Japão Prof. Marcos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
JAPÃO.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Japão! O Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
JAPÃO 3ª Série do EM Márcio.
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
CANADÁ.
Japão Gigante do Oriente.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
AMÉRICA LATINA.
JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
Período Tokugawa ( ) - Administração dos Shoguns
Obstáculos ao Desenvolvimento
Japão.
Imperialismo no Século XIX
ÁSIA DE MONÇÕES.
trilobita.org.br/arnaldo
CANADÁ.
JAPÃO.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
Revisão 8ª série.
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Professor Luiz Felipe Geografia
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga.
Professor Luiz Felipe Geografia
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
A inserção do Brasil no mundo
AMÉRICA LATINA.
JAPÃO.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
A distribuição da população a nível mundial
O JAPÃO E OS “TIGRES” ASIÁTICOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
América Platina.
MÉXICO.
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
-RECUPERAÇÃO MUITO RÁPIDA NO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL (GRUPO DO G8) - AGRICULTURA: aumentou muito sua produtividade. -Ocupa 15% do total da superfície do.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
CHINA.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Japão e Tigres asiáticos
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS
Japão : Aspectos Naturais
Mundo Indiano.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Mundo Indiano.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO
JAPÃO.
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Japão Prof. Marcos

Japão

Aspectos Físicos - Relevo Formado basicamente por montanhas, constituído por uma secção da era Cenozoica Não apresenta minérios devido ao relevo relativamente recente Circulo do Fogo Contato entre quatro placas tectônicas (Placa das Filipinas, Placa do Pacífico, Placa Euroasiática e Placa Norte-Americana).

Aspectos Físicos

Aspectos Físicos - Clima Norte - recebe influência das massas frias e secas que se deslocam da Sibéria, da corrente fria de Oya Shivo (Curilas) e das monções de inverno, caracterizando um clima temperado frio. Na região Central - predomina o clima temperado oceânico influenciado pela corrente quente de Kuro Shivo (Corrente do Japão) que ameniza as temperaturas no inverno. Sul - o clima predominante é o subtropical, influenciado pela corrente quente e pelas monções de verão, que aumentam a quantidade de chuvas.

Contexto Histórico 1853 – fim do regime “feudal”. Liderança militar. Exercidos pelos Samurais em nome do Imperador. Chegada do almirante Matthew Calbraith Perry, representante dos Estados Unidos.

Contexto Histórico Os estadunidenses obrigam os japoneses a abrirem seus portos. O poder do Imperador até então era apenas representativo. O utlimo Xogum da era Tokugawa é reitrado do porder.

Contexto Histórico O monarca Mutsuhito estava então com 16 anos subiu ao trono como 122º imperador. Assume de fato a autoridade de líder político-militar. Inicia o período ou Era Meiji – Regime Iluminado.

Era Meiji Rápida Modernização. Revolução industrial japonesa. Difusão da língua inglesa (facilitar o contato Oriente-Ocidente). Intercambio Japão-Europa/América. Tecnologias europeias. engenharia militarismo(exécito - marinha)

Era Meiji Estruturação ferrovias e portos; Ênfase nas indústrias de bens de produção; Investimentos na educação para obter mão-de-obra qualificada; Ensino primário obrigatório. Formação de universidades. 1889 - foi promulgada a primeira constituição, instaurando-se uma monarquia constitucional

Zaibatsus Grandes conglomerados empresariais . Originados dos clãs familiares. Dominaram a economia japonesa atuando praticamente em todos os setores: Industriais Comércio Finanças. Com esse processo de modernização, o Japão industrializou-se rapidamente, fortalecendo a sua economia.

Zaibatsus Zaibatsu e o Governo guiaram a nação emprestando tecnologia do ocidente. O Japão gradativamente tomou controle da maior parte do mercado asiático de bens manufaturados. A começar com os têxteis. A estrutura econômica tornou-se muito mercantilista Importando matérias-primas e exportando produtos finalizados Reflexo da relativa escassez de commodities no país.

População Mais de 95% da população japonesa tem origem no arquipélago. Povos nômades Iomon Yayoi Ainus O restante da população advém da imigração: Coreanos Chineses

População

População A população de 127,4 milhões de pessoas. Pouco populoso Muito povoado - 337 hab/km² A expectativa média de vida no país é uma das mais elevadas do mundo - 81,25 anos Em 2004, cerca de 19,5% da população tinha mais de 65 anos.

População

População As mudanças na demografia trouxeram uma série de questões sociais; provável declínio da força de trabalho. (PEA) aumento dos custos com a seguridade social. Prevê-se um declínio da população japonesa para 100 milhões até 2050 e 64 milhões em 2100. A imigração e o incentivo à natalidade são por vezes sugeridos como uma solução para proporcionar trabalhadores jovens que possam sustentar o envelhecimento da população.

População

Economia

Economia Agricultura Alto desenvolvimento tecnológico. Grande Produtividade. Pouca mão de obra. Apenas 7% do PEA. Mesmo a alta tecnologia, a produção de alimentos não supre o mercado interno. Importa alimentos. (DIT) Beterraba açucareira Hortaliças Legumes Frutas

Economia Todo esse processo faz com que os preços dos alimentos no Japão fiquem elevados, acima dos preços internacionais. O único produto agrícola que supre o mercado interno é o Arroz. Sistema de Jardinagem enorme produção de arroz em planícies inundáveis utilização intensiva de mão de obra.

Sistema de Jardinagem

Sistema de Jardinagem

Sistema de Jardinagem

Economia 3ª maior Produto Interno Bruto (PIB) do Mundo - 5,8 trilhões. atrás apenas dos Estados Unidos e da China. As indústrias se concentram no litoral e a ilha de Honshu possui o maior parque industrial:  Tóquio, Nagoya, Osaka formam uma imensa Megalópole. Dependente de matérias-primas estrangeiras (mais de 90%). Pequenas reservas de cobre, zinco, chumbo, e carvão mineral e energia nuclear.

Economia O Japão possui uma das maiores frotas pesqueiras do mundo Contribuindo com cerca de 15% da pesca mundial algumas entidades a acusarem o país de estar colocando em risco de extinção alguns peixes como o atum. O Japão também foi criticado por apoiar, quase comercialmente, a pesca baleeira.

Economia O sistema econômico japonês apresenta grande peculiaridade quanto a participação Estatal.  Agência de Planejamento Econômico Controle direto do primeiro-ministro Missão de dirigir dia a dia o curso da economia nacional Planejamento em longo prazo.

Tecnologia O Japão é uma das nações líderes nos campos da pesquisa científica: Maquinário Pesquisa biomédica Eletrônicos Automóveis Máquinas Engenharia sísmica Robótica industrial Óptica Química

Tecnologia

Tecnologia

Tecnologia

Tecnologia

FIM