Carregar apresentação
PublicouNicolas Paranhos Farias Alterado mais de 8 anos atrás
1
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Profa. Dra. Ivone Garcia Barbosa FE/UFG ANPED
2
Trabalho docente... Capitalismo papel da ciência como força produtiva direta Fragmentação do trabalho A fragmentação das ciências... Oposição: ciências naturais/sociais/humanas/artes... Relação entre ciência e processo produtivo ciência: palavra latina scientia; provém de scire que significa “aprender ou alcançar o conhecimento”
3
Formação e atuação do professor: debates e pesquisas
Construção da identidade profissional Campo do trabalho Atuação: Educação Infantil Lócus de atuação: instituições [creche, pré-escola]; sistemas Fins/meios/modos de atuação... Campo da formação Políticas/lócus de formação Formação inicial; continuada; pós-graduação Presencial A distância Outros determinantes Classe social Gênero Relações étnico-raciais Dimensões políticas, sociais e culturais
4
DOCÊNCIA Experiências como aluno Políticas públicas
Formação inicial e continuada Contexto institucional Tradição pedagógica Condições de vida e interrelações Normatização Exercício profissional Condições de trabalho Políticas públicas Conhecimentos teóricos e práticos
5
dilemas entre os direitos e deveres no campo educacional...
Formação e atuação do professor... dilemas entre os direitos e deveres no campo educacional...
6
Universidade como lócus da ciência: relações com a formação
Instituição produtora e disseminadora do conhecimento científico (ensino-pesquisa-extensão) Compromisso com a sociedade na qual se insere Pontos de tensão: Qualquer conhecimento é ciência? Quem faz ciência e onde estão os cientistas?
7
Trabalho docente: influências epistemológicas...
Influência do Positivismo na Educação educação apenas como aprimoramento de indivíduos e da sociedade oculta função reprodutora e ideológica da educação O conhecimento como “coisa” (produto acabado a ser consumido) Influência de outras abordagens epistemológicas Educação como processo contraditório e multifacética Conhecimento como (re)criação [movimento e totalidade]
8
Conceito de práxis (docência)
Prática teorizada/teorizante S____________ O Prática Teoria Atividade do conhecimento C Atividade prática concreta do H(não está só no S ou no O)
9
trabalho docente e formação...
10
Políticas de formação inicial e continuada
Reformas educacionais Diversificação das instituições de ensino superior
11
Concepção técnico-profissionalizante
treinamento instrucional; Multiplicadores Professor tarefeiro; Manuais, Kits, modelos Homogeneização dos projetos de formação desqualificação/desprofissionalização do trabalho docente Modelação do perfil docente
12
Concepção sócio-histórica
Formação como projeto político social Base Comum Nacional Formação teórica sólida Autonomia universitária Respeito às especificidades: das várias instâncias e dos projetos formativos Diálogo e articulação entre as universidades e os sistemas de ensino com a participação dos diferentes sujeitos envolvidos Mediação apropriação de conhecimentos
14
Profa. Ivone Garcia Barbosa
(62)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.