Política no Segundo Reinado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

Segundo Reinado: o declínio do Império.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
O II REINADO – 1840 a 1889 FGFFGF.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
Revisão para prova Conteúdos: A independência das Américas inglesa e espanhola; O processo de independência da América portuguesa; O governo de D. Pedro.
Segundo Reinado: Política Externa.
Segundo Reinado: Política Interna.
MÓDULO 07 – PERÍODO REGENCIAL( )
O Segundo Reinado ( ) D. Pedro II.
SEGUNDO REINADO História do Brasil Prof. Osiel Lima.
BRASIL NO SÉCULO XIX CRISE DA MONARQUIA.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
SEGUNDO REINADO ( ).
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
A transição do império para a república no Brasil
O Segundo Reinado O governo de D. Pedro II
Crise da monarquia e o advento da República
A Proclamação da República
A Proclamação da República
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( ) BRASIL IMPÉRIO D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( )
A GUERRA DO PARAGUAI.
Revisão República!.
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Crise do 2º Reinado.
O SEGUNDO REINADO.
Segundo Reinado Política Externa.
Segundo Reinado no Brasil ( )
A República Brasileira
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Período Regencial e o segundo Reinado Prof. Osvaldo.
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
Política Externa no Segundo Reinado
O reinado de D. Pedro II.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
Ato Adicional de 1834: Primeira revisão da Constituição. Elaborado pelas várias correntes políticas do período, contribuiu para o avanço e a consolidação.
A consolidação do Império no Brasil
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
Segundo Reinado (política interna e modernização)
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
Prof. André Rosa
O SEGUNDO REINADO.
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Cap Crise do 2º Reinado.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Brasil Império: o período regencial (1831 – 1840) Janaina Araújo.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
Transcrição da apresentação:

Política no Segundo Reinado História

Política no Segundo Reinado História O golpe da maioridade (1840) Canção 1 Suba ao trono o jovem Pedro Exulte toda a Nação; Os heróis, os pais da Pátria Aprovaram com união. Canção 2 Por subir Pedrinho ao trono, Não fique o povo contente; Não pode ser coisa boa Servindo com a mesma gente. Quadrinhas populares cantadas nas ruas do Rio de Janeiro em 1840.

Política no Segundo Reinado História Política no Segundo Reinado Grupos políticos: Os grupos políticos que predominaram, no Segundo Reinado, foram os Liberais e Conservadores. Na teoria, Liberal significa aquele que busca mudanças significativas no país, nos aspectos políticos, sociais e econômicos. Conservador, por sua vez, significa aquele que não deseja mudanças profundas, preferindo manter as coisas como estão. No entanto, na prática, Liberais e Conservadores tinham muito em comum, pois pertenciam a grupos da elite brasileira, e geralmente eram fazendeiros e donos de escravos. Por este motivo, se diz que eram “farinha do mesmo saco”, ou seja, não havia muita diferença entre eles.

Política no Segundo Reinado História Parlamentarismo às avessas O Brasil procurou imitar o modelo parlamentarista inglês. Porém, o Poder Moderador ainda mantinha o controle político nas mãos de D. Pedro II.

Política no Segundo Reinado História

Política no Segundo Reinado História Revolução Praieira Pode ser considerado uma extensão dos conflitos que aconteceram no Período Regencial. Seu nome deriva da rua da Praia, onde se concentrava o jornal Diário Novo, principal apoiador da revolta. Ocorreu na província de Pernambuco, de 1848 a 1850. Foi uma revolta de caráter popular, liberal e separatista. Liderados por Pedro Ivo Veloso, os praieiros foram derrotados pelas tropas do imperador, em 1850. Entre as causas da revolta, podemos destacar: 1) Descontentamento dos políticos liberais diante do presidente conservador nomeado para a província. 2) Revolta da população contra a família Cavalcanti, que era do partido Conservador e concentrava a maior parte das terras em suas mãos. 3) Revolta do povo contra o controle do comércio pelos portugueses. 4) Defesa do fim do Império e implantação da República, de acordo com as idéias liberais iluministas.

Política no Segundo Reinado História Política Externa do II Reinado Questão Christie (1863) Conflitos diplomáticos entre Brasil e Inglaterra; As guerras platinas Campanhas militares brasileiras na região do Prata; Intervenção brasileira na política dos países do Prata (Uruguai e Argentina);

Política no Segundo Reinado História A Guerra do Paraguai Novas abordagens historiográficas; Disputas geopolíticas na América do Sul; Motor da guerra: conflitos regionais; Formação da Tríplice Aliança : ARG + BRA + URU; apoio da Inglaterra à Tríplice Aliança; Paraguai destruído e prejuízos para todos os envolvidos;

Política no Segundo Reinado História O desempenho da imprensa na Guerra do Paraguai T- E que fazem aqui esses três? C- É o Imperador do Brasil, o Visconde de Tamandaré e o Marechal Polidoro que estão em conferência secreta sobre a Guerra do Paraguai. (Adaptado de: TORAL, André. Imagens em desordem: a iconografia da Guerra do Paraguai (1864-1870). São Paulo: Humanitas / FFLCH-USP, p.184.)

Política no Segundo Reinado História O desempenho da imprensa na Guerra do Paraguai Tendo dado cabo de tudo quanto havia de bípedes no Paraguai, o El Supremo, que tem muita paciência acha ainda meio de reorganizar um novo exército de quadrúpedes, a quem faz [...] proclamação [...] à qual os soldados entusiasmados respondem: Au! Au! Au! Miau! Au! Miau! (Adaptado de: TORAL, André. Imagens em desordem: a iconografia da Guerra do Paraguai (1864-1870). São Paulo: Humanitas / FFLCH-USP, p.181.)

Política no Segundo Reinado História Diferentes visões da Guerra do Paraguai Fonte: Juan Manuel Blanes, A destruição causada pela guerra, 1880. Fonte: Victor Meirelles de Lima, Combate naval do Riachuelo, 2ª versão, 1882 / 1883.

Política no Segundo Reinado História A Questão militar Exército X Monarquia; Influência do positivismo junto aos militares; Defesa da causa republicana; Apoio à abolição da escravatura;

Política no Segundo Reinado História Crise e fim do Império A crise que levou ao fim do Império, no Brasil, foi decorrente de vários fatores sociais e econômicos. O abolicionismo, e a libertação dos escravos, fez o governo perder apoio dos fazendeiros. Além disso, alguns problemas envolvendo a Igreja Católica, abalaram as relações entre esta instituição e o imperador. O movimento para instalar o regime republicano, no Brasil, ganhava cada vez mais força, inspirado em países vizinhos. O regime imperial passou a ser considerado ultrapassado. O exército adquiriu muito prestígio depois da Guerra do Paraguai, e exigia maior participação nas decisões políticas. E foi o maior responsável pela mudança de regime. Assim, em 15 de novembro de 1889, representantes do exército proclamam a República, enterrando a Monarquia.

Política no Segundo Reinado História A crise da Monarquia Consequências da Guerra do Paraguai; Manifesto republicano de 1870; Enfrentamentos com a Igreja; Atritos com os militares; Abolição da escravatura;

Política no Segundo Reinado História Questão religiosa Conflitos entre Igreja e Estado; Distanciamento entre Igreja e Estado;

Política no Segundo Reinado História A abolição (1888) Perda do apoio dos proprietários de escravos; Perda da última e poderosa base de sustentação da Monarquia;

Política no Segundo Reinado História A Proclamação da República (1889) Ocorreu num contexto de transformações econômico-sociais; Aliança militares + aristocracia agrária; Ausência de participação popular; Formação e redefinição do sentido de cidadania;

Política no Segundo Reinado História A Proclamação da República

Política no Segundo Reinado História