Técnico em Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Redes Cabeada Tipos de Rede Profº Marcio Funes.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Hardware de Topologia e
Aula 02 Topologia de redes Prof. Diovani Milhorim
História.
DISCIPLINA: Introdução à Computação
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Classificação de Redes.
Topologias de Rede.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA
Professor Victor Sotero
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Componentes e Dispositivos de uma Rede
TOPOLOGIA.
Redes de Computadores Aula 5
Claudia Salles Haddad. Comunicação e conexão entre computadores Compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos Troca de informações Utilizada.
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Operação de Serviços de Redes
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Redes de Computadores.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Técnico em Informática
Técnico em Informática
Técnico em Informática
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
Topologias e Classificação das RC
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
Fundamentos à Redes de Computadores
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Curso de Redes de Computadores
Princípios de Sistemas de Informação
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDE DE COMPUTADORES.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Rede de Computadores (REC)
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Redes de computadores.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Redes e Manutenção de Computadores
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes de computadores Trabalho realizado por: Nuno Bandola.
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Redes e Tipos topologias de redes.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
Equipamento de Rede/Comunicação 1.Introdução às Redes 2.Tipologias de Rede 3.Cablagem 4.Placas de Rede 5.Modems 6.Hubs e Switches 7.Router.
Transcrição da apresentação:

Técnico em Informática Pronatec Técnico em Informática Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva

O que são Redes As redes de computadores são um conjunto de computadores interligados para o compartilhamento de recursos. Nas Redes os computadores conectados são sistemas independentes, cada computador, ou nó da rede, processa localmente suas informações ou podem também utilizar recursos de hardware de outros computadores para obterem um processamento.

Uma rede permite: Compartilhar programas e dados Compartilhar recursos de Hardware Trocar Mensagens Utilizar computadores remotamente Gerenciar Recursos e Dados

Classificação de Redes As redes de computadores podem ser classificadas de duas formas: Pela dispersão geográfica Pelo seu tipo de topologia de interconexão. Pela Arquitetura(Ponto-a-Ponto ou Cliente-Servidor) Em relação a dispersão geográfica podemos classifica-las como: LAN, WAN, MAN

Classificação de Redes Dispersão Geográfica LAN (Local Area Network) - Rede Local São redes de pequena dispersão geográfica. A LAN Conecta computadores numa mesma sala, prédio, ou campus com a finalidade de compartilhar recursos associados aos computadores, ou permitir a comunicação entre os usuários destes equipamentos.

Rede LAN

Classificação de Redes WAN (Wide Area Network) - Rede de Longa Distância: Redes que usam linhas de comunicação das empresas de telecomunicação. É usada para interligação de computadores localizados em diferentes cidades, estados ou países

Rede WAN

Classificação de Redes MAN (Metropolitan Area Network) - Rede Metropolitana Computadores interligados em uma região de uma cidade, chegando, às vezes, a interligar até computadores de cidades vizinhas próximas. São usadas para interligação de computadores dispersos numa área geográfica mais ampla, onde não é possível ser interligada usando tecnologia para redes locais.

Rede MAN

Interligação de Redes LAN, WAN e MAN

Outras Classificações PAN (Personal Area Network, ou rede pessoal): É uma rede usada para comunicação entre dispositivos como telefones, usando por exemplo Bluetooth. VAN (Vertical Area Network, ou rede vertical): É usualmente utilizada em redes prediais, vista a necessidade de uma distribuição vertical dos pontos de rede. CAN (Campus Area Network, ou rede campus) Abrange uma área mais ampla, onde pode-se conter vários prédios contínuos ligados em rede de Universidades, por exemplo. SAN (Storage Area Network, ou Rede de armazenamento): Conexão de dispositivos de armazenamento remoto de computador para os servidores.

Tipos de Redes Arquitetura As redes podem ser classificadas em basicamente dois tipos, quanto à maneira de compartilhamento: Redes Ponto-a-Ponto Redes Cliente/Servidor

Redes Ponto-a-Ponto Tipo mais simples de rede. Nesse tipo de rede, dados e periféricos podem ser compartilhados sem muita burocracia. Qualquer computador pode facilmente ler e escrever arquivos armazenados em outros computadores e também usar os periféricos instalados em outros computadores. Não há um Servidor na rede, todos computadores podem ser um servidor de dados ou periféricos.

Rede Ponto-a-Ponto Vantagens Baixo Custo Fácil implementação Sistema simples de cabeamento Micros funcionam sem estarem conectados a rede Desvantagens Não existe um administrador de rede A rede terá problemas para crescer de tamanho Baixa segurança

Redes Cliente/Servidor Tipo de rede usado quando se deseja conectar mais de 10 computadores ou quando se deseja ter uma maior segurança na rede. Nesse tipo de rede utiliza-se um servidor, que é um computador que oferece recursos especializados para os demais micros da rede.

Redes Cliente/Servidor A vantagem de se ter um servidor dedicado é a velocidade de resposta às solicitações do cliente, já que além dele ser especializado na tarefa em questão, normalmente ele não executa outras tarefas. Outra vantagem das redes cliente/servidor é a forma centralizada de administração e configuração, o que melhora a segurança e organização da rede.

Tipos de Servidor Servidor de Arquivos: responsável pelo armazenamento de arquivos de dados - como arquivos de texto, planilhas eletrônicas, etc. Servidor de Impressão: responsável por processar os pedidos de impressão solicitados pelos micros da rede e enviá-los para as impressoras disponíveis. Servidor de Aplicações: É responsável por executar aplicações do tipo cliente/servidor como, por exemplo, um banco de dados.

Tipos de Servidor Servidor de Correio Eletrônico: Responsável pelo processamento e pela entrega de Servidor de Comunicação: Responsável por fazer a comunicação das redes com outras redes.

Redes Cliente/Servidor Vantagens Maior desempenho que as redes ponto-a-ponto Alta Segurança Manutenção Centralizada Desvantagens Custo mais elevado Necessidade de Mão-de-obra especializada Dependência do Servidor para as demais máquinas funcionarem

Classificação das Redes Topologias de Rede Topologia física de rede refere-se ao layout físico dos computadores em uma rede. As estruturas básicas de topologia que formam uma rede podem ser: Barramento Anel Estrela Malha Sem Fio

Topologia Barramento Física Nesta topologia os computadores ficam conectados em um único segmento denominado barramento central. Este segmento conecta todos os computadores daquele segmento em uma única linha.

Topologia Barramento

Topologia Barramento Lógica Comunicação: Os computadores na topologia de barramento enviam o sinal para o barramento central. Este sinal é transmitido em ambas as direções para todos os computadores do barramento.

Topologia Barramento Problemas Terminador com defeito ou solto: Na falta do terminador os sinais elétricos serão retornados no cabo fazendo com que os demais computadores não consigam enviar os dados. Rompimento do cabo: Quando ocorre um rompimento os sinais começarão a retornar no cabo fazendo com que a rede seja desativada. O rompimento às vezes não é visual. Inclusão ou remoção de computadores: A rede para de funcionar durante a exclusão ou inclusão de computadores.

Topologia Barramento Situação atual: A topologia de barramento está em pleno desuso como topologia de redes, pelos problemas apresentados e também pela baixa velocidade do cabo coaxial comparada com as tecnologias que usam o cabo par-trançado ou fibra-óptica.

Topologia Anel Na topologia Anel os computadores são conectados um após o outro num circuito fechado. A comunicação é feita de computador a computador num sentido único (horário). Cada computador recebe a comunicação do computador anterior e retransmite para o próximo computador.

Topologia Anel

Topologia Anel Lógica Comunicação: A comunicação entre os computadores é feita através de um processo denominado passagem de token ou bastão. O sinal denominado Token circula pelo anel no sentido horário e somente quando recebe o token é que um computador transmite seu sinal. O sinal circula pelo anel até chegar ao destino, passando por todos os outros computadores. Só após receber de volta o sinal é que o computador libera o token permitindo assim que outro computador possa se comunicar.

Topologia Anel Problemas: Dependência total do anel físico implementado, sendo que se for rompido ou comprometido, a comunicação em todo o anel é interrompida. Dependência de Funcionamento do todos os computadores. Inclusão ou exclusão de computadores faz com que toda a rede pare.

Topologia Anel Situação Atual: A topologia em anel implementada em LAN’s está em pleno desuso principalmente pelas baixas taxas de transmissão. No caso de MAN’s e WAN’s esta topologia ainda pode ser encontrada nas implementações da tecnologia FDDI(Fiber Distributed Data Interface), que interliga os Backbones. Os Backbones são as ligações centrais de um sistema amplo de redes.(Embratel e Telefônica)

Topologia Estrela Física Na topologia estrela, os computadores ficam ligados a um ponto central que tem a função de distribuir o sinal enviado por um dos computadores a todos os outros ligados a este ponto.

Topologia Estrela Lógica Comunicação: Nesta topologia os computadores enviam o sinal ao ponto central que distribui para todos os outros computadores ligados a este ponto.

Topologia Estrela Implementação: O ponto central da topologia estrela pode ser um dispositivo de rede denominado Hub, um switch ou roteador. A implementação mais comum encontrada é a que utiliza um switch como ponto central e cabeamento de par-trançado. No caso de um Hub o sinal enviado é redirecionado a todos os computadores ligados no Hub, diferente do Switch que envia o sinal ao computador correto.

Topologia Estrela Vantagens: Monitoramento central: Leds no hub acusam se um segmento de rede está ou não ativo. O rompimento ou quebra de um dos cabos fará com que apenas o computador que está conectado àquele cabo fique desativado. A inclusão ou exclusão de um computador na rede é bastante simples, não prejudicando o restante da rede.

Topologia Estrela Situação Atual: A topologia estrela é muito utilizada, pela sua facilidade de manutenção e pelo seu baixo custo. As variações de implementação desta topologia envolvem basicamente a utilização de outros dispositivos no ponto central, tais como switchs, e também outros cabeamentos mais modernos tal como a fibra óptica.

Topologia Malha Nesta topologia os computadores estariam conectados uns aos outros diretamente formando um desenho semelhante a uma trama ou malha.

Topologia Malha Implementação: A topologia em malha não é utilizada para conexão de computadores, pois implicaria em múltiplas conexões a partir de cada computador, o que numa grande rede se tornaria inviável. Esta topologia pode ser encontrada na conexão de componentes avançados de rede tais como roteadores, criando assim rotas alternativas na conexão de redes.

Topologia Sem Fio Na topologia sem fio os computadores são interligados através de um meio de comunicação que utiliza uma tecnologia sem fio tal como RF (rádio -frequência) ou Infravermelho.

Topologia Sem Fio Implementação: A implementação mais comum da topologia sem fio é a que utiliza RF (rádio-frequência), baseada no padrão IEEE 802.11b, que utiliza a faixa de 2,4 GHz do espectro de freqüências. Há basicamente 2 tipos de implementação: Redes RF ad hoc Redes RF multiponto

Topologia Sem Fio Implementação RF ad hoc(latim: “para isto”): Na rede RF ad hoc os computadores utilizando dispositivos RF (transceivers), se conectam mutuamente utilizando uma freqüência comum de conexão. Quando um computador entra no raio de alcance do outro computador, cada um passa a enxergar o outro, permitindo assim a comunicação entre eles.

Topologia Sem Fio Rede RF ad hoc

Topologia Sem Fio Implementação RF Multiponto: Na rede RF multiponto existem pontos de conexão denominados Wireless Access Points – WAP, que conectam computadores com dispositivos RF (tranceivers) a uma rede convencional. Este sistema é o mais utilizado em escritórios e também no acesso a Internet em redes metropolitanas. Usado também em redes sem fio domésticas.

Topologia Sem Fio Problemas: Segurança da comunicação. Interferência proveniente de dois pontos. Outros dispositivos que atuam na mesma banda de espectro. Obstáculos tais como paredes, prédios ou naturais, tal como montanhas.

Topologia Sem Fio Vantagem: A principal vantagem desta topologia, é exatamente o fato dela trabalhar sem fio, permitindo assim a mobilidade dos computadores, principalmente em ambientes amplos e abertos, tais como armazéns e pátios. A inclusão ou exclusão de computadores não atrapalham o funcionamento da rede.

Topologia Sem Fio Situação Atual: A topologia sem fio, está em ampla expansão graças ao crescimento da utilização da computação móvel com equipamentos tais como notebooks, tablets , celulares, etc.

Topologias Híbridas

FIM DESTE CONTEÚDO