CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Advertisements

Professora e Enfermeira: Drª Carla Gomes
RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÕNICAS INTRAESPECÍFICAS COLÕNIAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Factores bióticos.
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Acesso 2013 p. 49
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
PROF. PANTHERA RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
ECOLOGIA.
INTERAÇÕES ENTRE SERES VIVOS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Na natureza, as diversas populações que formam uma comunidade estabelecem entre si relações menos ou mais íntimas, como por exemplo:
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
ECOLOGIA I.
INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS
Relações Ecológicas entre os Seres Vivos
RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTRAESPECÍFICAS Harmônicas Desarmônicas
Noções gerais sobre Ecologia
Profª Lucia Helena Amim
Relações Ecológicas Aula Biologia Tema: Paulo Ecologia de
ECOLOGIA DAS COMUNIDADES
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
Professor: Antonino Lopes
Relações interespecíficas - Comensalismo
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Relações Desarmônicas
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS luta pela vida
ECOLOGIA.
Ecologia: Relações Ecológicas
Os seres vivos mantêm relações entre si na luta pela sobrevivência
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
Harmônicas (+/+) ou (+/0) Desarmônicas (+/-), (0/-) ou (-/-)
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Cap. 20: Ecologia das comunidades Os seres vivos relacionando-se entre si Equipe de Biologia.
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
Interações Ecológicas
TIPOS DE RELAÇÕES Harmônica ou positiva (+) – um ou ambos organismos são beneficiados. Desarmônica ou negativa (- ) – um organismo é beneficiado e outro.
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
Ecologia de Populações
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Simone.
Ecologia de Populações
Ronnielle Cabral Rolim
Colégio Maria Imaculada CIÊNCIAS 6º S anos Profª. Celi.
Biologia RELAÇÕES ECOLÓGICAS Móds. 61 e 62 Setor 1403 Prof. Rafa.
Cadeias e Teias Alimentares
INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS 3º ano- Ensino Médio - Biologia Professora Vanesca
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS
ECOLOGIA.
Ecologia. xx/xx2 O que é ecologia? Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos com o ambiente e com os outros seres vivos. Ecologia é o estudo.
Paula Costallat Cantão
Como os seres vivos se relacionam?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi

“RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS” Sociedade: é um tipo de relação ecológica entre indivíduos da mesma espécie; onde há grande dependência uns com os outros e muita cooperação entre eles. Exs: abelhas, formigas e cupins. Há nítida divisão de trabalho entre os integrantes com formação de castas sociais.

Sociedade das abelhas nem todas são sociais, muitas espécies têm vida solitária. as mais conhecidas que vivem em sociedade são da espécie Apis mellifera. há três castas sociais: rainhas (fêmeas férteis), zangões (machos férteis) e operárias (fêmeas que não se reproduzem). a atividade das abelhas é de grande importância na polinização, fabricação de mel, cera, geleia real e própolis.

Sociedade das formigas elas podem misturar a terra e com isso aumentar a aeração do solo; constroem túneis que facilitam a drenagem; além de enriquecer o solo com matéria orgânica. muitas espécies espalham sementes, ajudando na reprodução de muitas plantas. algumas espécies podem infestar casas e apartamentos, atacando alimentos e nos hospitais, contaminar medicamentos e materiais cirúrgicos. podem atacar plantas cultivadas como por exemplo as saúvas.

há várias castas sociais: as rainhas (com asas e férteis), os reis (com asas e férteis), os soldados (defendem o sauveiro), as cortadeiras (coletam e transportam gravetos) e as jardineiras (cuidam dos fungos cultivados).

Sociedade dos cupins decompõem a madeira de troncos e de ramos de árvores; misturam a terra e drenam a água. algumas espécies atacam certas plantas cultivadas e causam prejuízos domésticos. há as seguintes castas sociais: rainhas (com asas e férteis), reis (com asas e férteis), operários (coletam alimentos) e dos soldados (defendem o cupinzeiro).

RELAÇÕES HARMÔNICAS TIPOS: Ocorre entre seres vivos de espécies diferentes, onde nenhuma delas é prejudicada, sendo pelo menos uma das espécies é beneficiada. TIPOS: Comensalismo Nessa relação a espécie beneficiada obtém alimento da outra espécie que não é nem prejudicada nem beneficiada. Ex: tubarão e rêmora (peixe-piolho)

Inquilinismo Nessa relação a espécie inquilina (aquela que consegue abrigo, proteção) é beneficiada e a hospedeira não é prejudicada; a orquídea é uma epífita. Ex: orquídea e árvore

Mutualismo Obrigatório ou Simbiose Nessa relação entre seres de espécies diferentes, ambas são beneficiadas, onde não podem viver separadas. Exs: liquens (algas + fungos), onde as algas fornecem alimento via fotossíntese e os fungos absorvem água e sais minerais. bactérias + raízes de leguminosas (bactérias fixam nitrogênio atmosférico e as leguminosas dão abrigo).

Protocooperação ou Mutualismo Facultativo Nessa relação, as duas espécies são beneficiadas, mas podem viver independentemente ou mesmo mudar de parceiro. Ex: caranguejo paguro e anêmona-do-mar (o caranguejo consegue proteção da anêmona e ela consegue transporte garantido pelo paguro).

RELAÇÕES DESARMÔNICAS Ocorre quando há prejuízo para pelo menos uma das espécies envolvidas, ou mesmo para ambas. TIPOS: Predação Nessa relação o predador é beneficiado e a presa prejudicada. Exs: sapo x besouro; coruja x rato; tamanduá x cupim

Competição Tipo de relação que pode ocorrer tanto entre seres de uma mesma espécie quanto entre seres de espécies diferentes. A disputa envolve alimento ou mesmo território. Exs: ratos x homem disputando alimento. leões disputando território ou mesmo uma fêmea.

Parasitismo Nessa relação o parasita sai ganhando e o hospedeiro é prejudicado. Exs: pulga x cão, carrapato x homem, lombriga x homem