Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRONOMES.
Advertisements

As palavras QUE e SE Funções e emprego
Colocação Pronominal Ilustrada
O emprego do pronome pessoal
Termos Integrantes da Oração
O PRONOME.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
PRONOMES.
AULA 07 PRONOME.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Pronomes.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
PRONOMES.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
EMPREGO DOS PRONOMES. EMPREGO DOS PRONOMES CLIQUE NO TÓPICO DESEJADO PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO MENU PRINCIPAL PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO EMPREGO DOS PRONOMES.
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Pronomes Gramática – Aula 5.
AFE DE PORTUGUÊS.
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Pronomes anotações.
É a palavra que substitui o nome.
Classes fechadas de palavras
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
O pronome O pronome.
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
Estudo dos Pronomes Pessoais
Estrutura composicional do texto: a função do pronome
Fonologia – o estudo dos sons
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Pronomes.
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Pronome  É a palavra variável em gênero, número e pessoa que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
PRONOME RELATIVO.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Emprego dos pronomes pessoais
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
Adjetivos e Substantivos
CLASSES DE PALAVRAS  PRONOMES
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
PRONOMES PESSOAIS Singular 1ª Eu me, mim, comigo 2ª Tu te, ti, contigo
NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS
Pronome pessoal em adjacência verbal
Trecho do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Emprego dos Pronomes Pessoais
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
AULA 07 PRONOME. SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM ALGUÉM BATEU À PORTA PRONOME.
Pronome  É a palavra variável em gênero, número e pessoa que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivos Artigos Pronomes Numerais Substantivos.
Transcrição da apresentação:

Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.  

Os pronomes podem ser: Substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.   Ela era a mais animada da festa. Adjetivos: são aqueles que acompanham o substantivo.   Minha bicicleta quebrou.  

Classificação dos pronomes

O pronome pode ser de seis espécies: Pronome pessoal Pronome possessivo Pronome demonstrativo Pronome relativo Pronome indefinido Pronome interrogativo

Pronome pessoal Dividem-se em retos e oblíquos. O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblíquos.

Os pronomes pessoais retos são:

Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos. São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. Os pronomes pessoais oblíquos átonos, com formas verbais:   A mãe esperava-o ansiosa São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas. Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição: A mãe ansiosa esperava por mim.

Emprego dos pronomes pessoais » Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases: Eu vou à loja, talvez ele esteja lá. » Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos: Entre mim e ti há uma distância enorme.

» Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto (complemento verbal sem preposição):   A enfermeira examinou-o.   » Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto (complemento verbal com preposição).   O garçom oferece-lhe bebida.   » Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.   Fizeram de tudo para eu me emocionar.   Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

Pronomes pessoais de tratamento   Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa. Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Vossa.   Vossa Alteza precisa descansar.   Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.   Sua Alteza retornará em breve. 

Pronome possessivo São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída. Minha casa está sendo reformada.

Emprego dos pronomes possessivos Veja o exemplo:   “Meu carro estragou.”   Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o carro (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.  

» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade. Meu senhor permita-me ajudá-lo. Estamos orgulhosos por seus cinquenta anos. Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso. » Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo. Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.) Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.) Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)