Mapeamento das instalações esportivas da cidade do Rio de Janeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Advertisements

A EDUCAÇÃO FÍSICA, A EDUCAÇÃO E O ESPORTE: AS PERSPECTIVAS POLÍTICAS EM BUSCA DA CIDADANIA ALEXANDRE SCHERER.
O Currículo na Educação Infantil
TELEVISÃO e EAD Instrumento massivo de educação,
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA – CEARÁ
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Arquitetura das redes sociotecnicas em São Paulo e no Rio de Janeiro
Economia da Informação
MISSÃO: formar professores de educação física
OLÍMPIADA ESPORTIVA CULTURAL
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Comunicação e Formas de poder.
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
Introdução à Sociologia
Sistema Nacional de Inovação Gestão da Tecnologia e da Inovação Tecnológica Prof. Otávio Pereira Aula 6 e 7 Turma Segunda-Feira 2005/2 2005/2.
Educação Permanente em Saúde :
Estudo de cunho etnográfico sobre alunos de origem popular
Estágio Supervisionado PE: ES
SAP0310 – Planejamento Ambiental e Urbanismo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
QUESTÕES NORTEADORAS Quais são os potenciais educativos existentes no território? Quem são as pessoas/grupos que usufruem dos recursos educadores de.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Provocação e reflexão Crítica ao mito da Ciência e Tecnologia:
Primeiras noções de escala: elaborando plantas.
Perfil do jovem brasileiro (18 a 24 anos)
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Autor: Pricila Arrojo da Silva
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Observatório Educação e Cidade
ESTRUTURA SÓCIO ESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (RMB): reflexões sobre a distribuição dos tipos sócio-ocupacionais de 1990 a 2000 Departamento.
Lazer e Política Será que um tema considerado tão “ingênuo” quanto o lazer está tão distante de um tema considerado tão “sério” quanto a política? Será.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Viviane Silva da Rosa - UFSC
Marcelo P. Pardini e Arthur Pereira
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
EDUCAÇÃO “A VIDA É UMA GRANDE UNIVERSIDADE,MAS POUCO ENSINA A QUEM NÃO SABE SER ALUNO...”
Desigualdades sociais no Brasil
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Carolina Oliveira Guilherme Barbosa Otávio Kaiser Renata Gonçalo Tábata Major Viviene Bauer.
PROMOTORES IMOBILIÁRIOS
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Etapa de Conceituação Projeto Arquitetônico IV
ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ Análise de Cotas do Vestibular de 2009 e períodos letivos de 2004 a 2009.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O que é Microcrédito? Empréstimo de valores oferecido a Pequenos Empreendedores e as pessoas que vivem do que produzem. Pessoas com dificuldade de acessar.
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Informações técnicas Assuntos: Barcos, esportes, turismo e outros Distribuição Gratuita : Brasil Tiragem: exemplares Periodicidade: Bimestral Especificações:
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
As cidades globais.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
Escola: Coopen Aluna: Marcela Série: 5° ano A
Região Sudeste Escola: COOPEN Série: 5° ano A Aluna: Maria Luíza.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
Click to edit Master subtitle style. José Martins José Martins Rodrigues Neto: Licenciatura em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Hélio Alonso –
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Mapeamento das instalações esportivas da cidade do Rio de Janeiro. Acadêmico Marcelo da Cunha Matos Prof. Ms. Guilherme Ripoll

Desenvolvimento 1° momento: Bangu e Botafogo Bairros de classes sociais distintas (acesso aos bens culturais da cidade e distribuição de renda diferenciadas), podemos constatar que: Em Botafogo, há maior número de clubes e escolas devido a: - Alta especulação imobiliária; - Maior poder aquisitivo da população;

Em Bangu, o número de praças públicas é maior devido a: - Baixa especulação imobiliária; - Alta procura da população; (menor poder aquisitivo) 2° momento: Urca e Leme - Bairro de classe média e classe média alta, genuinamente residencial e militar, a Urca não possui nenhuma praça pública com instalações esportivas, concentrando a maioria da oferta de lazer esportivo nas instituições militares, clubes ou fora do bairro.

- No bairro do Leme, há apenas uma praça pública com uma pista de patinação, concentrando a maioria da oferta de lazer esportivo em sua única instituição militar, nos clubes, na praia ou fora do bairro. 3° momento: Cidade Universitária - Na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, a maioria das instalações estão concentradas na Escola de Educação Física e Desportos, sendo utilizada principalmente pelos alunos da Universidade.

- A cidade do Rio de Janeiro possui a maior malha cicloviária do país com cerca de 200km de pistas exclusivas. (Instituto Pereira Passos, 2005). - A maior parte desta encontra-se na Zona Sul carioca.

Conclusão - Assim, até o presente momento, já podemos detectar grandes diferenças na distribuição de equipamentos específicos para as diversas práticas esportivas entre os bairros já visitados e conseqüentemente as políticas públicas voltadas ao esporte. - A situação sócio-econômica de cada bairro, influenciada por sua população e pelo seu espaço, proporciona modificações, assim como na área esportiva e de lazer da sociedade. “O espaço é concebido como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade” (CORRÊA, 1995, p. 26).

FONTE: Revista Época. Fevereiro, 2005.

Instituto Virtual do Esporte (IVE) www.ceme.eefd.ufrj.br/ive Maiores informações: Instituto Virtual do Esporte (IVE) www.ceme.eefd.ufrj.br/ive