Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

Comércio,sistemas de transportes e de comunicações
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Amanda - 2 Bianca - 3 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda P - 12
Mercosul Carla nº05 fernanda..nº09 flávia nº10
Negócios Internacionais
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Trabalho de geografia.
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
Comércio Internacional
BLOCOS ECONÔMICOS.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Fundamentos de Economia
Associação e integração entre países
Integração econômica regional
Prof. Jeferson C. de Souza
Comércio Internacional
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
Comércio Internacional
Prof. Jeferson C. de Souza
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
REGIONALIZAÇÃO X GLOBALIZAÇÃO
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
INTEGRAÇÃO ECONÔMICA: Mercosul e Alca
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Geopolítica, Regionalização e Integração
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Grupo: Thiago.Nº12 Yuma .Nº14 Rafael.Nº15 Professor: Wilson Forti.
. BLOCOS ECONÔMICOS CONTINENTE AMERICANO
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Associação de Nações do Sudeste Asiático
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
Cidade Mais Populosa: São Paulo
AULA 2 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS.
Argentina Nome oficial: República Argentina Federação de 23 províncias e uma cidade autônoma (Buenos Aires) É o oitavo maior país do mundo em área territorial.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
TRABALHO DE GEOGRAFIA BLOCOS ECONOMICOS DA AMÉRICA DO SUL
Trabalho sobre blocos econômicos
Origem da proposta da ALCA
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Integração político-econômica
Professor Luiz Felipe Geografia
Exercícios de Revisão Parte 1 e 2.
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
Blocos Econômicos.
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
Processos Integracionistas Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Abr/2011.
A nova regionalização do mundo
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
Características da economia das Américas Central e do sul
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Globalização e os processos de integração regional
Transcrição da apresentação:

Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques Natalia Leite Poliana Rodrigues

Tratado de Assunção O Tratado de Assunção foi um tratado assinado em 26 de março de 1991, entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o intuito de criar um mercado comum entre os países acordados formando então, o que popularmente foi chamado de Mercosul.

O que é Mercosul? O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai, e Uruguai. E posteriormente incorporou-se a Venezuela. Basicamente uma Parceria Comercial para facilitar as importações e exportações.

Aspecto Econômico No aspecto econômico, o MERCOSUL assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção.

Objetivos e princípios do MERCOSUL “a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente; o estabelecimento de uma TEC (tarifa externa comum) e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros”.

Fonte: www.worldbank.org

Problemas a serem vencidos Processo Irregular de Integração – Diferenças Econômicas; Crises Domésticas – Plano Real 1999 X Crise 2001; Pressões Políticas Externas – Países contra o MERCOSUL; Desavenças entre Brasil e Argentina - Barreiras diversas; Ausência de Estabilidade Política – Acordos sem sucessos; Brasil Amarrado ao MERCOSUL – Impedimentos e restrições cambiais (exemplo: negociações com a União Europeia); Projeção de Confederação Nacional das Indústrias e da Associação de Comercio Exterior do Brasil - Estima-se redução de US$ 3 bilhões das exportações brasileiras para Argentina.

Questões políticas O MERCOSUL é um elemento de estabilidade, pois, ao gerar uma trama de interesses e relações, aprofunda os vínculos tanto econômicos como políticos e neutraliza as tendências à fragmentação. Os responsáveis políticos, as burocracias estatais e os empresários possuem agora um âmbito de discussão, de múltiplas e complexas facetas, onde podem abordar e resolver assuntos de interesse comum. Isso certamente estimula uma maior racionalidade na tomada de decisões de todos os atores sociais.  Os Governos dos Estados Partes do MERCOSUL reconhecem o papel central que desempenham a convergência e a coordenação macroeconômica para o sensível progresso do processo de integração, desse modo, procura-se adotar políticas fiscais que assegurem a solvência fiscal e políticas monetárias que garantam a estabilidade de preços.  Como: * Acesso ao mercado;  * Agilização dos trâmites em fronteira (plena vigência do Programa de Assunção);  * Incentivos aos investimentos, à produção e à exportação, incluindo as Zonas Francas, a admissão temporária e outros regimes especiais;  * Tarifa Externa Comum;  * Defesa Comercial e Defesa da Concorrência;  * Solução de controvérsias;  * Incorporação da normativa MERCOSUL;  * Fortalecimento institucional do MERCOSUL;  * Relações externas; 

Perspectivas Processo de integração econômica, para o ganho conjunto em competitividade e redução das assimetrias econômicas;   Ampliação geográfica do Mercosul ao conjunto da América do Sul; Mercosul seja um organismo de promoção do desenvolvimento econômico dos Estados isolados e em conjunto. Aumento da concorrência na região após a recente criação da Aliança do Pacífico; Definições externas: como não perder seu lugar em um mundo em crise;

Conclusões e análise do grupo O MERCOSUL é composto por 5 países, que buscam melhorar entre si as restrições não tarifárias e os direitos alfandegários, e é muito importante para o desenvolvimento, fortalecimento e proteção da América Latina. Os observadores esperam que o MERCOSUL, mesmo com as crises atuais, saiba contorná-las, e com a finalização do “Tratado de Livre Comércio” com a “União Europeia” traga benefícios para as economias do “Bloco Econômico”. E está tentando superar a concorrência que possui com a Aliança do Pacífico, pois está perdendo as vantagens que possui nesse continente.

Bibliografia www.mercosul.gov.br www.pt.tradingeconomics.com www.ceicdata.com www.worldbank.org

Obrigado pela oportunidade Boa noite a todos!!!