REVISÃO – Exame Final - Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Répteis A.D. de Ciências.
Advertisements

Raiz Biologia CCI Sênior.
Répteis.
Os Cinco Reinos dos Seres Vivos
O reino vegetal, seus grupos principais, características e reprodução
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
REPRODUÇÃO NAS PLANTAS
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
RÉPTEIS.
CAULE.
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
FOLHA Funções: fotossíntese, respiração e transpiração.
Répteis Reptare= rastejar
A Organografia estuda a forma externa dos órgãos vegetais superiores.
A estrutura e partes das plantas.
Ambiente Adaptados a lugares com baixa umidade.
Reino Vegetal.
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Filo Chordata (Cordados)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Leonardo ,Lorena,Milena,Odécio
Grupo: Gabriel, Pedro, Rafael, Rômulo e Rodrigo.
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
As aves.
Professora Fernanda Landim
Reino Plantae Angiospermas
Reino Plantae.
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Peixes Anfíbios Répteis
O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA
Estudo dos órgãos vegetais
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°S ANOS
FOTOSSÍNTESE RESPIRAÇÃO TRANSPIRAÇÃO
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
Mais adaptados ao meio terrestre
REINO PLANTAE.
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
FLORES: Possuem uma função muito importante: a Reprodução.
MORFOLOGIA VEGETAL FOLHA E FLOR.
AULA 27 Aves.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)
Reino Plantae Professora: Vanesca 7º ano Ciências 2014.
Briófitas/Pteridófitas Gimnospermas/Angiospermas
MORFOLOGIA VEGETAL RAIZ E CAULE.
Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
ESTUDO DO CAULE O caule é o órgão da planta que faz a comunicação entre a raiz e as folhas. Sua principal função é a condução de seiva: Seiva Bruta (água.
Grupo: Isabella C., Júlia R. e Rafaella
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
Reino Vegetal.
Estruturas das plantas
Morfologia vegetal.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Flor.
Filo: Cordados Classe : Répteis
Reino Plantae Características Gerais : EUCARIONTES; PLURICELULARES;
Reino Vegetal.
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
RÉPTEIS.
REINO PLANTAE Professoras: Márcia e Aldeiza Itacoatiara/2015.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcôncio.
Elementos teórico conceituais de Ciências Naturais para as primeiras séries do Ensino Fundamental Bloco 3 – aula 3 Profa. Cláudia Galian.
ÓRGÃOS VEGETATIVOS E REPRODUTIVOS
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO – Exame Final - Ciências 7º ANO – 1° BIMESTRE

O SURGIMENTO DA VIDA Teorias relacionadas ao surgimento da Vida na Terra: Criacionismo: Deus criou a vida; Abiogênese (geração espontânea): a vida surge espontaneamente à partir da matéria morta ou em decomposição – ARISTÓTELES Biogênese – a vida surge de outro ser vivo já existente - REDI

EXPERIMENTO DE REDI

A ORIGEM DA VIDA A atmosfera primitiva era composta dos gases ( amônia, metano, gás carbônico e vapor d’água), esses gases que se combinaram com o auxílio descargas elétricas e raios ultravioletas que geraram energia, deram origem aos gases orgânicos; Esses gases chegaram à superfície terrestre com as chuvas e foram arrastados até os oceanos, lá começaram a se reproduzir (característica exclusiva dos seres vivos) e deram origem aos primeiros seres vivos, chamados – COACERVATOS.

COACERVATOS Os coacervatos eram seres Heterótrofos (não produzem seu alimento), assim se alimentavam de substâncias dissolvidas na água; Com o aumento acelerado dos coacervatos o alimento começou a ficar escasso, por evolução os coacervatos deram origem aos primeiros seres autótrofos (produzem seu próprio alimento); Esses “novos seres”são fotossintetizantes, isto é realizam a fotossíntese, com isso liberam oxigênio (O2) para a atmosfera.

DICAS: Na atmosfera primitiva não era possível a existência de vida, pois havia muitos gases tóxicos (NH3 e CH4); Com o surgimento do O2 e da água a vida começou a se desenvolver. Devido a alta temperatura da superfície terrestre, as chuvas que entravam em contato com o solo, logo evaporavam e tornavam a formar nuvens e cair, assim inicia-se o CICLO DA ÁGUA, que deu origem aos rios, mares, oceanos...

- AIDS ou SIDA – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. - Doença causada por vírus, que ataca o sistema imunológico; Assim, doenças conhecidas como oportunistas, se aproveitam da deficiência do sistema imunológico e atacam o organismo.

SINTOMAS - Febre, dor de garganta, cansaço,perda de apetite, vômito e diarréia. (sintomas comuns em diferentes viroses); - Depois dessa primeiro periodo de sintomas, muitas pessoas permanecem bem por um longo período (10 anos ou mais) – Isso ocorre porque as células de defesa destruídas continuam sendo substituídas pelo organismo.

TRANSMISSÃO - Transfusão de sangue; - Relação sexual; - Objetos cortantes contaminados; - Seringas ou agulhas contaminadas; - Gravidez.

ESTUDO DO CAULE O caule é o órgão da planta que faz a comunicação entre a raiz e as folhas. Sua principal função é a condução de seiva: Seiva Bruta (água e sais minerais) absorvida do solo pelas raízes é transportada até as folhas através dos vasos lenhosos (xilena → conjunto de vasos lenhosos). Seiva elaborada (nutriente produzidos durante a fotossíntese) transportados pelo vegetal através dos vasos liberianos (floema → conjunto de vasos liberianos). Também dão a sustentação as folhas.

TIPOS DE CAULES Caule aéreos: TRONCO: geralmente ramificados, resistente. Ex.: mangueira, ipê...

Caules Subterrâneos: Tubérculos: Possuem uma grande quantidade de reserva nutritivas. Ex.: Batata-inglesa.

Colmo: Caules onde é possível verificar, nitidamente, a presença de nós. Há colmos cheios → cana-de-açúcar e colmos vazios → bambu.

Estipe: Caule longo, geralmente reto, sem ramificação. Ex Estipe: Caule longo, geralmente reto, sem ramificação. Ex.: Palmeira, coqueiros.

Caules aquáticos: Caules que se desenvolvem dentro da água. Ex.:

Bulbos: Caules e folhas subterrâneas, como a cebola.

Rizomas: caules que crescem horizontalmente. Ex Rizomas: caules que crescem horizontalmente. Ex.: bananeira, gengibre e samambaia.

ESTUDO DAS FOLHAS Órgão da planta onde contém clorofila, responsável pela produção de alimento → fotossíntese.

Partes da folha → Limbo: Parte achatada da folha (lâmina). Em sua superfície encontramos orifícios microscópicos chamados estômatos (trocas gasosas). → Pecíolo: é a haste que prende a folha ao caule e ao ramo. → Bainha: é a parte mais dilatada da base do pecíolo.

Fotossíntese: Produção de alimento. FUNÇÃO DA FOLHA Fotossíntese: Produção de alimento. CO2 + H2O → Glicose + O2 Transpiração: A planta perde água na forma de vapor, permitindo o controle da temperatura. Respiração: Através da respiração os vegetais conseguem a energia que necessitam.

FLORES: Possuem uma função muito importante: a Reprodução. FLORES E FRUTOS FLORES: Possuem uma função muito importante: a Reprodução.

Partes das flores Pedúnculo: é a haste que prende a flor ao caule. Cálice: é o conjunto de folhas modificada, geralmente verde, chamadas sépalas, que protegem a flor. Corola: Conjunto de folhas, geralmente coloridas, chamadas pétalas. Androceu: Conjunto de estames, parte masculina da flor. Cada estame é formado por um filete e uma antera, onde são produzidos os grãos de pólen. Gineceu: Formada por uma conjunto de folhas modificadas, chamadas carpelos, parte feminina da flor. Cada carpelo apresenta: estigma, estilete e ovário.

FRUTOS PARTES DO FRUTO: → Pericarpo: óvulos fecundados → Epicarpo: Casca → Mesocarpo: Carnosa/suculenta → Endocarpo: envolve a semente

Falsos frutos (pseudofrutos)‏ Maça, pêra, caju ou morango são exemplos de pseudofrutos, pois a parte suculenta que comemos não originou do ovário da flor. → Na maça e na pêra o verdadeiro fruto é a parte mais interna e escura que envolve a semente. → Morango são aqueles pontinhos escuros. → No Caju o verdadeiro fruto é a castanha.

PLATELMINTOS ESQUISTOSSOMOSE- Barriga d’água TENIASE - Solitárias

PLATELMINTOS lombriga Ancilostomose - amarelão

OS RÉPTEIS Pele impermeável; Fecundação interna; Reprodução independente do meio aquático; Respiração pulmonar; Ovo com casca dura que impede que o embrião desidrate;

DIGESTÃO Carnívoros ou herbívoros; O sistema digestório termina com a cloaca; Boca – faringe – esôfago – estômago – intestino - Cloaca

CIRCULAÇÃO E RESPIRAÇÃO Respiração pulmonar; Circulação dupla: Coração – sangue CO2 – pulmão – sangue O2 -coração – corpo do animal Coração formado por 4 cavidades, separando sangue venoso do arterial.

REPRODUÇÃO Fecundação interna; Maioria é ovípara; Ovos – apresentam uma casca resistente que protege o embrião e permite troca gasosas com o ambiente.

QUELÔNIOS Jabuti, Tartaruga e Cágado Presença de carapaça; Carnívoras, herbívoras ou onívoras; Desprovidas de dentes;

CROCODILIANOS Jacaré e Crocodilo; Vivem próximos de rios e mares; Carnívoros;

ESCAMOSOS – LACERTÍLIOS E OFÍDIOS Corpo coberto por escamas ou placas ósseas. LACERTÍLIOS: Lagarto, camaleão, lagartixas, iguanas etc; Ovíparas, mas algumas espécies de lagarto vivíparas; OFÍDIOS: Cobras; Ápodes; Língua bífida (duas pontas) Ovíparas

COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS: Conseguem inocular veneno no corpo da presa; Presença de fosseta loreal que detecta o calor; Os dentes que injetam veneno são maiores, semelhante com uma agulha;

PRODUÇÃO DO SORO ANTIOFÍDICO Extração do veneno das serpentes; O cavalo, que é um animal muito resistente, recebe o veneno; O cavalo produz anticorpos que são separados do sangue do animal; Obtém-se, então, o soro antiofídico.

AVES Corpo coberto por penas, que protegem o corpo, diminuem as perdas de água e conservam o calor do corpo; Os ossos das aves são finos e ocos (ossos pneumáticos) que facilitam o vôo; Respiração pulmonar, com presença de sacos aéreos – reservatórios de ar

As aves não possuem bexiga urinária, eliminam ácido úrico na forma de pasta branca; O sistema digestório é completo;começa na boca e terminam na cloaca; Presença de moela – estômago mecânico que através de contrações musculares; Circulação dupla – coração com 4 cavidades;

Sexos separados; Ovíparas; Fecundação interna; - Possuem uma estrutura chamada siringe, que é o responsável pelo canto;

SISTEMA NERVOSO Apresentam o cerebelo desenvolvido – necessário para a coordenação motora; Audição e visão bem mais desenvolvido;

MAMÍFEROS Presença de pelos revestindo o corpo; Possuem glândulas mamárias (leite), sebáceas (lubrificam os pelos) e sudoríparas (Suor);

Nutrição e digestão Possuem sistema digestório completo (boca ânus); Podem ser Herbívoros, carnívoros ou onívoros;

Respiração e Circulação A respiração é pulmonar; Possuem um músculo chamado diafragma, que função na entrada (inspiração) e saída (expiração) de ar dos pulmões; O sistema circulatório é duplo: O sangue que sai do coração (venoso) passa pelos pulmões a fim de ser oxigenado (Arterial) retorna ao coração e é bombeado para todas as células do corpo

Sistema Nervos e Reprodução Possuem um cérebro bastante desenvolvido; Possuem cérebro grande, com uma camada superficial chamada córtex, responsável pela memória e inteligência; Reprodução sexuada com fecundação interna ( o macho deposita os espermatozóides dentro da fêmea); São vivíparos (embrião se desenvolve dentro da fêmea)