Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

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Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 3º Ano Regência nominal na construção do texto.

REGÊNCIA NOMINAL NA CONSTRUÇÂO DO TEXTO Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto REGÊNCIA NOMINAL NA CONSTRUÇÂO DO TEXTO Vamos ler o fragmento do poema Dispersão, do poeta português Mário de Sá Carneiro. Perdi-me dentro de mim  Porque eu era labirinto,  E hoje, quando me sinto,  É com saudades ----- mim.  Imagem: Brian Boru / public domain

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Passei pela minha vida  Um astro doido a sonhar.  Na ânsia ----- ultrapassar,  Nem dei pela minha vida...  (...) Com que palavras poderíamos completar os espaços pontilhados? ( de – de ou por) - Quem tem saudades, tem saudades de alguém ou de alguma coisa. - Quem sente ânsia, sente ânsia de ou por alguma coisa.

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Logo a “percepção” que se tem ao empregar as palavras que faltavam no texto se deve a um mecanismo sintático chamado regência nominal e as palavras que o completaram chamam-se preposições. A escolha por determinada preposição não é ao acaso: foi escolhida a preposição certa porque o uso e o sentido determinam essa escolha. A palavra saudade e ânsia são substantivos (termos regentes) que necessitam de uma preposição para se ligar ao seu complemento (termo regido). Assim como os verbos, em algumas situações, os nomes também precisam de complementos para possuir sentido completo.

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Regência nominal é o nome que se dá à relação particular que se estabelece entre substantivos, adjetivos e alguns advérbios e os termos regidos por eles. Essa relação é intermediada por uma preposição. Muitos desses nomes apresentam a mesma regra dos verbos de que derivam. Veja: Quem obedece, obedece a alguém ou a algo Quem é obediente é obediente a alguém ou a algo. As preposições que ligam substantivos, adjetivos e advérbios a seus complementos podem variar.

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Mas para que possamos entender bem a regência nominal, é preciso conhecer as preposições, reconhecer o substantivo, adjetivo e advérbio e saber diferenciar o adjunto nominal do complemento nominal, pois nem todas as palavras que completam o sentido do substantivo são complementos nominais, que é o que estudamos na regência nominal. O adjunto adnominal se liga a um substantivo abstrato ou concreto com ou sem preposição. Normalmente o segundo termo indica posse e pratica a ação. Quando se tem uma ligação com o substantivo concreto, não resta dúvida, é adjunto adnominal, não podendo ser jamais um complemento nominal.

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Ex.: Casa de barro. Como a palavra casa é um substantivo concreto, a expressão “de barro” é um adjunto adnominal. Quando se tem uma ligação com um substantivo abstrato, tem que ser observado se o segundo termo recebe ou pratica a ação. Se pratica, é adjunto adnominal e se recebe é complemento nominal. Ex.:1- Amor de pai. 2- Amor ao pai. Na frase 1, “de pai” indica posse, pratica a ação, logo é adjunto adnominal. Na frase 2, “ao pai”, recebe a ação, logo é complemento nominal.

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto O complemento nominal vem ligado a um substantivo abstrato, adjetivo e advérbio sempre exigindo uma preposição. Ex: Sempre cauteloso com os amigos. Cauteloso – adjetivo Com os amigos – complemento nominal Os políticos deviam agir compativelmente com as ideias que defendem no palanque. Compativelmente – advérbio Com as ideias... – complemento nominal

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Iremos conhecer agora a regência de alguns substantivos em determinados contextos. Necessidade de: Veja, no poema Versos íntimos, de Augusto dos Anjos, o emprego dessa palavra: Acostuma-te à lama que te espera! O homem, que, nesta terra miserável, Mora entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera.

Medo de, a: Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Medo de, a: Leia o fragmento do poema Adeus à hora da largada, do poeta angolano Agostinho Neto. (...) ... teus filhos Com fome Com sede Com vergonha de te chamarmos Mãe Com medo de atravessar as ruas Com medo dos homens Nós mesmos. NETO, Agostinho. Sagrada esperança – São Paulo: Ática, 1985.p.9.

Vontade de: Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Vontade de: Vou-me embora pra Pasárgada (...) E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar _ Lá sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada. BANDEIRA,Manuel.50 poemas escolhidos pelo autor. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p.33. Imagem: marcusrg / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Certeza de: Vamos contextualizar na música. Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Certeza de: Vamos contextualizar na música. Tocando em frente – Almir Sater Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já sofri demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei Eu nada sei (...) http://www.mpbnet.com.br/musicos/almir.sater/letras/tocando_em_frente.htm Imagem: Cesarpedia / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Regências de outros substantivos: Admiração – a, por Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Regências de outros substantivos: Admiração – a, por Tenho admiração por meu pai. Devoção – a, para, com, por Tenho devoção por/ a Nossa Senhora Aparecida. Receio – de O aluno tem receio de não passar no vestibular.

Respeito – a com, para com, por Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Respeito – a com, para com, por Devemos ter respeito por/ para com nossos pais. Conciliação – entre O juiz participou da conciliação entre os políticos de oposição. Amor – a, por Tenho amor a/por minha profissão.

Regência de alguns adjetivos Aflito – com, por Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Regência de alguns adjetivos Aflito – com, por Estava aflito com/por sua chegada. Generoso – com O pai foi generoso com o filho. Bondoso – com, para, para com A mãe foi bondosa com/ para com a filha desobediente.

Rigoroso – em, com Afável – com, para com Gentil – com, de, para com. Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Rigoroso – em, com Foi rigoroso com a filha. Afável – com, para com Era afável com/ para com todos. Gentil – com, de, para com. O namorado foi gentil com/ para com a namorada.

Regência de Advérbios Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Regência de Advérbios Advérbios com sufixo -mente, originados de radicais de adjetivos, seguem a mesma regência dos adjetivos de que foram formados. Observe. As ações dos políticos deveriam ser compatíveis com as ideias que defendem em campanhas. Os políticos deveriam conduzir suas ações compativelmente com as ideias que defendem em campanhas.

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Lembramos também que um termo pode ser, ao mesmo tempo, regente e regido. Observem: “... a força de um país é igual à sua capacidade de acreditar”. SARMENTO, Leila Lauar; TUFANO, Douglas. Português-Literatura-Gramática- Produção de texto. Editora Moderna, v.3. 1ª edição, São Paulo, 2010. p.301. força - termo regente de um país- termo regido Igual- termo regente capacidade- termo regido e regente Acreditar- termo regido

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Assim como a regência verbal, o estudo da regência nominal também é importantíssimo para a construção de um bom texto. A linguagem popular admite os usos espontâneos da regência nominal, permite que o falante se expresse sem observar o emprego correto dessa regência. Mas é preciso conhecer as duas variedades linguísticas: a popular e a padrão (norma culta), uma vez que nos contextos formais deve ser evitado o uso coloquial.

Clique no link abaixo para ler a charge: Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Clique no link abaixo para ler a charge: http://www.google.com.br/imgres?q=tirinhas+sobre+regencia+nominal&hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=597&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=LTXs0moEqdADMM:&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html%3Faula%3D28414&docid=yVIjUAm8vENe_M&imgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000065/0000025205.gif&w=406&h=336&ei=VjXeT5SlBo-w8ASZ6qjiCg&zoom=1 1 . a. Identifique, na  charge, um exemplo de regência nominal. b. Qual  é a palavra que apresenta sentido incompleto? Qual é o seu complemento? 2. Comente sobre a crítica ao ensino público presente na charge . http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28414

Vamos ler um fragmento do poema: "Adiamento" de Fernando Pessoa Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Vamos ler um fragmento do poema: "Adiamento" de Fernando Pessoa Tenho vontade de chorar, Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro... Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo. Só depois de amanhã... http://www.paixaoeromance.com.br/poetasfamosos/ fernandopessoa/adiamento/adiamento.htm No texto, há um substantivo que possui complemento nominal, termo necessário à completude do sentido desse substantivo. Identifique-o. Imagem: S.A. e Maria José de Lencastre Licensing / public domain

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto 2. Que preposição vincula o complemento a esse substantivo? 3. Qual é o termo regido pelo substantivo? Respostas: 1- Vontade 2. De 3. chorar

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Veja este outro fragmento de Carlos Drummond de Andrade Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela...   Se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo:  é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva. http://www.paixaoeromance.com.br/poetasfamosos/carlosdrumonddeandrade/oamor/oamor.htm

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio Regência nominal na construção do texto Nesse fragmento do poema de Drummond, há uma inadequação quanto à linguagem formal de regência nominal. a) Identifique-a e reescreva-a de acordo com a norma padrão.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   2 Brian Boru / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:M%C3%A1rio_de_S%C3%A1-Carneiro.jpg 10/09/2012 11 marcusrg / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manuel_Bandeira.jpg 12 Cesarpedia / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Viola-minha-viola-30-anos-almir-sater_foto-cleones-ribeiro-31.jpg 21 S.A. e Maria José de Lencastre Licensing / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:216_2310-Fernando-Pessoa.jpg