança – 9 lição IGREJA DE CRISTO - Fortaleza
Catequese 2.
Uma igreja viva para um Deus vivo
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Prazer em desfrutar da Sua plenitude
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
Crescendo em Comunidade
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
1º Evangelismo “boas novas” É a missão por excelência da igreja.
Grupos Pequenos na Igreja Local
3. Uma comunidade relacional
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
Perspectivas Bíblicas em Missão.
6. Uma comunidade adoradora
Vivendo o Propósito da COMUNHÃO COMUNHÃO. FOMOS FORMADOS PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS.
Lei e Graça Um debate de mais de dois mil anos: o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e a carta aos Gálatas Concepção mais comum: Lei = Antigo Testamento Graça.
DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS
43Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Transcrição da apresentação:

REVISTA PEQUENOS GRUPOS

Os pequenos grupos propiciam um lugar vivencial onde as pessoas podem experimentar crescimento e comunhão com Cristo e, ao mesmo tempo, desenvolver e cultivar saudáveis relacionamentos interpessoais.

fundamentam em princípios que refletem a própria natureza do Criador e Os pequenos grupos se fundamentam em princípios que refletem a própria natureza do Criador e da humanidade, criada à sua imagem cujo interesse de Deus é satisfazer uma necessidade inerente ao ser humano por comunidade e relacionamentos.

Pequenos Grupos no Antigo Testamento

A comunhão e o relacionamento não são atributos exclusivos das criaturas, mas refletem aspectos fundamentais da própria natureza do Criador.

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1:16).

declarado que cada ato criador como "era bom" Desde o principio Deus havia planejado criar todos os humanos para que necessitassem de Deus e uns dos outros. Após ter declarado que cada ato criador como "era bom" (Gn 1), Deus disse: "não é bom que o homem esteja só" (Gn 2:18).

Era intenção de Deus que a comunhão intra divina desfrutada no seio da divindade fosse compartilhada pelas criaturas, como um aspecto importante da imagem de Deus.

vez de harmonia, havia ódio; em vez de sinceridade, havia vergonha. A entrada do pecado rompeu a harmonia daquele pequeno grupo. Em vez de satisfação, havia contendas; em vez de harmonia, havia ódio; em vez de sinceridade, havia vergonha.

Em meio à decadência moral que devastava a ordem criada, Deus encontrou um pequeno grupo de pessoas, Noé e sua família, os quais Ele salvou do dilúvio universal para tornarem-se a semente de uma nova humanidade.

Não se pode construir uma verdadeira comunidade sem Deus. Uma comunidade surge da presença de um Deus que entra em comunhão com as pessoas para curar feridas e reatar relacionamentos.

Deus então chamou Abraão para fazer um concerto e assim reafirmar seus propósitos de abençoar e salvar a humanidade.

estava sobrecarregado com a tarefa de Percebe-se que o ideal de comunidade foi também utilizado como propósito de descentralizar tarefas. Quando Moisés estava sobrecarregado com a tarefa de liderar o povo de Israel e lidar com seus problemas, seu sogro Jetro sugeriu um plano providencial.

Cada indivíduo no acampamento de Israel pertenceria a um grupo de dez, dirigido por algum oficial (Ex 18: 13-23). Outras passagens do Antigo Testamento também reforçam a idéia de descentralizar tarefas e responsabilidades através da divisão do povo de Deus em grupos.

Pequenos Grupos no Novo Testamento

para, a partir deles, formar o núcleo de uma comunidade: Para cumprir sua missão, Jesus formou uma pequena comunidade de discípulos para, a partir deles, formar o núcleo de uma comunidade:

“Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar” (Mc 3:13-14).

Ao submeterem-se ao senhorio de Cristo, os discípulos começaram a cumprir a missão, estabelecendo comunidades de crentes. Como resultado da pregação de Pedro no Pentecoste, a igreja em Jerusalém cresceu de cento e vinte pessoas (At 1:15) para mais de três mil pessoas (2:41), em um dia.

O desafio diante da igreja naquele momento era levar aquele numeroso grupo de recém conversos a se firmar na fé, uma vez que seria impraticável lidar com grandes reuniões de crentes. Para lidar com esta situação a igreja adotou o modelo de Jesus ao formar unidades menores.

O esforço missionário de Paulo ao plantar igrejas e propiciar-lhes o crescimento espiritual baseava-se amplamente no princípio de pequenos grupos, consistente com a noção de comunidade modelada por Jesus.

qual as pessoas se importam umas com as outras. De acordo com Paulo, ser cristão envolve pertencer e participar em um grupo no qual as pessoas se importam umas com as outras.

Em Direção a uma Teologia dos Pequenos Grupos

Uma vez que Deus efetuou sua obra de criação seguindo um modelo relacional, existente no seio da própria divindade, os vários e diferentes elementos do mundo criado encontram sua razão de ser na medida em que estão em comunhão e relacionamento com Deus e uns com os outros.

Comunidade diz respeito às conexões interpessoais entre dois ou mais seres. Deus existe em comunidade. Comunidade implica que pessoas diferentes se juntam para uma vida em comum.

Comunidade é o processo de pessoas individuais que se ajuntam em unidade (com + unidade). Deus é distinto e muito diferente da humanidade, mas a Bíblia nos ensina que o grande desejo de Deus ao criar é estar em comunidade com a humanidade.

Comunidade é a razão para a nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. criação. Comunidade é o propósito para o qual Jesus Cristo, o Filho de Deus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou.

Conclusão

contribui para o grupo e nele encontra seu significado. O Deus bíblico modelou a criação em uma teia de relacionamentos e interconexões mediante as quais cada indivíduo contribui para o grupo e nele encontra seu significado.

propiciarem espaço e oportunidades Os pequenos grupos, ao propiciarem espaço e oportunidades para tais relacionamentos, permitem que pessoas alienadas de Deus e do próximo desenvolvam relacionamento e comunhão. E onde há comunhão e relacionamento, o céu se torna mais claro, Deus mais perto e Jesus mais real.