MANGUEZAL Warley Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Ecologia
Advertisements

A influência das marés no ecossistema manguezal
BIOMAS BRASILEIROS.
Zona Costeira e Marinha
O MANGUE.
FILOS ANIMAIS Poríferos e Cnidários.
Manguezal   O manguezal é considerado um ecossistema de transição, pois apresenta elementos terrestres e marinhos. Característico de regiões tropicais.
LIXO MARINHO.
Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra 3ª Fase EJA
A água e a biodiversidade
Claudio Paris – Magrão 22/09/2009 ENEM PESSOA 2009 Claudio Paris – Magrão 1.
Animais em extinção.
Recursos Biológicos Vídeo.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está.
Ambientes litorâneos.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Problema 4 TURMA 01. 4) Destes serviços, determinar os quais que são os mais impactados pela ação humana e aqueles que não estão tão impactados. Porque?
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Domínios Morfoclimáticos
Problema 6.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Mata Atlântica.
E.M.E.F. Ilza Molina Martins
POLUIÇÃODOSSOLOSPOLUIÇÃODOSSOLOS Trabalho Realizado Por: Ana Oliveira Turma: 11ºH – Curso técnico de comunicação – marketing, relações públicas e publicidade.
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
A vida na Biosfera Ana Clara Ciências.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Mico-Leão-Dourado Mico-Leão-Dourado Características: 1. Tem o corpo coberto por pelos; 2. É onívoro; 3. Vive na Mata Atlântica; 4. Vive por 15 anos.
Maria Aparecida Salles Franco
Diversidade Biológica
Curso de Ciências Biológicas Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 01 de Abril de 2013 Manguezais do Espírito Santo.
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
Esgotos Planeta Água: poluição
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS CIC/2016.  BIOMA conjunto de vida (vegetal e animal) com agrupamentos de vegetação contíguos e identificáveis em escala.
Impacto de macropredadores sobre a estrutura da meiofauna e macrofauna de marismas de Spartina alterniflora no Sistema Estuarino de Laguna (SC) J.D. Rodini,
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
ANÁLISE MORFOBIOCLIMÁTICA
Ministério da Educação Campus Natal/Cidade Alta
Distribuição da Vegetação Brasileira
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Fundação Florestal SMA PROPOSTA DE NOVO MOSAICO PELO PODER EXECUTIVO
Introdução à Parasitologia
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Morte Cadeia Alimentar
Caracterização da pesca artesanal e dos seus impactes nas comunidades marinhas do Litoral Norte Isabel Sousa Pinto Directora do Laboratório de Biodiversidade.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 5 19 jan
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Ciências Naturais – 8.º ano
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 1 05 jan
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 4 14 jan
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

MANGUEZAL Warley Ferreira

CARACTERÍSTICAS GERAIS O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais. No Brasil, existem cerca de 25.000 quilômetros quadrados de florestas de mangue, que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro. Os manguezais estão distribuídos desde o Amapá até Laguna, em Santa Catarina, no litoral brasileiro

VEGETAÇÃO Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue: Rhizophora mangle (mangue vermelho) Laguncularia racemosa (mangue branco) Avicennia sp (mangue preto, canoé) Conocarpus erectus (mangue de botão) A espécie Laguncularia racemosa, merece destaque por ser a única espécie típica de mangue encontrada no Arquipélago de Fernando Noronha, no único manguezal na Baía do Sueste VEGETAÇÃO

FAUNA A fauna dos manguezais representa significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Os estoques de peixes, moluscos e crustáceos apresentam expressiva biomassa, constituindo excelentes fontes de proteína animal de alto valor nutricional. Os recursos pesqueiros são considerados como indispensáveis à subsistência das populações tradicionais da zona costeira

IMPORTÂNCIA Desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira. É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa. As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos. Constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas

IMPACTOS AMBIENTAIS Os principais fatores que causam alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do manguezal são: Aterro e Desmatamento Queimadas Deposição de lixo Lançamento de esgoto Lançamentos de efluentes industriais