A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior

2 A profissão de Psicólogo
Reconhecimento da Psicologia como profissão no Brasil: Lei de 1962. Exercício da profissão: uso de métodos e técnicas da Ciência Psicológica para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento. O psicólogo utiliza um conjunto de técnicas e de conhecimentos científicos que lhe possibilitam compreender o outro, seus discursos, expressões e gestos buscando uma análise das razões dos atos, pensamentos, desejos e emoções de outro ser humano.

3 A intervenção do Psicólogo
“A intervenção do psicólogo é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos específicos do Campo da Ciência” (Bock, 2002). Difere da atitude de senso comum – amigo Psicologia = intervenção a partir da perspectiva da Promoção de Saúde. Saúde = bem estar bio-psico-social. A Psicologia utiliza-se, portanto, do Conhecimento Científico (Teorias Psicologias) e de métodos e técnicas próprias de investigação da vida psicológica e do comportamento humano: Testes Psicológicos Técnicas de entrevistas Técnicas de observação e registro de comportamento. A partir da coleta e análise de dados, o psicólogo poderá planejar sua intervenção: terapia, treinamento, orientação ou intervenção institucional – visando à promoção da saúde.

4 Psicologia X Psiquiatria
Campos de saber e de atuação diferentes: Psicologia: visa estudar os processos e o funcionamento psicológicos, não assumindo o compromisso com o patológico – “Normalidade”. Psiquiatria: foco nos aspectos e funcionamento psicológicos que se desviam da “normalidade” – patológico. Aproximação entre a Psicologia e a Psiquiatria – Psicanálise: patológico = exacerbação do funcionamento normal da Psique. Década de 50 – novo distanciamento das duas áreas de conhecimento: o desenvolvimento da Psicofarmacologia – bases biológicas e orgânicas da Psiquiatria. Trabalho interdisciplinar entre Psicologia e Psiquiatria

5 A finalidade da Psicologia como Profissão
Psicólogo = Profissional de Saúde. Saúde: Bem-estar físico, mental e social (OMS). Saúde = “conjunto de condições, criadas coletivamente, que permitem s continuidade da própria sociedade” (Bock, 2002). Na promoção da Saúde, o psicólogo deverá intervir em casos de doenças e sofrimentos psíquicos. Na promoção da Saúde, o psicólogo deverá considerar que a saúde mental de um indivíduo está diretamente ligada às condições materiais de vida (alimentação, habitação, emprego, educação, cultura, lazer, acesso a bens e serviços etc)

6 As áreas de atuação do psicólogo
Instituições de Saúde: consultórios, hospitais, centros de saúde – intervenções terapêuticas a partir de diagnóstico e análise psicológicos. Instituições educacionais: escolas, creches, orfanatos – foco no processo pedagógico a partir das técnicas e métodos científicos da profissão. Promover saúde no espaço educacional. Empresas e indústrias – foco nas relações de trabalho e no processo produtivo. Promover saúde no espaço organizacional. Magistério de Ensino superior e Pesquisa – foco no corpo de conhecimento produzidos pela Ciência Psicológica. Outras áreas: Esporte, Publicidade e Marketing, JUSTIÇA (PSICOLOGIA JURÍDICA). Atuação interdisciplinar em todas as áreas = construção compartilhada de conhecimento


Carregar ppt "Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google