A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região."— Transcrição da apresentação:

1 Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Cria maior poder de compra dentro do bloco, aumento nível de vida. Crescimento da concorrência, melhoria da qualidade e redução de custos.

2 De acordo com a OMC – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO:
DESAFIO: evitar que os obstáculos nacionais não sejam substituídos pelos regionais. Os blocos econômicos podem funcionar como etapas para um mundo sem fronteiras. DADOS OMC (2006/2008) Vigor: 205 acordos regionais 07/2008: notificados a criação de 380 acordos Nem todos os acordos (50 anos) estão em vigor

3 De acordo com a OMC – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO:
Maior parte dos membros - mais de um acordo comercial 90% acordos regionais – 10% uniões aduaneiras. Dados notificam que os países buscam consumidores além fronteiras – aumento de produção – redução de custos.

4 FORMAS DE CONSTITUIÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS:
Zonas de Livre Comércio: (primeiro estágio) União Aduaneira: (segundo estágio) Mercado Comum: (terceiro estágio) União Econômica: (quarto estágio) Integração Econômica Total (quinto estágio)

5 ZONA DE LIVRE COMÉRCIO Formada por países que concordam em eliminar ou reduzir as barreiras alfandegárias apenas para as importações de mercadorias produzidas dentro dessa área. UNIÃO ADUANEIRA Além de eliminar as barreiras alfandegárias para as importações de mercadorias produzidas dentro da área, adota uma política tarifária comum em relação a produtos importados de países fora da área.

6 MERCADO COMUM Permite dentro do bloco, a livre circulação de bens, de serviços, de mão de obra e de capitais. UNIÃO ECONÔMICA Todos os elementos do estágio anterior, procurando harmonizar as políticas econômicas nacionais. Os países membros mudam suas legislações, tornando-as coerentes com os princípios estabelecidos na União Econômica. Ex. Criação do Parlamento Europeu.

7 UNIÃO DE INTEGRAÇÃO TOTAL
Adotam uma política monetária comum – criação de um Banco Central do Bloco – Moeda Única Sucesso da medidas – Economia dos países devem manter padrões coerentes como taxa de juros, déficit orçamentário, nível de inflação, divida pública. MOEDA ÚNICA Elimina os riscos cambiais. Desaparece o protecionismo cambial amparado pelas taxas de câmbio.

8 A moeda comum exige ainda algumas medidas rigorosas:
Exemplo: Implantação do Euro. Todos os membros da União Européia tinham que ter: Déficit Orçamentário: 3%PIB Inflação: 2,6%a.a Divida Pública: 60% do PIB Taxa de Juros: 8,7%a.a

9 Funcionamento da Moeda Única necessita de área monetária ótima, para isso:
Suportem de forma semelhante os choques externos Existência dentro do bloco de mobilidade de mão de obra BANCO CENTRAL DO BLOCO: A moeda única facilita o comércio intrabloco. Facilita a importação e a exportação entre os países membros dessa comunidade. Contudo se a moeda for instável acontecem dificuldades. Por isso a criação do Banco Central quando os blocos passam para o último estágio. Esse órgão visa criar medidas para manter a estabilidade da moeda e conseqüentemente a estabilidade de preços.

10 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS BLOCO ECN

11 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
UNIÃO EUROPÉIA MERCOSUL ALALC/ALADI – Associação Latino Americana de Integração NAFTA – Acordo de Livre Comércio da America do Norte APEC – Associação de Cooperação Econômica Ásia -Pacifico ALCA – Associação de Livre Comércio das Américas


Carregar ppt "Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google