Países balcânicos às vésperas da 1ª Guerra Mundial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 3 – TEMAS 1 E 2: A 1ª Guerra Mundial ( )
Advertisements

I GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
I GUERRA MUNDIAL.
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1 - Antecedentes/causas:
A Primeira Guerra Mundial
HISTÓRIA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
1. Substituição do ferro pelo aço;
Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
IMPERIALISMO Segunda metade do século XIX, início do século XX;
A primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
1ª Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial
A 1ª Guerra Mundial
SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,
A Europa À BEIRA DA GUERRA
Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial.
PROFESSOR: RONALDO MOURA LEAL
Antecedentes da Guerra
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
A Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I GUERRA MUNDIAL INTRODUÇÃO/CAUSAS: Antecedentes – causas
O choque de Imperialismos
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 –1918)
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Conceitos Históricos: Guerra; Neocolonialismo; Imperialismo.
A Primeira Guerra Mundial ( )
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID ESCOLA ESTADUAL RAUL CÓRDULA 1º GUERRA MUNDIAL.
Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) Dos antecedentes à Versalhes
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
O MUNDO ENTRE GUERRAS Capítulo 1 2° EM - Conecte.
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1º AULÃO DE HISTÓRIA – CMB/PREVEST – PROF VICENTE
A Primeira Guerra Mundial
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) A Guerra Para Findar Todas as Guerras
1ª Guerra Mundial 1ª Guerra Mundial.
1ª Guerra Mundial O fim da Belle Époque.
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
A primeira Guerra Mundial
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
A Primeira Guerra Mundial
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Transcrição da apresentação:

Países balcânicos às vésperas da 1ª Guerra Mundial

CAUSAS: Alemanha: ferrovia Berlim-Bagdá.

Conflito imperialista: Alemanha x Inglaterra CAUSAS: Conflito imperialista: Alemanha x Inglaterra Concorrência econômica: as grandes potências industrializadas buscavam por todos os meios dificultar a expansão econômica do país concorrente. Disputa colonial: disputa por colônias na África e na Ásia. O domínio de colônias era a solução do capitalismo monopolista para os problema de excedentes de produção e de controle das fontes fornecedoras de matérias-primas.

Indústria de base alemã ultrapassou a inglesa. CAUSAS:

Formação das Alianças: Tríplice Entente: Inglaterra, França, Rússia. CAUSAS: Formação das Alianças: Tríplice Entente: Inglaterra, França, Rússia. Tríplice Aliança: Alemanha, Itália e Áutria-Hungria.

CAUSAS: Corrida armamentista A corrida naval entre Inglaterra e Alemanha foi intensificada em 1906 pelo surgimento do HMS Dreadnought, revolucionário navio de guerra. Uma evidente corrida armamentista na construção de navios desdobrava-se entre as duas nações. Símbolo da corrida armamentista.

O poder naval das grandes nações em 1914 Nação Tripulação Maiores navios Tonelagem Rússia 54,000 4 328,000 França 68,000 10 731,000 Grã-Bretanha 209,000 29 2,205,000 Total 331,000 43 3,264,000 Alemanha 79,000 17 1,019,000 Austro-Húngaro 16,000 3 249,000 95,000 20 1,268,000 Fonte: Ferguson 1999 p 85

CAUSAS: Nacionalismo - sistema de alianças para proteger-se da expansão das demais. Ações violentas e pressões contra as potências coloniais. A crise dos Bálcãs torna-se o foco das rivalidades imperialistas, em virtude da decadência do Império Otomano e da possibilidade da divisão de seus territórios. Recrutamento de britânicos para a guerra, a exemplo da onda nacionalista que varria o continente.

O Pan-eslavismo: liderado pela Rússia, pregava a união de todos os povos eslavos da Europa Oriental, principalmente aqueles que se encontravam dentro do Império Austro-Húngaro. O Pangermanismo: liderado pela Alemanha, pregava a completa anexação de todos os povos germânicos da Europa Central.

Questão da Alsácia e Lorena. CAUSAS: Questão da Alsácia e Lorena.

CAUSAS: Questão da Bósnia: esta foi anexada à Áustria-Hungria. Sérvia apoiada pela Rússia queria unir os povos eslavos, incentivando lutas contra os austríacos, isso provocou o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe austro-húngaro em Serajevo em junho de 1914, por terrorista bósnio a mando da Sérvia.

Francisco Ferdinando e esposa deixam a prefeitura de Serajevo.

Prisão de Gavrilo logo após o atentado contra Francisco Ferdinando, estopim da Primeira Guerra Mundial.

Cartazes convocando mulheres para a Guerra.

Um mês após o atentado, a Áustria declara guerra à Sérvia. DESENVOLVIMENTO: Um mês após o atentado, a Áustria declara guerra à Sérvia.

Guerra de trincheiras no início. DESENVOLVIMENTO: Guerra de trincheiras no início. Nas trincheiras: Infantaria com mascáras de gás.

Palcos de batalha: Europa, África e Ásia. DESENVOLVIMENTO: Palcos de batalha: Europa, África e Ásia.

DESENVOLVIMENTO: Em 1917, os USA entram na Guerra e a Rússia sai devido à Guerra Civil -Tratado Brest-Litovsk, esse país perdeu a Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e a Finlândia.

No final uso de aviões, gases e tanques. Vitória da Entente. DESENVOLVIMENTO: No final uso de aviões, gases e tanques. Vitória da Entente. Um torpedo lançado a partir de um avião e Primeiros tanques de guerra.

DESENVOLVIMENTO: O Brasil participou indiretamente da 1ª Guerra enviando víveres, remédios, médicos e enfermeiros, do lado da Entente. O Presidente Wenceslau Brás assina a declaração de beligerância que envolve o Brasil na Primeira Guerra Mundial.

Eliminação da diplomacia secreta; Liberdade nos mares; Abolição das barreiras econômicas entre os países; Redução dos armamentos nacionais; Considerar o interesse dos povos colonizados; Retirada dos exércitos de ocupação da Rússia; Restauração da independência da Bélgica; Restituição da Alsácia e Lorena à França; DESENVOLVIMENTO: O armistício foi conseguido pelo de Woodrow Wilson que pregava uma paz sem vencedores.

Reformulação das fronteiras italianas; Reconhecer a autonomia dos povos da Áustria-Hungria; Restauração da Romênia, da Sérvia e do Montenegro e direito de acesso ao mar para a Sérvia; Reconhecer a autonomia da Turquia e abertura dos estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo; Independência da Polônia; Criação da Liga das Nações.

Conseqüências da I Guerra Mundial: 1- Inflação. Entre janeiro de 1919 e novembro de 1923, o índice inflacionário alemão variou em um trilhão por cento (1.000.000.000.000%). Foi a pior inflação da história, chegando-se ponto de queimar dinheiro em lareiras para aquecer-se contra os rigorosos invernos.

2- Esfacelamento de antigos impérios como a Áustria-Hungria, turco,alemão. 3- Aparecimento da Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Estônia e Finlândia. 4- Desapareceram Montenegro, Sérvia, Áustria-Hungria.

5- Dez milhões de mortos, trinta de feridos.

6 - Mulheres no trabalho.

7-Ascensão dos USA, 50% do ouro mundial.

8- Surto industrial no Brasil, Argentina e México. 9- Desenvolvimento do Canadá, Austrália e Nova Zelândia. 10- A estrela perdeu seu brilho: Europa.

11- Liga das Nações.

12-Tratados de Paz: Saint-Germain - Áustria-Hungria; Hungria-Trianon; Bulgária-Neoilly; Turquia - Sevres-Lausane; todos esses tratados visavam desintegrar os antigos impérios e consolidar as independências dos novos Estados.

O tratado de Versalhes estabelecia que a Alemanha era obrigada a: - restituir a Alsácia e a Lorena à França; - ceder as minas de carvão do Sarre à França por um prazo de 15 anos; - ceder suas colônias, submarinos e navios mercantes à Inglaterra, França e Bélgica; -pagar aos vencedores, a título de indenização, a fabulosa quantia de 33 bilhões de dólares (extinto em 1933); - reduzir seu poderio bélico, ficando proibida de possuir força aérea, de fabricar armas e de ter um exército superior a 100 mil homens. Semente da 2ª Guerra.

Kaiser derrotado no conflito.

O fim da Primeira Guerra Mundial está ligado ao início da 2ª, pois as perdas territoriais alemãs iriam servir de justificativa para o expansionismo nazista.