OS TECIDOS DO CORPO HUMANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
Advertisements

Histologia Animal.
Tecido Cartilaginoso.
Professor Thiago Faria Gonçalves
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
HISTOLOGIA.
Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013
Tecidos Conjuntivos Especiais
TECIDOS CONJUNTIVOS Origem: mesoderma;
Os tecidos animais.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Conjunto de células semelhantes, que desempenham uma mesma função
Tecido Epitelial e Conjuntivo
TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Professora: Roberta Fontoura
Tecido Epitelial M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
Colégio Ari de Sá Tecidos.
Níveis de Organização do Corpo Humano.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Manutenção dos sistemas multicelulares
Fisioterapia Dermatofuncional
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Aluna: Beatriz Brito Salles.
N.T.D de Ciências Alunas: Amanda Giovanelli,Isabelle Gomes e Isabella Monteiro Série : 8ª 05 – Manhã Disciplina: Ciências Professor: Samuel Bitu.
TECIDOS Conjunto de células semelhantes e interdependentes
Estudo dos tecidos.
Tecidos do Corpo Humano.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Tecido conjuntivo.
Histologia Tecido – conjunto de células com as mesmas funções.
Histologia Professora Ana Maria.
Centro Universitário Candido Rondon
TECIDOS EPITELIAIS ORIGINAM-SE A PARTIR DE TODOS OS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS. TEM FUNÇÃO DE REVESTIMENTO, ABSORÇÃO, SECREÇÃO E PERCEPÇÃO. CLASSIFICAM-SE EM:
Prof. Priscila Anderson
Tecido Conjuntivo.
TECIDO CONJUNTIVO ELÁSTICO
TECIDO CONJUNTIVO.
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
Secreção Epitélio Glandular.
COMPOSIÇÃO CORPORAL.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
O corpo humano Níveis de organização
Histologia Professora Ana Carolina.
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.
Histologia Humana: tecidos epiteliais
TECIDOS CONJUNTIVOS.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia II Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Tecido Cartilaginoso.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
Tecido conjuntivo.
Ensino Fundamental , 8º Ano
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Tecido Epitelial. Organismo humano é constituído por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial: revestimento da superfície ou de cavidades, secreção.
TECIDOS Gisela Rodrigues da Silva Sasso Ricardo Santos Simões
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Conteúdo pág. 46 à 50 Histologia Histologia é a parte da biologia que estuda os tipos de tecidos e suas funções. Tecidos Tecidos são agrupamento de células.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

OS TECIDOS DO CORPO HUMANO Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso.

EPITELIAL TECIDOS DO CORPO CONJUNTIVO MUSCULAR NERVOSO

TECIDO EPITELIAL Jogador da Seleção Brasileira de Voleibol - Leandro Vissotto. Apresenta 2 m e 11 cm de altura.

TECIDO EPITELIAL E SUAS CARACTERISTÍCAS Os epitélios são formados por célula justapostas com pouca substância entre elas; Esse tecido fornece proteção e trocas entre o exterior e o interior, revestimento e secretora (glândulas); Então, os epitélios podem ser de revestimento ou de secreção.

Classificação dos tecidos epiteliais Epitelial de revestimento Podem ser classificados quanto: ao número de camadas celulares: simples, estratificado, pseudoestratificado e de transição. a forma das células presentes na camada superficial: pavimentoso, cúbico e prismático.

Tipos de epitélios

Um epitélio de revestimento – a epiderme

OS TECIDOS EPITELIAIS FORMAM AS GLÂNDULAS

PRINCIPAIS GLÂNDULAS SUBSTÂNCIA PRODUZIDA ONDE ATUAM SUDORÍPARAS Suor No equilíbrio térmico. SEBÁCEAS Sebo. Impedir que muita água seja perdida. PÂNCREAS Suco pancreático, insulina e glucagon. Na digestão e no equilíbrio da glicose no sangue. HIPÓFISE GH, prolactina e ADH. Crescimento, produção de leite e regulação da água. OVÁRIOS Estrógeno e progesterona. Características secundárias na mulher(puberdade) TESTÍCULOS Testosterona Características secundárias no homem (puberdade)

TECIDO CONJUNTIVO

FUNÇÕES E COMPOSIÇÃO São responsáveis pelo preenchimento, sustentação e transporte de substância. Apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância extracelular; A classificação desses tecidos baseia-se na composição de suas células e na proporção entre os elementos da matriz extracelular.

Assim como o cimento liga um tijolo a outro o tecido conjuntivo liga os órgãos e as células.

TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS FROUXO DENSO ADIPOSO TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS CARTILAGINOSO ÓSSEO HEMOCITOPOÉTICO

TECIDO CONJUNTIVO FROUXO Preenche espaços não ocupados por outros tecidos. Envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos e linfáticos. As fibras desse tecido estão frouxamente unidas entre si e podem ser de três tipos: elásticas, reticulares e colágenas. Fibras elásticas: são formadas proteínas, as elastinas e apresentam boa elasticidade.

TECIDO CONJUNTIVO FROUXO Fibras colágenas: são muito resistentes à tração. Fibras reticulares: são formadas por colágeno bem finos e que se ramificam. Suas fibras se entrelaçam formando um retículo.

TECIDO CONJUNTIVO DENSO Há predomínio de fibroblastos e de fibras colágenas. Pode ser classificado em: Não modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes sem orientação fixa. Ex. derme. Modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa. Ex. tendões.

TECIDO CONJUNTIVO DENSO Tecido conjuntivo denso não modelado Tecido conjuntivo denso modelado

Tecido Conjuntivo Adiposo Nesse tecido a substância intercelular é reduzida e as células são ricas em lipídios. Esse tecido tem como funções: reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.

Tecido Conjuntivo Reticular Suas fibras e células são reticulares. Tem como função dar suporte a células formadoras de células do sangue. Pode ser encontrado na medula óssea vermelha, amígdalas, timo e baço.

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso A cartilagem tem a consistência firme, mas é flexível. Tem como funções: preenchimento de superfícies. É encontrada na orelha, nariz, traqueia e etc.

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso Suas células típicas são os condroblastos (produzem fibras) e os condrócitos. Cartilagem hialina: apresenta matriz homogênea, com quantidade moderada de fibras colágenas. Cartilagem elástica: além de fibras colágenas, apresenta grande número de fibras elásticas. Cartilagem fibrosa: é rico em fibras colágenas.

Tecido Conjuntivo Ósseo É responsável pela sustentação e contém sais minerais e colágeno, que fornece certa flexibilidade aos ossos. Suas células são os osteócitos.

Tecido Conjuntivo Sanguíneo È formado pelo plasma e células como: hemácias, leucócitos e plaquetas.

E o vírus Ebola, como se adquire? Paciente com a febre hemorrágica.

TECIDO MUSCULAR

CARACTERÍSTICAS As células do tecido muscular são chamadas de fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar; Pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.

TECIDO MUSCULAR O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária; Está presente nos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sangüíneos.

TECIDO MUSCULAR O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.

TECIDO MUSCULAR O tecido muscular estriado cardíaco apresenta uma contração rápida e involuntária.

TECIDO NERVOSO As células do tecido nervoso são denominadas neurônios; São capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.

VOCÊ SABE O QUE É A ELA? É uma doença degenerativa, provocada pela progressiva degeneração do primeiro neurônio motor no cérebro e no segundo neurônio inferior da medula espinhal.