SENSE - 2004 MEDIÇÕES DE CAMPO ELÉTRICO E MAGNÉTICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

Marco Aurélio Martignoni
Noções primitivas! O que é um plano? O que é um ponto?
Critérios para Ligação de Consumidores
Trabalhos em Eletricidade
Apresentação Para Curso de Introdução a Engenharia Elétrica
APLICACAO NR – Aplica-se ao SEP – Sistema Eletrico de Potencia e ao SEC- Sistema Eletrico de Consumo _Fases : projeto, construcao, montagem,
TRABALHO PROXIMIDADE.
NR 10 BASICA.
Protecção das pessoas quando utilizadoras das instalações eléctricas
Efeitos Biológicos dos Campos Eletromagnéticos
Métodos de Cálculo para Análise de Risco a Arco.
AULA 7 INSTALAÇÃO DE CONDUTORES EM ELETRODUTOS E DIMENSIONAMENTO DE DISJUNTORES.
APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
A Radiação Não Ionizante e a atuação da Anatel
CHOQUE ELÉTRICO.
CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Engenharia e Segurança do Trabalho
Pesquisa de credibilidade
CHOQUE ELÉTRICO É uma perturbação acidental que se
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
O resultado da medição na presença de várias fontes de incertezas
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Sistema de Telefonia Celular O aparelho celular se comunica via ondas eletromagnéticas com as antenas que estão nos topos das torres (ERB), que fazem intercomunicação.
Considerações Objetivo: abordar o funcionamento básico do Sistema Móvel Celular.
Avaliação em Campo de Buchas em Transformadores de Potência – Fator de Dissipação a 60 Hz é Suficiente? Marcelo E. de C. Paulino.
Equipamentos para pintura
Normas técnicas brasileiras NBR da ABNT
Administração de Recursos Materiais e Patrimôniais. Turma: C03
IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE CONTROLE DE RISCO DE ENERGIA DE ARCO EM SUBESTAÇÕES INDUSTRIAIS: CASO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES/BA DA PETROBRAS Augusto.
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
CEA – FDAS Sistema de Aquisição de Dados para Ensaios em Vôo O sistema CEA-FDAS é um sistema de aquisição de dados desenvolvido especialmente para atender.
Transformadores Transformadores Corrente eléctrica alternada
TRANSFORMADORES.
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
TRANSFORMADA DE FOURIER
ALBERTO PIMENTA Director de Estratégia e Desenvolvimento CTT
SAÚDE OCUPACIONAL EXPOSIÇÃO A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS
PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL POR PROCURADOR DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA, DE JANEIRO A AGOSTO DE 2009 (C/ AUXÍLIO DE ESTAGIÁRIOS) GRÁFICO 01 40,25 41,00 31,25.
Propriedades Sejam conjuntos de um espaço vetorial Então:
Interação entre Transformadores e o Sistema Elétrico com Foco nos Transitórios Eletromagnéticos de Alta Frequência Apresentação e Análise dos Resultados.
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO SENSE 2004 EXPOSIÇÃO HUMANA A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS GERADOS.
CONCEITO DE CAMPO ELETROMAGNÉTICO
Comunicação de Informação a Curtas Distâncias
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES - RNI DE EXTRA BAIXA FREQÜÊNCIA (60Hz) - SUBESTAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS (STPC.O - JULHO 2002) Autores:
Medição eletromagnéticas
SPDA-Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Pára-Raios) Eng. de Segurança - Normando V. B. Alves Diretor Técnico da termotécnica Pára-Raios.
TERAPIA POR ONDA DE CHOQUE
Métodos para instanciar stops e moves
Indução Eletromagnética
CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS MÓDULO 05
Sistemas de Potencia A estrutura do sistema elétrico de potência compreende os sistemas de geração, transmissão, distribuição e subestações de energia.
Aplicação da Resolução Normativa nº398/10 às usinas e subestações pertencentes à CESP Allan Almeida de Lima Abril/2011.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelAvaliação Dielétrica | Set 2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos.
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
Prevenção Contra Choques Elétricos
CHOQUE ELÉTRICO O choque elétrico é a perturbação que se manifesta no organismo animal quando este é percorrido por uma intensidade de corrente elétrica.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 7 Prof
LAB_307 Prof. Dr. Cesar da Costa
Medição de Campos Eletromagnéticos Técnicas de Medição, caracterização de campos em ambientes industriais, urbanos e residenciais Athanasio Mpalantinos.
LDAT 138 kV Carajás – Atlântico/Campinas Brasília 19/11/2015 José Moisés Machado da Silva Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.
Introdução à Segurança com Eletricidade
Transcrição da apresentação:

SENSE MEDIÇÕES DE CAMPO ELÉTRICO E MAGNÉTICO

SENSE Os CEM em 50 e 60 Hz, coexistem em ambientes residenciais e de trabalho em fun ç ão da opera ç ão de qualquer tipo de equipamento el é trico, da existência de fia ç ão em pr é dios e tamb é m pela proximidade a linhas de transmissão e subesta ç ões de energia el é trica.

SENSE Campos Magnéticos nos Quartos das Residências Fonte: Zaffanella, 1993.

SENSE Níveis de Campo Elétrico e Magnético 40 V/m 70 mG 30 V/m 20 mG 10 V/m 40 mG 500 V/m 50 mG 2000 V/m 150 mG

SENSE Limites de Campos Valores recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotado para as instalações da Eletropaulo para o público em geral. CAMPO ELÉTRICO 4,17 KV/m CAMPO MAGNÉTICO 833 mG Para o público ocupacional, a NR 9 e NR 15 do Ministério do Trabalho são aplicadas. CAMPO ELÉTRICO 25 KV/m CAMPO MAGNÉTICO mG

SENSE Critério de Limitação da Exposição  Efeitos na saúde de caráter imediato, curto prazo, como estimulação de células nervosas do cérebro, nervos periféricos, músculos (incluindo coração) e choques e queimaduras causado por contatos;  Penetração no corpo humano; Campo elétrico baixa capacidade de penetração no corpo humano; Campo magnético, indução de pequenas correntes no corpo humano.

SENSE Critério de Limitação da Exposição  E feitos sobre tecidos e a probabilidade de serem irreversíveis, aumentam com a exposição crônica a densidades de corrente induzidas, acima do nível de 10 a 100 mA.m -2  Limitar a exposição para densidades de corrente maiores que 10 mA.m -2 na cabeça, pescoço e tronco na faixa de freqüência de 1Hz até 1 kHz;  Fator de segurança 10 para exposição ocupacional;  Fator de segurança 50 para exposição do público em geral.

SENSE Regulamentações Internacionais

SENSE Seleção dos Pontos de Medição Critérios Gerais:  Avaliação da planta da instalação para mapeamento dos campos elétricos e magnéticos a serem avaliados;  Outras fontes emissoras de campos eletromagnéticos;  Árvores e massas metálicas que interferem no campo elétrico;  Topologia do terreno

SENSE Seleção dos Pontos de Medição Linhas de Transmissão e Circuitos de Distribuição Critérios Técnicos:  Evitar ângulos fortes (superiores a 30  C);  Evitar transposição e cruzamento de linhas;  Medição no ponto no meio do vão;  Medição da corrente;  Curva de carga;  Geometria da linha ou do circuito;

SENSE Seleção dos Pontos de Medição Usinas e Subestações Critérios Técnicos:  Arranjo físico da instalação;  Fontes principais de emissão de campos; Transformadores e reatores; Cabos; Barramentos;

SENSE LINHAS DE SUBTRANSMISSÃO - MEDIÇÃO LONGITUDIONAL Torre 39 P7 P6 P5 P4 P3 P2 P1 P8 P9 P10 P11 P12 P13 Torre 40 43m 5m5m 86m

SENSE LINHAS DE SUBTRANSMISSÃO - MEDIÇÃO TRANSVERSAL Torre 40 Torre 39 P18 P17 5M P1 6 P1 = 43M P1 4 P1 5 86m

SENSE CIRCUITOS DE DISTRIBUIÇÃO – MEDIÇÃO LONGITUDIONAL P6 P2 P1 P3 15m 7,5m 1m P4 P5

SENSE ,5m P6 P4 P5 1m 1,5m CIRCUITOS DE DISTRIBUIÇÃO – MEDIÇÃO VERTICAL

SENSE

MEDIÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICO

SENSE MEDIÇÃO DE CAMPO ELÉTRICO

SENSE MEDIÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICO

SENSE MEDIÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICO

SENSE Medições no Sistema Elétrico da Eletropaulo LIMITE CAMPO MAGNÉTICO (B) ICNIRP LIMITE CAMPO ELÉTRICO (E) ICNIRP Valores Medidos de E (kV/m) LDA LTA SE Valores Medidos de B (mG) LDA LTA SE