A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema"— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema
A cidade e o urbano Projetamos este modelo para que cada membro da equipe do projeto tenha um conjunto de slides com seu próprio tema. Membros, eis como adicionar um novo slide ao seu conjunto: Marque onde você deseja adicionar o slide: selecione um slide existente no painel Miniaturas, clique no botão Novo Slide e escolha um layout. O novo slide terá o mesmo tema do slide anterior. Tenha cuidado! Não chateie seus colegas apresentadores alterando sem querer seus temas. Isso pode acontecer se você escolher um tema Variante na aba Design, que altera todos os slides na apresentação com tal aparência. Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema

2 Urbano e rural Nem cidade e nem campo são conceitos puros, de fácil identificação ou delimitação.

3 Cada vez mais as fronteiras entre o espaço rural e o espaço urbano são difusas e de difícil delimitação. Cidade e campo referem-se a um conjunto de relações culturais. Sócio-econômicas e espaciais sem que haja dicotomia e/ou antagonismo entre eles.

4 Primórdios da relação campo-cidade:
Intrínseca relação com o campo: Divisão social do trabalho --- excedente --- distintas classes sociais Emergência de uma classe dominante que controla o excedente coletivo através de ideologias e pela força. Sedentarismo e constituição de uma hierarquia interna à comunidade. Movimento de bens e pessoas entre comunidades.

5 Cidade política: A submissão do campo pela cidade é política dada pelo controle do excedente por uma classe social dominante. Produção centrada no campo sendo a cidade o espaço não-produtivo.

6 Cidade mercantil: A entrada da praça de mercado altera a dinâmica das cidades e desloca o poder dos palácios e mosteiros para a praça de mercado. A burguesia adentra na cidade dando novo sentido a cidade política ao transformá-la em centro mercantil.

7 Primeira inflexão campo-cidade:
De cunho econômico: a produção do campo só se realizava na praça do mercado. Movimento voluntário do campo em direção a cidade. Amplia-se a dominação da cidade sobre o campo Aprofundamento da divisão social do trabalho

8 Cidade industrial: Entrada da indústria na cidade.
A cidade concentrou a população consumidora, a força de trabalho e as condições gerais de produção. A produção adentra no seio do poder. Subordinação total do campo à cidade.

9 Segunda inflexão na relação campo-cidade:
A indústria impõe à cidade a sua lógica centrada na produção. A cidade se reorganiza sob essa lógica. Sobressai o valor de troca sobre o de uso e o espaço da reprodução da sociedade se subordina às necessidades da indústria. Reprodução coletiva da força de trabalho  habitação e demandas associadas.

10 Tecido urbano: A cidade se expande e estende seu tecido urbano para as regiões circundantes estendendo as condições de reprodução para além dos limites da cidade. O URBANO é esse tecido que "nasce nas cidade e se estende para além delas, sobre o campo e as regiões".

11 Urbano: É "a manifestação material e sócio-espacial da sociedade urbano- industrial contemporânea estendida, virtualmente, por todo o espaço social". Designa "o conjunto das manifestações do predomínio da cidade sobre o campo".


Carregar ppt "Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google