OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO MOBILIZAÇÕES SOCIAIS FRANCESAS.

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Transcrição da apresentação:

OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO MOBILIZAÇÕES SOCIAIS FRANCESAS

VITÓRIA DAS RUAS: mobilização popular derruba proposta neoliberal na França Sua longa trajetória de lutas populares vem desde a sua famosa Revolução de 1789, quando parte da população derrubou a nobreza e o clero do poder e instituiu um governo pautado pelo grande marco ideológico da Revolução, conhecido por seu lema de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade.” Houve também outros movimentos paralelos a este, como a Comuna de Paris, O Maio de 68, entre outros.

Recentemente milhares de jovens desempregados das periferias das grandes cidades francesas saíram às ruas queimando carros e quebrando vitrines das lojas, após violentos confrontos com a polícia, e aproveitando-se da situação, o governo francês lançou o projeto do Contrato de Primeiro Emprego (CPE), alegando que essa era uma proposta para resolver o problema da falta de empregos no país.

A política neoliberal pretende basicamente diminuir a presença do Estado, dessa forma, setores como educação, saúde e outros setores básicos da sociedade, passam a ser regidos pela iniciativa privada.

É nesse sentido que episódios como os da França devem ser encarados como vitória dos movimentos populares contra o avanço do neoliberalismo. A retirada de pauta do Contrato do Primeiro Emprego não representa uma conquista popular e sim uma vitória pela permanência dos direitos dos trabalhadores e uma derrota do capitalismo.

Maio de 1968: protesto contra a exploração capitalista Período marcado pela greve geral iniciada pelo movimento estudantil francês em maio de 1968, mobilizou setores da classe operária, dos sindicatos, dos professores, de diversos profissionais e toda a população francesa num movimento contra o sistema capitalista

Em 1968, descontentes com a disciplina rígida, os currículos escolares e a estrutura acadêmica conservadora, estudantes de Paris organizaram protestos que levaram à ocupação das Universidades francesas.

Jovens e trabalhadores protestavam contra a situação do pós-guerra, as guerras e as ocupações imperialistas. Denunciavam a exploração capitalista e todas as modalidades de organização da vida social submersa ao poder, a sujeição, a discriminação e a exclusão.

Contra hegemonia, movimentos antiglobalização Nos anos 70 o plano socioeconômico do “bem-estar social” demonstra insatisfação por parte do capital, agora não tão promissor com o pós segunda guerra mundial.

O primeiro movimento antiglobalização que organizou resistência ao capitalismo, foi o EZLN em Chiapas no México, organizando eventos com o intuito de formar unidade na luta campesina.

Esses movimentos denominados antiglobalização, sem partidos políticos, movidos somente pela ideologia, unem-se sob uma só bandeira para contestar esta nova ordem mundial em ascensão imposto pelo capital.

Em 30 de novembro de 1999, em Seattle unem-se anarquistas, antimilitaristas, marxistas, feministas, ecologistas, ligas camponesa, organizações humanitárias, uniram-se contra a globalização numa reunião da OMC. Em todo mundo, movimentos antiglobalização organizam-se para tomar decisões e opor-se sobre o rumo do neoliberalismo e a globalização, mostrando força em sua oposição.

A Revolta dos Imigrantes No dia 27 de outubro, em Clichy-sus-Bois, na França, teve início a revolta dos imigrantes contra o racismo e o preconceito religioso francês.

Na década de 70, pós II Guerra Mundial, quando a reconstrução das infra- estruturas já estavam praticamente concluídas e os empregos saturados, os imigrantes deixaram de serem bem-vindos, passando a serem atacados pela população racista e xenófoba.

Ter nome ou sobrenome estrangeiro (especialmente africano ou árabe), pele mais escura e residir em alguma cite (conjunto de precários edifícios do Estado, semelhante a Cohab brasileira) ou ter estudado nas escolas dessas áreas já torna quase impossível conseguir um emprego, restando apenas os trabalhos precários e mal pagos, ou a miséria e a criminalidade.

O início de toda essa revolta se deu quando dois jovens de origem africana, que jogavam futebol na rua, morreram carbonizados em um transformador de energia e um ficou gravemente queimado, enquanto tentavam fugir da polícia por não terem os documentos de imigração.

No ano de 2006, quando a juventude e a classe trabalhadora mais uma vez sentiram que estavam prestes a perder direitos alcançados há anos, iniciaram então uma Greve Geral contra os métodos neoliberais que o atual governo buscava implementar.

Dentre as principais conquistas deste movimento tivemos a derrubada do Contrato de Primeiro Emprego (CPE) de Chirac/Villepin/Sarkozy. O CPE daria aos patrões direitos autoritários e abusivos, como por exemplo, o de demitir o empregado a qualquer instante e sem nenhuma justificativa. É como se o trabalhador fosse um objeto, quando esse deixa de ter sua utilidade é descartado

Em suma, a juventude francesa como frente do movimento e sua experiência tem que servir de base aos nossos movimentos. Não será fechando nossos olhos para os fatos que derrotaremos as práticas capitalistas, neoliberais e imperialistas, ou mesmo seus tentáculos como a falta de professores ou de recursos para a educação. “A nossa história, é a história da luta de classes” (Karl Marx).

Será que somos bem informados? A Grande Mídia tratou os manifestantes franceses como vândalos, baderneiros, para os jovens manifestantes, e chamam de distúrbios as ações deles. Fazendo isso ela cria uma certa confusão entre seus telespectadores, e eles se perguntam: Por que jovens cheios de saúde e com tanta força para trabalhar se revoltariam contra uma lei trabalhista? Entre outras interrogações.

Enquanto se propaga a idéia de baderna na França, partidos de esquerda no Brasil apóiam as manifestações francesas, assim como sindicatos brasileiros e internacionais. Todos com o intuito de mostrar com maior clareza os acontecimentos,de forma diferente do que aparece na Grande Mídia

Mesmo assim, o movimento estudantil brasileiro e a mídia alternativa conseguiram mostrar para parte da população uma versão mais completa dos fatos. E para essas pessoas a manifestação não foi despropositada, nem feita por baderneiros e vândalos, mas sim por uma população que resiste e luta por melhores condições de vida.

OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO CORDENADOR DO MURAL: Carla Luciana Silva; Luiz Fernando Zen Alunos envolvidos no projeto: Carlos Maurício Trindade Fernando Chlad Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva Gervasio Cezar Junior Priscila Marchini Marins Rita de Cássia da Silva Kneib