MISSA Mariana, Nathália e Priscila ARS - 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Liturgia da Palavra ... Deus fala > o povo responde!
Advertisements

GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO
A MISSA PARTE POR PARTE Ir. M. Helena Teixeira
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
encontro pessoal e comunitário com Jesus
VAMOS À CEIA DE JESUS Sabem donde vem a Missa que celebramos todos os domingos? Vejamos com algumas imagens.
MISSA.
Vem e SEGUE-ME!!!.
Vivamo-la com o sacerdote
ENCONTRO DAS EQUIPES DE CELEBRAÇÃO
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Festa da Família 1ºAno.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Missa... O que não entendemos não nos diz nada....fica sem sentido...
O ANO LITÚRGICO..
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
O Pai Nosso na Quaresma.
Tríduo em louvor á São João Batista
Deus é Comunidade de Amor
Culto à Virgem Maria.
Maria a Bem-Aventurada
Semana Santa.
"Amou-os até o fim".
Baptismo do Senhor.
Tema: Semana Santa.
Santíssima Trindade.
A eucaristia Começar.
A Missão "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
A Comunidade.
IV Domingo do Tempo Comum A
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS CÂNTICOS LITÚRGICOS
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
RITOS INICIAIS Os Ritos Iniciais tem a finalidade de preparar a Assembléia Cristã a uma comunhão para ouvir e meditar a Palavra de Deus e celebrar e.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Batismo de Jesus.
A Santa Missa O encontro com Jesus.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
1.º) Pedir as luzes do Espírito Santo
JOÃO é seu nome.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Batismo de Jesus.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Olhando para o Céu Ascensão.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
EUCARISTIA OS JOVENS NA MISSA transição manual.
CATEQUESE COM ADULTO.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
A Missa– Parte por Parte
Transcrição da apresentação:

MISSA Mariana, Nathália e Priscila ARS - 2011

Origem do nome - A Celebração Eucarística recebeu esse nome no século XIII. - A palavra missa tem sua origem no latim: missa é o particípio passado do verbo “mittere”, que significa enviar. Portanto, em latim, equivale a “enviada”. - A palavra missa foi retirada da última frase dita pelo sacerdote ao final da celebração: “Ite, missa est” – Ide, foram enviadas. - Catecismo da Igreja Católica: “Santa missa, porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis (“missio”: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua vida cotidiana”.

Visão Geral - A gente não ama aquilo que não conhece. - A missa é a mesma para todos, mas a maneira de cada um participar pode ser diferente (fé). - Deus quer amigos e não escravos. - Às vezes fazemos muitas coisas sem saber por quê. - Prestar a atenção somente nas falhas humanas do rito.

Por que ir a Igreja? - A Igreja foi sempre a casa de Deus e o lugar de oração. - O próprio Jesus frequentava o Templo de Jerusalém. - O Senhor condena a oração sem sinceridade. (Matheus 15, 8) - Importância da oração em comunidade. (Matheus 18, 19-20) - O próprio “Pai Nosso” é uma oração comunitária. - A palavra igreja significa Assembleia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.

Roteiro da Missa RITOS INICIAIS - Monição ambiental............................... de pé - Canto de entrada .................................. de pé - Acolhida e saudação ............................. de pé - Ato Penitencial ..................................... de pé - Hino de louvor (Glória) ........................ de pé - Oração “Coleta” .................................... de pé LITURGIA DA PALAVRA - Monição Para a 1ª Leitura .................... sentados - Proclamação da 1ª Leitura ................... sentados - Salmo Responsorial .............................. sentados - Monição para a 2ª Leitura .................... sentados - Proclamação da 2ª Leitura ................... sentados - Monição para o Evangelho ................... sentados - Proclamação do Evangelho .................. de pé - Homilia (Pregação) .............................. sentados - Profissão de Fé (Creio) ......................... de pé - Oração dos fiéis ................................... de pé

LITURGIA EUCARÍSTICA PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS - Canto e Procissão das Oferendas ................ sentados - Apresentação do pão e do vinho.................. sentados - Presidente lava as mãos .............................. sentados - Orai, irmãos! ............................................... de pé - Oração sobre as Oferendas ......................... de pé ORAÇÃO EUCARÍSTICA - Prefácio e “Santo” ........................................de pé - Invocação do Espírito Santo ....................... de pé - Narrativa da Ceia ........................................ de joelhos ou de pé - Consagração do pão e do vinho .................. de joelhos ou de pé - “Eis o mistério da fé” .................................. de joelhos ou de pé - Lembra a morte e ressurreição de Jesus..... de pé - Orações pela Igreja ..................................... de pé - Louvor Final (Por Cristo...) ........................ de pé RITO DA COMUNHÃO - Pai-Nosso e Oração seguinte....................... de pé - Saudação da Paz .......................................... de pé - Fração do Pão .............................................. de pé - Cordeiro de Deus ......................................... de pé - Felizes os convidados................................... de pé - Distribuição da Comunhão ......................... sentados - (Canto de ação de graças) ........................... sentados - Oração após a Comunhão ............................ de pé RITOS FINAIS - Comunicados e convites................................ de pé - Bênção final .................................................. de pé - Despedida (Ide em paz!) .............................. de pé

Ritos Iniciais - Monição Ambiental: o comentarista convida a Assembleia a participar da Celebração. - Canto de Entrada: procissão de entrada. - Sinal da Cruz: colocamos a nossa vida e toda a nossa ação nas mãos da Santíssima Trindade. - Saudação inicial: São Paulo terminava suas Cartas com essa saudação à comunidade.

Ato Penitencial - É um convite para cada um olhar dentro de si. - Reconhecer e confessar os pecados. - O arrependimento deve ser sincero. - É um pedido de perdão que parte do coração com um sentido de mudança de vida e reconciliação com Deus e com os irmãos. - A absolvição geral que o Presidente da Celebração dá no Ato Penitencial não é um Sacramento.

Hino de Louvor (Glória) - O Glória é um hino de louvor à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. - Vem logo depois do Ato Penitencial, porque o perdão de Deus nos faz felizes e agradecidos. - Se dirige ao Pai e a Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. - É cantado ou recitado nas Missas solenes. - Não é dito na Quaresma nem no Advento. - Não é dito em dias de semana para não perder o sentido de festa e solenidade.

Oração “Coleta” - Coleta vem do verbo latino “collígere” que quer dizer reunir, recolher, coletar. - A Oração “Coleta” quer reunir numa só oração todas as orações da Assembleia. - Começa com o “Oremos”: convite para que todos se coloquem em oração. - Tempo de silêncio em que cada pessoa faz mentalmente a sua oração pessoal. - O padre eleva as mãos e profere a oração, oficialmente, em nome de toda a Igreja. - No final todos respondem “Amém”.

Liturgia da Palavra Parte de maior importância: Deus nos fala solenemente Curiosidade: Concílio Vaticano II Como então associar essas coisas? Jesus insistia que a fé era um meio de salvação “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4, 4) “ Suas palavras são Espírito e vida.”

1ª Leitura Importância do Antigo Testamento Dificuldades encontradas no Antigo Testamento Conhecê-lo para entender a história Hoje em dia percebe-se isso também

Salmo Responsorial O que é? Como é feita sua seleção? O salmo auxilia as pessoas a fixarem melhor a leitura proclamada

2ª leitura Curiosidade: missas semanais e dominicais A leitura pode ser retirada dos Atos, Apocalipse e outros livros Também pode ser chamada “Leitura dos Apóstolos”

2ª leitura Atos: mostra a experiência da vida primitiva da Igreja Vinda do Espírito Santo Apóstolos dando testemunhos da Ressurreição Formação das primeiras comunidades cristãs Difusão da Igreja Cartas: doutrina cristã e orientações práticas para a vida das comunidades

2ª Leitura Apocalipse: convida os cristãos a estarem preparados para o regresso de Jesus. É uma carta de encorajamento.

Liturgia da Palavra Monição para o Evangelho: (sentados) Breve comentário, convidando e motivando a Assembleia a ouvir o Evangelho.

Liturgia da Palavra Canto de aclamação ao Evangelho: (de pé) É feito através do “Aleluia” ou outro canto, de acordo com o tempo litúrgico. Na Quaresma e no Advento o canto de aclamação não tem “Aleluia”. É uma espécie de “aplausos” para o Senhor que vai nos falar.

Liturgia da Palavra Proclamação do Evangelho: (de pé) É o ponto alto da Liturgia da Palavra. O Evangelho, como Mensagem de Salvação, é um só. Mas foi escrito por quatro evangelistas: Mateus; Marcos; Lucas; João.

Liturgia da Palavra Homilia: (sentados) O celebrante explica com suas próprias palavras os fatos narrados nos textos bíblicos. É explicação das palavras do Senhor. É uma pregação pela qual o sacerdote traduz e aplica a Palavra de Deus aos nossos dias. Quem faz a homilia fala oficialmente em nome da Igreja, movido pelo Espírito Santo. É obrigatória aos domingos e nas festas de preceito, e recomendável nos demais dias.

Liturgia da Palavra Profissão de fé (Credo): (de pé) Momento de os fiéis reafirmarem sua crença nas verdades fundamentais da fé. Com essa atitude queremos dizer que cremos na Palavra de Deus que foi proclamada e estamos prontos para colocá-la em prática. Tem por objetivo levar o povo a dar seu assentimento e resposta à palavra de Deus ouvida nas leituras e na homilia, bem como recordar-lhe a regra da fé antes de iniciar a celebração da Eucaristia. Há dois textos diferentes para a Profissão de Fé: o Símbolo Apostólico e o Símbolo Niceno-Constantinopolitano.

Liturgia da Palavra Oração dos Fiéis/ Oração Universal: (de pé) Oração por meio da qual os fiéis se dirigem em conjunto a Deus dizendo de seus anseios, necessidades e esperanças. É um súplica comunitária. Reza-se pelas seguintes intenções: Pelas necessidades da Igreja; Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo; Pelos que sofrem qualquer necessidade; Pela comunidade local. A Oração dos Fiéis encerra a Liturgia da Palavra.

Liturgia da Palavra Oração dos Fiéis/ Oração Universal: (de pé) Oração por meio da qual os fiéis se dirigem em conjunto a Deus dizendo de seus anseios, necessidades e esperanças. É um súplica comunitária. Reza-se pelas seguintes intenções: Pelas necessidades da Igreja; Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo; Pelos que sofrem qualquer necessidade; Pela comunidade local. A Oração dos Fiéis encerra a Liturgia da Palavra.

Cenas dos próximos capítulos Liturgia Eucarística Cenas dos próximos capítulos

Próxima Reunião Há quanto tempo a missa tem essa estrutura? O que está errado? A estrutura ou a gente?