Evandro Albuquerque de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O IMPERIALISMO.
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
A Segunda Revolução industrial
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Imperialismo.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
Frente 2 Aula 14 – Imperialismo norte-americano
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
1. Substituição do ferro pelo aço;
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
IMPERIALISMO Prof. Delzymar Dias.
Imperialismo no Século XIX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
O imperialismo europeu
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
O que a Conferencia de Berlim ocorrida em 1884 na Alemanha tem a ver com o dia 25 de maio instituído pela ONU em 1972 como o dia da África no mundo? Um.
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO RETA FINAL SOMA
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
O imperialismo (Neocolonialismo)
Imperialismo ( Neocolonialismo)
Conceitos: Imperialismo, “civilização”
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
Evandro Albuquerque de Andrade
A distribuição territorial das atividades econômicas
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
A ERA DOS IMPÉRIOS.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
Divisão Internacional do Trabalho
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO
Prof. Natania A Silva Nogueira
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IMPERIALISMO e suas consequências
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo);
Transcrição da apresentação:

Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade

Conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses objetivos são variados, indo das negociações à anexação ou conquista de territórios, da obtenção de protetorados à concessão de monopólios e controle de mercado.

contexto 2ª Revolução Industrial – avanços tecnológicos expressivos que levam as potências industriais a disputarem mercados consumidores, áreas fornecedoras de matéria prima, para escoamento de capital e população excedente. Capitalismo financeiro ou monopolista - o sistema bancário e as grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades. Crises cíclicas de superprodução (Taylorismo) e queda dos preços 2ª metade do século XIX (ou seja, depois de 1850).

O fardo do homem branco Levar o progresso e a civilização a estes povos inferiores é uma espécie de “dever moral” dos europeus! "Toma o fardo do Homem Branco, as guerras selvagens da paz. Enche o estômago da fome e faz com que cesse a doença. E quando estiver mais próximo nessa busca em favor de outrem, vê como a indolência e a loucura pagã arruínam tuas esperanças". (poeta inglês Rudyard Kipling)

O que os europeus queriam? Aplicar o capital excedente; Encontrar mão-de-obra barata para suas indústrias; Desenvolver um mercado consumidor para seus produtos; Encontrar uma válvula de escape para o excedente populacional da Europa;

Acordo para Controle do Mercado F C B E Fatores econômicos Capitalismo Financeiro (monopolista) Fim da livre concorrência e surgimento de grandes conglomerados industriais Cartéis – acordo entre grandes empresas para controlar os preços do mercado (oligopólio) - Formados por empresas independentes, que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos. Por exemplo: fabricas de veículos, empresas de tabacos, de exploração de petróleo, etc.

Fatores econômicos Capitalismo Financeiro (monopolista) trustes – empresas que abrem mão de sua independência permitido e se unem para constituir uma única organização. Os trustes podem ser: - nivelado: constituído por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos. Por exemplo, empresas de laticínios, Kaiser e Ambev. - Vertical: formado por empresa que cuidam de todo processo de produção: desde a material-prima até o resultado completado. 

A Controle Acionário Fatores econômicos B C D Capitalismo Financeiro - (monopolista) Holdings – empresas (geralmente bancos) que tomam o controle acionário de várias indústrias e empresas, atuando coordenadamente para controlar o mercado.

Características Séculos XV e XVI - Colonialismo Benefício do Estado – Pacto Colonial Busca por metais preciosos e matérias-primas Pequena Imigração Difusão do Cristianismo como justificativa Século XIX - Neocolonialismo Benefício da alta burguesia Busca de matérias-primas, mercado consumidor e mão-de-obra barata Incentivo à imigração Difusão da “Civilização” como justificativa

A partilha da África Conferência de Berlim: realizada entre 15 de Novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 teve como objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação da África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do Continente. Fronteiras artificiais 90 % do território ocupado Introdução do capitalismo e do cristianismo Fim do modo de vida tradicional das populações africanas

Ásia Oriente Médio disputado pela Inglaterra, França e Rússia Enfraquecimento do Império Otomano Petróleo e passagem para o extremo Oriente Índia controlada pela Inglaterra Apoio das elites locais Guerra do Ópio na China Tratado de Nanquim (1842) – Hong Kong Divisão da China em esferas de influência Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Japão

EUA e Japão EUA – Doutrina Monroe (1823) reservava as Américas para os EUA – desejo de controlar os mercados latino-americanos Intervenções no Caribe e América Central Intervenções no Pacífico – Filipinas e Japão Japão – Era Meiji Abertura dos portos a partir de 1853 Imperialismo secundário na China, Coréia e Formosa