Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Filósofos Clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles
Professor Marcelo Rocha Contin
Julgamento de Sócrates.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Alto preço.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
1 minuto com DeuS.
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Uma flor especial.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
A flor... Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família.
No mês de Setembro comemoramos o
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Minha mãe sempre contava uma história assim:
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
“Um dia...” Jesus e o diabo estavam conversando, e Jesus perguntou ao Diabo o que ele estava fazendo com as pessoas aqui na terra...
Os pilares do conhecimento Ocidental Sócrates, Platão e Aristóteles
“Um dia...” Jesus e o diabo estavam conversando, e Jesus perguntou ao Diabo o que ele estava fazendo com as pessoas aqui na terra...
Restaurados por Cristo - Nicodemos
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
Um dia, o Rei Salomão pediu a Deus em oração que lhe desse humildade e sabedoria para poder discernir o bem do mal. Em sonho, o Senhor lhe disse que atenderia.
O casamento de Isaque e Rebeca
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
O perigo de perder a si próprio
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
O poder das perguntas O que é?
Jesus é preso, julgado e condenado
1 minuto com DeuS.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Entre a consciência e o sonho, me vi diante de uma grande porta.
Persista, lute. Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.
SITUAÇÕES.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES !
Sócrates: o patrono da filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PLATÃO.
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
FILOSOFIA.
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Sócrates e o nascimento da Filosofia
O sofrimento do Filho do Homem
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
Transcrição da apresentação:

Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo Apologia de Sócrates Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo

O material de apoio Este material tem como objetivo principal servir de apoio aos estudantes dos sextos anos da Escola Villare. Seu conteúdo é representativo das aulas, porém não é INTEGRAL. Ou seja, há informações que são dadas em sala de aula que o aluno e a aluna deverão anotar em seus registros pessoais a partir das aulas dadas durante o trimestre. Este material não poderá ser utilizado para consulta durante nenhuma prova. Ele serve apenas para os estudos em casa.

O Texto da Apologia de Sócrates A “Apologia de Sócrates” foi um texto escrito por Platão há aproximadamente 2300 anos e conta a história da defesa de Sócrates no tribunal de Athenas. Sócrates foi levado ao tribunal sob falsas acusações por buscar a sua missão. Sócrates era um homem pobre, pedreiro, filho de um pedreiro e de uma parteira.

A missão de Sócrates O amigo de Sócrates, Xenofonte, vai até o templo de Delfos (templo de Apolo) e questiona o deus sobre quem era o homem mais sábio da Grécia. Naquela época todos os cidadãos podiam ir ao templo e fazer perguntas aos deuses. As perguntas eram respondidas por uma sacerdotisa do templo chama pitonísa.

A missão de Sócrates O deus Apolo fala para Xenofonte que o homem mais sábio de toda a Grécia é Sócrates. Xenofonte conta para Sócrates o que havia acontecido no templo e da resposta do deus. Se os deuses não mentem, nem se enganam, o que será que o deus Apolo teria querido dizer com suas palavras?

A missão de Sócrates Sócrates, então, busca saber o que os deuses quiseram dizer com isso: “Sócrates é o homem mais sábio da Grécia”. Com isso Sócrates pensou que essa era uma missão enviada pelo deus Apolo para que ele procurasse o homem mais sábio da Grécia.

Sócrates e os falsos sábios Sócrates vai em busca das pessoas mais sábias da Grécia, procurou juízes, professores e artistas. Ao questionar esses homens, considerados sábios, ele constata que eles não sabiam as coisas que diziam que sabiam. Ao questionar os sábios, Sócrates percebe que eles são, na verdade, “falsos sábios” . Além disso Sócrates percebe que ele sabe o que ele não sabe, ou seja, a única coisa que ele sabe é que nada sabe. Os jovens da cidade seguiam e amavam Sócrates por ter coragem de desmascarar os falsos sábios.

A grande sabedoria de Sócrates Assim, Sócrates chega à famosa conclusão: “Só sei que nada sei”. Ao saber que nada sabe, Sócrates dá o primeiro passo para ser um sábio de verdade, e não um falso sábio como os outros. Esse primeiro passo é admitir a ignorância. A postura de humildade diante do conhecimento faz com que aprendamos mais, pois só pode aprender aquele que sabe que ainda não sabe.

O julgamento de Sócrates As indagações de Sócrates aos que se diziam sábios, trouxe-lhe muito ódio de todos os poderosos. Os falsos sábios não queriam mais ser desmascarados e, por isso, resolveram levar Sócrates à julgamento para ser condenado à pena de morte. Mas qual seria o crime?

As acusações feitas contra Sócrates Os poderosos que não gostavam de Sócrates acusaram-no de duas coisas, que naquela época causavam pena de morte: Ser ateu (não acreditar nos deuses); Corromper os jovens (ensinar os jovens a mentir e a enganar os outros).

Por que as acusações eram falsas? Sócrates não era ateu, pois como já vimos, ele passou a vida tentando descobrir quem era o homem mais sábio da Grécia, acreditando que isso era uma missão que o deus Apolo mandou para ele. A outra acusação era falsa, pois ele afirma que nada sabe, portanto não pode ensinar ninguém a enganar os outros. Os jovens seguiam Sócrates por sua vontade de ver os poderosos não sabendo responder suas perguntas.

O resultado do julgamento No fim do julgamento Sócrates perde, pois mesmo os juízes que estavam julgando seu caso, tinham sido desmascarados por ele. Ele foi condenado à morte por envenenamento por cicuta. Ao final do julgamento, Sócrates afirma que apesar de ser um julgamento injusto, se a cidade o queria morto, ele morreria. Mas morreria com razão e dignidade.

Como Sócrates fazia sua Filosofia? O método de Sócrates era a conversa, o diálogo. Conversando com as pessoas ele destruía as falsas ideias e ajudava as pessoas a construir novas ideias. O nome desse método é dialética e é dividido em duas partes: a ironia e a maiêutica.

Ironia e Maiêutica A ironia era a parte do discurso em que Sócrates destruía as ideias do falso sábio, que pensava que sabia, mas não sabia. Vemos isso muito em aula quando um aluno apresenta uma ideia errada e a professora faz uma pergunta para o aluno, para tentar fazê-lo perceber que ele está errado. A maiêutica era o momento que, depois de ter destruído o discurso errado, Sócrates construía uma nova ideia. Maiêutica significa “parto das ideias”. Assim como sua mãe, Sócrates também fazia partos, mas fazia parto de ideias, tirava as ideias de dentro da pessoa para construir um novo discurso.