A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA -
Definição A Expansão européia foi o processo de expansão de comércio, do poder político-militar e da cultura de diversas nações da Europa sobre o mundo, culminando na criação dos Impérios coloniais Europeus. Principal elemento dinamizador da Revolução Comercial.
Expansão Marítima e Comercial Causas Gerais Expansão Marítima e Comercial Econômicas Sociais Políticas Ideológicas Técnicas
Econômicas Desenvolvimento do capitalismo comercial e declínio do feudalismo Formação de uma economia de mercado Necessidade de novas rotas para os mercados produtores - especiarias no Oriente Escassez de metais preciosos
Sociais Ascensão da burguesia mercantil Busca de lucros Interesses da pequena nobreza terras, saques e prestígio
Políticas Formação das monarquias absolutistas Poder centralizado Busca de riquezas, terras e prestígio internacional Aliança dos reis com a burguesia apoio financeiro em troca do incentivo ao comércio
Ideológicas Teocentrismo X Antropocentrismo Reforma X Contra-Reforma Espírito de Guerra Santa Cruzadas.
Técnicas Desenvolvimento da navegação, dos armamentos, da bússola etc. Imprensa
Bússolas
Expansão Marítima Portuguesa Razão do pioneirismo português Centralização política precoce ascensão do rei D. João I de Avis, com apoio da burguesia (Revolução de Avis - 1385) Incentivo do príncipe D. Henrique, o Navegador Escola Naval de Sagres Burguesia mercantil dinâmica, aliada ao rei Paz interna e externa Tradição de cruzada contra os muçulmanos Posição geográfica privilegiada
- Batalha (Portugal): O Mosteiro da Batalha é o mais importante símbolo da Dinastia de Avis. Ele foi construído por iniciativa de D. João I, na seqüência de um voto à Virgem, caso vencesse a Batalha de Aljubarrota (1385), episódio triunfal que coincide com o momento fundacional desta casa reinante. Ao longo do século XV, praticamente todos os monarcas aqui deixaram a sua marca.
- Centro de Estudos Náuticos, fundado pelo infante Dom Henrique, o qual manteve até a sua morte, em 1460, o monopólio régio do ultramar. O "Príncipe perfeito" Dom João II (1481-1495) continuou o aperfeiçoamento dos estudos náuticos com o auxílio da sua provável Junta de Cartógrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho marítimo para as índias
Dom Henrique, o Navegador
A etapa Atlântico-Africana (séc. XV) 1415 - conquista de Ceuta, no Marrocos 1419/1427 - ocupação das Ilhas Atlânticas divididas em capitanias hereditárias, produção de açúcar e vinho para exportação, trabalho escravo 1443/1487 - estabelecimento de feitorias no litoral africano; entrepostos para o comércio de ouro, escravos, pimenta e marfim 1487/1488 - Bartolomeu Dias Contorna o Cabo da Boa Esperança no extremo Sul da África
Os Acordos com a Espanha Resultado da descoberta da América por Colombo (1492) Objetivo dos acordos divisão das terras a serem descobertas entre portugueses e espanhóis para evitar uma guerra Apoiada pela Igreja Não teve o reconhecimento das outras potências européias; 1493 - Tratado Inter-Coetera meridiano a 100 léguas das ilhas de Cabo Verde Não aceito por Portugal 1494 - Tratado de Tordesilhas meridiano a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde Substituiu o anterior.
A etapa asiática (séc. XVI) 1498- Vasco da Gama em Calicute, Índia Descoberta de uma nova rota comercial para o Oriente 1500 - expedições de Pedro Álvares Cabral para a Índia. “Descoberta do Brasil” 1506/1515 - criação do Império Português na Ásia por Afonso de Albuquerque. Controle do comércio de especiarias Apogeu de Portugal.