NOVE NOITES BERNARDO CARVALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encerrando Ciclos (Fernando Pessoa).
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
UMA HISTÓRIA REAL Chamava-se Fleming e era um lavrador escocês pobre.
A Lenda da Noite Há muito tempo atrás, Arutana (um índio) adorava ouvir a Lenda da Noite, que seu pai morubixaba (o chefe da tribo) contava. Arutana adorava.
A lenda da noite Um dia uma indiazinha que se chamava Arutana pediu ao seu pai que contasse a lenda da noite. Ela escutava os pedaços da história e imaginava.
ALENDA DA NOITE Em uma tribo vivia um indiozinho chamado Arutana, mas esta tribo era diferente das outras, nesta não existia a noite.
O Cachorro e o Coelho.
Conto.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
ROSAS VERMELHAS Por:
Uma flor especial.
CICLOS CICLOS Içami Tiba.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Fantasmas Eles estão próximo a nós... Você não acredita, certo??? Vamos acompanhá-los nesta viagem eles esperam por você!!! PREPARE-SE para ACREDITAR!!!
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
ENCERRANDO CICLOS.
LENDA CHINESA.
APREDENDO A ORAR.
Um Bispo escocês percorria, sozinho e a pé, as montanhas de sua diocese. Quando se encontrava entre as árvores frondosas da floresta, a noite o surpreendeu,
Clique para passagem de slides
A FLOR DA HONESTIDADE.
HUMOR JUDAICO‏.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
O Poder.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
O VELHO QUE LIA ROMANCES DE AMOR
Portão do Paraíso.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Era uma vez, um homem muito trabalhador.
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Existem hoje na igreja três males que afetam o crescimento sadio e santificado. Esses três males tem sido um empecilho para muitos ministérios de romperem.
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
A visita.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Tapetinho Vermelho.
Então acompanhe esta viagem....
JORNAL NACIONAL William Bonner: “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”. Fátima Bernardes: “… mas graças à atuação.
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
CONTA-SE QUE, COM RAIVA POR TER SIDO TRAÍDO PELA PRIMEIRA ESPOSA, O REI XERIAR A CADA DIA DESPOSAVA UMA VIRGEM, E TODO DIA MANDAVA MATAR A ESPOSA COM.
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
Justificativa: • Escolhi este assunto, pois acho super importante que as pessoas entendam mais sobre o fato que através de um filme percorreu o mundo inteiro.
O espírito do amor. Autor: Ben Sherwood Editora: Editorial Presença Edição: 5º edição: fevereiro 2011 Coleção: Grandes Narrativas Nº de páginas: 243.
CICLOS EM NOSSAS VIDAS..
Ciclos da Vida!!!.
Nicholas Sparks Apresentação elaborada por: Maria José – 8º C.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Moral médica. Um jovem, acaba de se licenciar em Medicina...
Nádia, protetora de animais deficiente, pede ajuda para seus 60 cães e 9 gatos.
As intervenções verbais do terapeuta
Moral médica. Um jovem, acaba de se licenciar em Medicina...
Descanse em paz, meu amor
CICLOS EM NOSSAS VIDAS. Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final..
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Transcrição da apresentação:

NOVE NOITES BERNARDO CARVALHO

Circunstâncias: fundamental para o desenvolvimento da trama Acontecimento histórico: o suicídio do antropólogo Buell Quain quando regressava à civilização - Retalhou-se e enforcou-se na frente de dois índios aos 27 anos Vivia com os índios Krahôs no Xingu em 1939 Circunstâncias: fundamental para o desenvolvimento da trama

ANOS 60 – garoto frequentou o Xingu contrariado Tal garoto virou escritor e reconstruiu a trajetória de Buell e de sua própria infância. A partir de um artigo de jornal, o narrador decide investigar as razões do suicídio depois de 60 anos.

DUAS NARRATIVAS LIGADAS DOIS NARRADORES DIFERENTES 1º - Engenheiro sertanejo – Manoel Perna – carta a um interlocutor, revelando as nove noites com o amigo do antropólogo. Carta-testamento a um amigo de Buell. 2º Narrador – jornalista – investiga todos os fatos que envolvem o suicídio no tempo presente. Ele visita o Xingu e vai para os EUA

Final: Mais dúvidas que esclarecimentos? O JORNALISTA: 12/05/2001 O narrador – personagem lê morte de Quain em um jornal da Folha de 1939, na véspera da 2ª guerra Quain voltava da aldeia Cabeceira Grossa para Carolina (hoje Tocantins)

TESTAMENTO E ISENÇÃO DE CULPA DOS ÍNDIOS IMPORTANTE! TESTAMENTO E ISENÇÃO DE CULPA DOS ÍNDIOS

Manoel Perna narra a chegada de Quain no Brasil até o Xingu - Foi fotografado O narrador conviveu com os índios desde criança (considerado louco). Dedicou a mesma amizade a Quain. Narrador-personagem – informa – cartas (destinatário/você) – ansiedade Índios falaram sobre o desespero do recebimento da última carta antes do suícidio

Problemas na família? Não ficaria mais na aldeia Os índios não sabiam de sua doença, mas os brancos, sim! Pediu que eles desinfetassem suas cartas antes de ler. Momentos de solidão

DESTINATÁRIO OCULTO DAS CARTAS DE QUAIN. Antes de ir para a selva, um homem misterioso lhe tirou uma foto, depois quis tirá-la de novo. DESTINATÁRIO OCULTO DAS CARTAS DE QUAIN. Tal homem tornou-se amigo e confidente de Quain. Eram amantes e separados por uma mulher que os dois eram envolvidos. Também falava de uma mulher - não sabia quem era. ESPOSA ou MULHER? Era casado? DÚVIDAS SOBRE A VERACIDADE DAS HISTÓRIA NOVE NOITES – PREPARAÇÃO PARA A MORTE DE QUAIN

Buell e a cicatriz na barriga Quain declarou que seu pai era cirurgião e o narrador, em sua própria conclusão, foi operado pelo pai. Dizia estar doente Quain levantou-se e partiu a pé com os índios e o narrador voltaria sozinho a Carolina Nove Noites: grande confissão ou preparação para a morte????

RELATO BIOGRÁFICO DO NARRADOR-JORNALISTA Por que a fascinação pela história de Quain?? Infância e morte do pai (doença rara) Pai mulherengo e gastador (funcionária cubana e libanesa) Foi internado em SP e lá dividia o quarto com um americano (fotógrafo). Rodrigo lia para ele. Pessoa que esperava... Viu em um artigo o nome de Quain (Cohen)

O narrador manda várias cartas tentando descobrir algo sobre os dois. Não teve êxito: os americanos vivenciavam a queda das torres gêmeas. O narrador vai até a NY na tentativa de encontrar o filho, caso não escreveria um romance. Em NY, entra em contato com o filho. Nada a ver com Quain

No final do livro, no avião de volta ele encontra um rapaz lendo o livro e falando sobre as suas descobertas.... Possíveis causas Entrevista dois índios – Problemas psicológicos – doença contagiosa – visitar a família – Influência de Levi-Strauss e sífilis.

7 cartas : Ruth Benedict (orientadora da Universidade de Columbia) Dona Heloísa Alberto Torres (diretora do museu do RJ) Manoel Perna (engenheiro de Carolina) Ângelo Sampaio (delegado) Eric Quain (pai) Charles Quaiser (cunhado) Missionário norte-americano

O narrador vai em busca do filho do velho que morrera no hospital, achando que esse velho poderia ter sido o fotografo amigo de Quain, mas quando o encontra, acha que seus traços se parecem não aos do velho mas aos de Quain. A realidade se desmancha....tudo é paranoia Trauma da infância que aproxima afetivamente ao narrador com Quain: Buell Quain também havia acompanhado o pai em viagens de negócios (...)