GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PEGA / UNESC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE
Advertisements

O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Alterações Climáticas Um problema de todos
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Reciclagem e reutilização
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
Meio Ambiente..
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
LIXO MARINHO.
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Desenvolvimento sustentável.
Aquecimento global Efeito estufa.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
AQUECIMENTO GLOBAL.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Educação para a Sustentabilidade
Lixo Um tesouro.
RESÍDUOS.
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Política dos três Rs (4).
Segurança geral e pessoal
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CIPA 2013/2014.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
Problemas Ambientais.
AQUECIMENTO GLOBAL: O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
10 Diretivas do Município Verde Azul
Aquecimento Global.
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
Lixo Brasileiro.
Meio Ambiente.
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
O AQUECIMENTO GLOBAL Profª Tânia Lúcia Corrêa
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Easy.
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Separação e Reciclagem
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PEGA / UNESC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL ELIANI PIAZZA Msc. Ciências Ambientais Coord. Gestão de Resíduos Sólidos/ UNESC

AQUECIMENTO GLOBAL

O QUE É? Os raios solares atravessam a atmosfera e rebatem sobre a superfície da Terra, mas o calor fica preso pela camada de gases que paira sobre o planeta. É uma condição natural Efeito estufa Verifica-se um aumento sem precedentes dos gases da atmosfera nas últimas décadas, especialmente do gás carbônico (CO2). Em conseqüência, vem ocorrendo um aumento gradativo da temperatura média do planeta, o chamado aquecimento global Esse aumento de temperatura tem sido associado a mudanças climáticas, aumento da freqüência e intensidade de furacões, ondas intensas, incêndios, degelo, secas e elevação do nível de oceanos.

VOCÊ SABIA QUE... ▶ Segundo o Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC) divulgado em Paris, em 02/02/2007 prevê uma elevação de temperatura de 1,8º C a 4º C até 2100. ▶ Elevação de 1º C na temperatura global - Encolhimento das geleiras ameaça o suprimento de água para 50 milhões de pessoas; ao menos 300 mil pessoas morrem a cada ano devido à malária, à desnutrição e a outras doenças relacionadas com as alterações climáticas;

▶ Elevação de 2º C na temperatura global - 10 milhões de pessoas a mais expostas a enchentes nas regiões costeiras; entre 15% e 40% das espécies de seres vivos vêem-se ameaçadas de extinção; possibilidade de que a camada de gelo da Groenlândia comece a derreter de forma irreversível, o que faria com que o nível dos oceanos se elevasse em sete metros. Fonte:http://tilz.tearfund.org

▶ Elevação de 3º C na temperatura global - No sul da Europa, períodos de seca pronunciada a cada dez anos; entre 1 bilhão e 4 bilhões de pessoas a mais enfrentando períodos de falta de água; entre 150 milhões a 550 milhões de pessoas a mais expostas à ameaça da fome. www.revistacambrils.com

▶ Elevação de 4ºC na temperatura global - Safras de produtos agrícolas diminuem entre 15% e 35% na África; até 80 milhões de pessoas a mais expostas à malária na África; desaparecimento de cerca de metade da vegetação de tundra no Ártico. ▶ Elevação de 5ºC na temperatura global crescente intensificação da atividade oceânica, prejudicando seriamente os ecossistemas marinhos e, provavelmente, as populações de peixes.

RESÍDUOS SÓLIDOS A ABNT NBR 10004:2004, define os resíduos sólidos como: “resíduos nos estados sólidos e semi- sólidos, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

PARA ONDE VAI ESSE LIXO? Lixão....

Aterro Sanitário...

Incineração....

O QUE PODEMOS FAZER PARA MUDAR ESTA REALIDADE? Pratique os 3 R’s!!!

Reduza: Compre somente o que for necessário; dê preferência a embalagens retornáveis Reutilize: Aproveite garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos, guardar alimentos; Recicle: Separe papéis, papelão, vidros, latas e plásticos, para serem reciclados.  

PARTICIPE DA COLETA SELETIVA Não- Recicláveis » Papéis de bala » Embalagens de chips » Embalagens metalizadas » Chicletes »  Saches de molhos »  Papéis plastificados » Tocos de cigarro Recicláveis » Embalagens longa vida » Latas de alumínio » Embalagens plásticas » Copos descartáveis » Garrafas de vidro » Papéis em geral

TEMPO DE DEGRADAÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS Pilhas 100 a 500 anos; Papel 3 a 6 meses Plástico + de 100anos Alumínio 100 a 500 anos Vidro Indeterminado Chiclete 5 anos Fralda descartável comum 450 anos Nylon 30 a 40 anos Filtro de cigarro 5 anos

ECONOMIA COM A RECICLAGEM PAPEL & PAPELÃO 1 tonelada = 20 árvores PLÁSTICO 1 tonelada = 130 kg de petróleo; ALUMÍNIO 1 tonelada = 5 toneladas de bauxita; VIDRO 1 tonelada = 1,3 toneladas de areia;

Algumas vantagens da Coleta Seletiva Diminui a exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis; Reduz o consumo de energia; Diminui a poluição do solo, água e ar; Prolonga a vida útil dos aterros sanitários; Melhora a limpeza da cidade; Diminui os gastos com a limpeza urbana; Gera empregos para a população;

... mais qualidade, menos quantidade “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter... ... mais qualidade, menos quantidade mais cultura, menos símbolo de status mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado, mais animação, menos tecnologia de diversão, mais carinho, menos presente...” (Gerard Gilnreiner)

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O QUE É? O desenvolvimento sustentável "satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". Ou seja, é o desenvolvimento econômico, social, científico e cultural das sociedades garantindo mais saúde, conforto e conhecimento, sem exaurir os recursos naturais do planeta. (Gro Harlem Brudtland)

CONSUMO SUSTENTÁVEL

Água Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram.

ENERGIA... O QUE PODEMOS EVITAR:

Lixo... O QUE PODEMOS EVITAR: Reduza as embalagens Não jogue lixo na rua Participe da coleta seletiva Use os dois lados da folha

“NENHUMA ABUNDÂNCIA DE RECURSOS NATURAIS RESISTE A UMA EXPLORAÇÃO SEM RETORNO” (Paulo Nogueira)

OBRIGADA A TODOS!!! ELIANI PIAZZA Msc. Ciências Ambientais Coord. Gestão de Resíduos Sólidos/ UNESC