MACHADO DE ASSIS: O BRUXO DO COSME VELHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Memórias de um sargento de milícias( )
Advertisements

O Alienista Machado de Assis.
O ESPELHO.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
ANÁLISE LITERÁRIA HAMLET O PODER DE UM JOVEM.
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela Confissões de Schmidt.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Dom Casmurro Machado de Assis.
Naturalismo O discurso.
Machado de Assis: o autor
O Realismo.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
Introdução a história de um garoto que sofria da corrupção e
Dom Casmurro (1899) Machado de Assis.
Professora: Tânia Valéria
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Literatura - Prof. Hélia
CONSELHOS.
Literatura Ariano Suassuna
“Amor de Capitu”, de Fernando Sabino
Machado de Assis ( ) Nasce no Rio de Janeiro Joaquim Maria Machado de Assis. Morre em 29 de Setembro de 1908 aos 69 anos.
Raul Pompeia.
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
Memórias Póstumas de Bras Cubas
Ovídio e a Contigüidade Universal
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
DOM CASMURRO Machado de Assis.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Professora: Aíla Rodrigues
LITERATURA 2013 Acesso Educação.
“TCHAU” Conto de Lygia Bojunga Análise de Alfredina Nery
Machado de Assis Características do Estilo do Autor
DOM CASMURRO MACHADO DE ASSIS.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Machado de Assis: vida e obra
A CONFISSÃO Flávio Carneiro.
Memórias de um sargento de milícias( )
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
DOM CASMURRO.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Machado de Assis e o Realismo
CARACTERÍSTICAS & CONTEXTO PROFESSORA CAMILE BACCIN
REALISMO NO BRASIL.
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
REALISMO.
Trabalho de literatura
Realismo - Naturalismo

Eu sou poeta.
REALISMO Revolução Industrial
Gêneros Teatrais.
→ elementos paratextuais
Eu sou um poeta.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela Confissões de Schmidt.
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
LOUCO SENTADO NO MURO Profª. Daiana Campani de Castilhos
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Dom Casmurro DOM CASMURRO (1889) Joaquim Maria Machado de Assis Rio de Janeiro,
Obra aberta. Maior escritor brasileiro de todos os tempos, Joaquim Maria Machado de Assis ( ) era um mestiço de origem humílima, filho de um mulato.
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Transcrição da apresentação:

MACHADO DE ASSIS: 1839-1908 O BRUXO DO COSME VELHO. ESCRITOR AVESSO À TELA ROMÂNTICA. SÓBRIO, COERENTE, RIGOR ANALÍTICO, ANÁLISE CORROSIVA DA SOCIEDADE. SOCIEDADE E A FORÇA DO INCONSCIENTE. DESMASCARA ESSÊNCIA E APARÊNCIA.

narrador Narrador em primeira pessoa que contamina o livro com sua visão subjetiva. Narrador problemático, irônico e enganoso que produz um texto ardiloso. Não é um contador de histórias, mas um seminarista e advogado. Pseudo autobiografia de Bento Santiago. Narrador e personagem traça o perfil da esposa Capitu. Distribui seu “eu” nos personagens.

visão Pessimista: causas das ações centra-se na vontade pessoal e no interesse.

temas Ciúmes Traição Será que conhecemos as pessoas Passagem do tempo Sonhos, felicidade versus a realidade crua. Não há mais heróis, apenas destinos sem graça.

título Dom Casmurro: apelido dado ao personagem. Indica alguém arrogante e anti-social.

Intenção Escrever o livro para restaurar no presente o equilíbrio. Escrita como forma de autoconhecimento. Memorial de acusação. Redimir-se de um fracasso.

GÊNERO Romance intimista, de personagem.

características Paródia Ironia Digressão Absurdo, surreal Humor Comparação com a música, a ópera. Intertextualidade. Frase sarcástica, brincalhona, obscura. Conversa com o leitor.

influência Luciano Samósata: paródia, lógica fantasiosa. Lógica luciânica: visão engraçada, riso, ironia. Erasmo de Roterdã: obra aberta, sem conclusão. Em D.C. transfere-se para o leitor a decisão sobre a traição.

tempo Tempo psicológico, da memória. Ritmo do interesse do narrador: animação e fastio. Segundo reinado. Início em 1857.

enredo Alinear: inicio com Bentinho já Dom Casmurro: velhice. Alinhavado ao enredo alinear está o estilo ziguezagueante.

ambiente 1) Itaguaí: Minas Gerais: os pais. 2) Rio de Janeiro: Matacavalos: vida com a família, a casa dos três viúvos. Glória : vida de casado. Engenho Novo: velhice.

personagens Pedro Santiago- pai de Bentinho, deputado em Itaguaí. Morre, quando Bento ainda é criança. Dona Glória- matriarca, religiosa, vista por Bento como Santa. É mimada pelos comensais. Representa um sistema social do segundo reinado, da mulher oitocentista brasileira, em que as relações baseiam-se no paternalismo com os parentes.

comensais Tio Cosme: advogado, viúvo, muito gordo e bonachão. Quer ensinar Bento a montar. Tia Justiça- velha, viúva, magra, maledicente. Padre Cabral- ensina as primeiras letra à Bentinho. José Dias- agregado da família, mania de superlativos, é um personagem caricato.Representa Iago.

outros Manduca: colega de infância de Bento, morre de lepra. Marcolini: compara o mundo a uma ópera, na qual se realiza um teatro sob a regência do Diabo. Pádua- pai de Capitu, dependia de Dona Fortunata. Aconselhava-se com Dona Glória. Dona Fortunata- mãe de Capitu.

principais Bento Santiago – nome remete à igreja católica. Iago: Othelo: Iago representa a consciente que atormenta Othelo.Personagem esférico. Abastado, perde o pai aos 4 anos, mimado pela mãe,dócil, criado sem crianças, influenciado pela mãe e por Capitu, depois por Escobar.

Desiste do seminário e torna-se, aos 22 anos, um advogado de sucesso Desiste do seminário e torna-se, aos 22 anos, um advogado de sucesso. Ciumento e inseguro. Velhice:cinquentão, viúvo, solitário e cético. Relações com prostitutas. Representa a classe mais favorecida: elegância, relações sociais.

Capitu- Símbolo do Capitólio: templo pagão romano. Personagem esférica, densidade psicológica. Bentinho a descreve como linda, com olhos de ressaca, oblíquos e dissimulados, ardilosa, astuciosa, fingida, hipócrita. Personagem densa e de comportamento insinuante.

Escobar de Sousa Ezequiel: Personagem tipo ou plana: representa os espertos e interesseiros. sem vocação eclesiástica, identifica-se com Bentinho. Decidido, gosta do comércio, ótimos com os números, habilidade intelectual. Bentinho insinua que o Escobar se interessava pela fortuna de D.Glória,

Sancha- amiga de Capitu, a fotografia da mãe de Sancha era parecida com Capitu. Bentinho insinua que às vésperas da morte de Escobar, Sancha teria olhado para ele, Bentinho, de forma insinuante. Casa com Escobar, tem uma filha: Capituzinha.

Ezequiel – seria o lenço do teatro de Othelo Ezequiel – seria o lenço do teatro de Othelo. A peça foi colocada no quarto de Desdêmona para despertar o ciúmes de Othelo. Arrastado para o internato, vai com a mãe para a Suíça. Aos 25 anos, Capitu morre e Ezequiel volta a ver o pai. Bentinho parece ter a visão de Escobar saindo do túmulo. Arqueólogo, Ezequiel morre de febre tifóide em Jerusalém.

Digressões- metáforas Modo como Bentinho vê a realidade. Verme A música A vaca de Homero Teatro Pinturas no teto da casa: César, Augusto, Nero... Mito de Abrãao e Isaac.

Finalmentes Há, na obra, um narrador conturbado, que mescla, em seu discurso: a objetividade e a subjetividade ressentida, o que resulta em uma ambiguidade insolúvel. Ao buscar “ atar as duas pontas da vida”, o narrador evade-se para o passado e ao mesmo tempo questiona a integridade do ser e o rendimento da escrita.

Por baixo do drama, há um escritor que procura resgatar-se por meio da escrita. Para tanto, cita a literatura universal. O narrador ao fazer tantos ziquezagues, deixa a tarefa de preencher lacunas ao leitor.

Jogo do mostra e esconde: ao mesmo tempo que apresenta capítulos que deixam a traição clara, apresenta outros em que se dúvida que o adultério existiu.