Sistema Endócrino I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Fisiologia do Exercício
Sistema Endócrino.
Hipófise.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Colégio INEDI Biologia
O eixo hipotálamo/hipófise
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
Glândulas e Hormônios Prof.César Lima
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
Salivares, Sudoríparas,
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO OU HORMONAL.
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Víctor Pessoa.
SISTEMA ENDÓCRINO Professor:João Paulo Professor: João Paulo.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Sistema endócrino (glândulas e hormônios)
Sistema endócrino.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Colégio Maria Imaculada
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS I – AULA 3
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS.
Fisiologia do Exercício
FISIOLOGIA DO SISTEMA HIPOTÂLAMICO – HIPOFISÁRIO.
Msc. Rosiane Nascimento Alves
Sistema Endócrino O que define a hora de o beber nascer?
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO Lourenzo Brito.
SUPER BIO PARTICULARES PROFESSOR DALTRO.
Prof. Esp. João Henrique Nogueira
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Sistema Endócrino.
Disciplina de Fisiologia
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,
SISTEMA ENDÓCRINO.
ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

Sistema Endócrino I

O sistema endócrino corresponde ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo. O sistema endócrino e o sistema nervoso funcionam de forma diferente, mas interagem para modular e coordenar as atividades metabólicas do organismo.

Hormônios Os hormônios são mensageiros químicos secretados pelas glândulas endócrinas e enviadas, através da corrente sanguínea, às células ou órgãos-alvos. Classificação dos hormônios: - Proteínas insulina, glucagon, FSH. - Derivados de aminoácidos tiroxina e adrenalina. - Esteroides progesterona e testosterona.

Componentes Glândulas endócrinas, ricamente vascularizadas, de modo que seu produto é liberado em espaços estreitos do tecido conjuntivo, entre as células e os leitos dos capilares, através dos quais entra na corrente sanguínea. -Exemplos de glândulas endócrinas: hipófise, tireoide, paratireoides, as adrenais, o pâncreas endócrino e as glândulas. Células endócrinas, localizadas no interior de certas partes do corpo.

Hipófise Constituída de dois tipos diferentes de células endócrinas: -adeno-hipófise – origina-se de um tecido epitelial, como as outras glândulas endócrinas. -neuro-hipófise – é um prolongamento do hipotálamo constituído por neurônios modificados. Tem, portanto, origem nervosa. Observação: os hormônios produzidos na hipófise podem agir sobre tecidos não endócrinos, ou então podem agir modulando a atividade de outras glândulas.

Hipófise Situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada cela túrcica. Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um grão de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adenoipófise) e o lobo posterior (ou neuroipófise).

Hormônios produzidos no hipotálamo e liberados pela neuro-hipófise: -Ocitocina -ADH (hormônio antidiurético) Hormônios da adeno-hipófise: -TSH (hormônio tireotrófico) -ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) -FSH (hormônio folículo estimulante) -LH (hormônio luteinizante) -GH ou STH (hormônio do crescimento ou somatotrofina) -Prolactina

Hormônios eliminados pela neuro-hipófise Ocitocina ADH Regula o balanço hídrico do corpo, aumentando a reabsorção de água; Causa contração da musculatura lisa das arteríolas, aumentando, assim a pressão sanguínea; Pode restaurar a pressão sanguínea normal após hemorragia severa. A deficiência de ADH causa diabete insípido. O ADH é inibido pelo álcool etílico. Estimula as contrações do útero durante e depois do trabalho de parto. Provoca as contrações de células localizadas ao redor dos ductos das glândulas mamárias e, consequentemente, a ejeção do leite.

Hormônios da adeno-hipipófise - TSH (Tireotrófico ou tireotrofina) - ACTH (adrenocorticotrófico) FSH (folículo estimulante) - LH (luteinizante) GH (Hormônio do crescimento) Prolactina Estimula a tireóide a secretar seus principais hormônios. Sua produção é estimulada pelo hormônio liberador de tireotrofina (TRH), secretado pelo hipotálamo. Estimula o córtex adrenal. Na mulher, estimula o desenvolvimento e a maturação dos folículos ovarianos. No homem, estimula a espermatogênese.   Na mulher estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo. No homem, estimula a produção de testosterona pelas células instersticiais dos testículos. Atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Também aumenta a utilização de gorduras e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose no sangue (inibe a produção de insulina, predispondo ao diabetes). Promove a produção de leite nas glândulas mamárias.