Romantismo Teatro, música e dança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
FREI LUÍS DE SOUSA Almeida Garrett
O ROMANTISMO Página Seguinte – 11º Ano.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Prosa Medieval Séculos XIII e XIV.
Comédia Dell’Arte.
Artes Plásticas Dança A dança é uma forma de se comunicar. sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Professora: Tânia Valéria
Humanismo Período literário.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Classicismo.
Literatura - Prof. Hélia
Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Romantismo em Portugal
A casa, uma parte de mim no mundo
História da Música Clássica
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
Principais características do
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
ROMANTISMO.
História da Música Clássica Bach - Concerto de Brandenburgo No. 3
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett  Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, mas passou a sua infância em Vila Nova de Gaia: “Nasci no.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Revisão – professora Margarete
CLASSICISMO Renascimento.
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
MÚSICA ROMÁNTICA 1810 à 1900.
Breve História do Teatro
Neoclassicismo.
Planejada e perceptível
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Teatro no Brasil.
Comédia Dell’Arte.
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
ARTE DO XIX.
Literatura Prof. Keila Garcia
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
R OMANTISMO N O B RASIL. INICIA-SE EM 1836 COM A PUBLICAÇÃO, NA FRANÇA, DA NICTHEROY - REVISTA BRASILIENSE, POR GONÇALVES DE MAGALHÃES. NESTE PERÍODO,
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
CRUZ E SOUSACASTRO ALVES VINICIUS DE MORAES ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Arte Popular Urbana Como se formou? Qual a sua importância?
William Shakespeare.
O ROMANTISMO NO TEATRO A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix.
Prof. Esp. Suzana de Morais
Transcrição da apresentação:

Romantismo Teatro, música e dança

Romantismo Entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, a Europa viveu o período do romantismo, movimento literário que atingiu a todas as outras formas de arte e ao próprio movimento social, incluindo a dança. As características principais desse movimento são a idealização do amor, a adoração do místico e a elevação do espírito, coexistindo, por tanto, um mundo real com um sobrenatural.

Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett. Na dramaturgia o romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o cotidiano, a subjetividade e a obra de William Shakespeare. No Romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (tempo, espaço, ação); passa-se do verso à prosa. Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro. Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.

Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) Alemão e autor de FAUSTO, obra que relata o mito de um homem que vende sua alma ao diabo em troca de juventude. Para ele, o teatro é a única manifestação artística capaz de se comunicar com multidões utilizando a poesia.

Ele promove a fusão da tragédia com a comédia num gênero que passou a se chamar de drama. Victor Hugo (1802 - 885) Francês

Os Miseráveis livro conta a histórias de Jean Valjean,que foi condenado á prisão por roubar um pedaço de pão.Jean Valjean é um homem de bom coração,mais a dureza da vida o transforma em uma pessoa rancorosa á quem todos temem.Quem lê esse livro percebe que na verdade Jean Valjen não é um homem ruim e sim sofredor,que carrega a marca da miséria e da injustiça social,e que seu rancor é apenas uma máscara para se proteger.

Friedrich von Schiller Teatro Os Bandoleiros (1781) A Conjura de Fiesco (1782) Intriga e Amor (1783) Don Carlos (1787/88) Wallenstein(1799) Friedrich von Schiller 1759-1805 Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII, e juntamente com Goethe, Wieland e Herder é representante do Romantismo alemão Alemão

La Traviata de Alexandre Dumas

Música Na música ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas. Durante o Romantismo houve um rico florescimento da canção, principalmente do Lied (‘canção’ em alemão) para piano e canto. O primeiro grande compositor de Lieder (plural de Lied) foi Schubert. As óperas mais famosas hoje em dia são as românticas. Podemos destacar como músicos deste período: Ludwig van Beethoven (suas últimas obras são consideradas românticas), Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner. No Brasil, destaca-se António Carlos Gomes

Dança Para visualizar as influências do romantismo sobre a dança, basta observar que os balés criados durante esse movimento pregam a magia e a delicadeza dos movimentos, onde a protagonista, apaixonada, representa fragilidade. Também são típicos os temas e personagens que envolvem a mitologia grega. O balé que marcou o início da fase romântica na dança foi “A Sílfide”, criado por Filippo Taglioni em homenagem a sua filha Marie Taglioni. As sílfides são imagens etéreas do eterno feminino, que dançam com um poeta sonhador em busca de um ideal, história e personagens tipicamente românticos.