Cinco Minutos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO BÚZIO EB2,3/S de Vale de Cambra
Advertisements

Uma fonte de água jorrando
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
CAPITÃES DE AREIA JORGE AMADO ESTRUTURA DA OBRA Apresentação III
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
SENHORA José de Alencar
Nicholas Sparks Editorial Presença.
Music: Holding your hand
(Carta de um filho ao seu pai)
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
A Pintura.
O Pai Não Desiste.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Um espaço, uma “estória”
Amor com Amor se paga.
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
Amor sem Limite!.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
FENG SHUI.
Fazer Natal, ( fácil demais) Ter Natal, ( quem não o tem?) Ser Natal,
“TCHAU” Conto de Lygia Bojunga Análise de Alfredina Nery
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O Sol e a Lua.
“O Pai Não Desiste”.
AMOR MAIÚSCULO.
Eu não mando em meu coração!
EDER.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
FENG SHUI.
Elementos da narrativa
A ILHA.
PORQUE OS AMORES SE PERDEM
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Elementos da Narrativa
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
Texto: Desconheço a autoria Imagens: Google Edição: Lene Fernandes
Um encontro em Samaria. O Renascer da Esperança. João 4: 4-24
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Professora Cláudia Alencar 9ª série
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
A NARRAÇÃO.
Abra o caminho para Deus agir em sua vida. 1Samuel 1:8-18
Valéria Lima O Presidente Negro - Monteiro Lobato -
Por Onde Começar Letícia Thompson.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
Salmo 77 Bíblia Viva leia, medite passe para outros Pedido de socorro
Lembre-se as cinco regras simples para ser feliz
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
Clique para passagem de slides Ligue o som
“Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo...
Um certo jovem desejava ter uma planta. Uma planta rara.
QUANDO O AMOR ACABA.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Transcrição da apresentação:

Cinco Minutos

Enredo Situação inicial: O protagonista é um homem fútil que não sabe o que é paixão, e vive uma vida rotineira e melancólica. Carlota, menina adoentada de 16 anos, ama-o anonimamente, seguindo-o em festas e nas ruas. Motivo desequilibrador: A história muda a partir do momento em que ele se atrasa cinco minutos e perde seu ônibus. Ao ter que tomar outro ônibus acaba encontrando Carlota, que não conhece fisicamente ou socialmente, mas que se torna uma obsessão em sua mente. Clímax: O momento culminante é quando ela revela sua identidade, sua doença e seu amor por ele, mas logo em seguida o abandona, deixando-o com a escolha de ir ao seu encontro e presenciar seus últimos dias ou esquecê-la e não ver seu sofrimento. Desfecho final: A volta do equilíbrio acontece quando ela se cura de sua doença e eles voltam casados da viagem e se estabelecem em “uma linda casa, toda alva”, que fica fora da cidade e “vivem felizes para sempre”. É um exemplo clássico do Romantismo ao mostrar um amor puro, casto, duradouro e curativo, sentido por duas almas gêmeas perfeitas, com o destino interpondo-se no caminho e resolvendo-se no final.

Personagens Protagonista: Personagem redonda, também narrador, pois conta a história em 1ª pessoa, não é citado seu nome. A história gira em torno do amor que ele sente por Carlota e a sede que sente em revê-la e estar ao seu lado. Carlota: Personagem redonda, antagonista no começo, porque ela mesma impede o personagem principal de encontrá-la, pois pensa ter uma doença incurável e não quer fazê-lo sofrer, mas logo se rende ao amor dele. Personagens secundárias e planas: A prima a quem a carta que contém a história é endereçada, a mãe de Carlota, o velho da canoa.

Espaço e ambiente Espaço: A cidade do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis, Minas Gerais onde eles se estabelecem no fim, além de vários países da Europa. Ambiente: Calmo no começo e no fim. Doentio quando ele procura saber a identidade de sua amada e quando ele tenta chegar rápido ao Rio de Janeiro.

Tempo Tempo cronológico: A história que é narrada se passa no ano de 1857. O livro é todo em flashback, pois o narrador conta a história que se passou dois anos atrás. Ele infere no meio da narração suas reflexões sobre a vida, os costumes, suas vaidades e seus conhecimentos sobre as mulheres.

Foco narrativo O discurso é direto, o narrador em 1ª pessoa dá aos leitores uma visão parcial daquilo que está sendo narrado, a visão dele. Ele conta a história do centro, pois ele é o personagem principal, fazendo uso de vários canais para se comunicar com o leitor, palavras, reflexões, sentimentos, ações, etc... O livro é na verdade uma carta endereçada a uma prima, citada algumas vezes e usada na tentativa do narrador interagir com o leitor.

A Viuvinha

Enredo A obra é uma história de um jovem casal, Carolina e Jorge. Jorge é um jovem que foi criado, depois da morte do pai, por Sr. Almeida, que é quem lhe dá a notícia da desonra e miséria do nome de seu pai, por causa de algumas dívidas. Isso faz com que Jorge se sinta culpado em se casar com Carolina e na sua noite de núpcias decida se matar. Na verdade, sua morte é forjada para que ele tenha tempo de limpar o nome de seu pai. Depois de algum tempo, com honra e dinheiro, volta para seu grande amor que nunca desistiu de o esperar.

Personagens Carolina: forma junto com Jorge o casal protagonista da obra, é jovem, perfil suave e delicado, olhos negros e brilhantes, cílios longos, tranças que realçavam sua fronte pura, rica e apaixonada. Jorge: jovem que já fora muito rico e agora se mostrara simples nos atos e na existência. Dona Maria: mãe de Carolina, senhora de idade. Sr. Almeida: negociante, ex-tutor de Jorge, velho de têmpera antiga, calvo, com energia no caráter, vivacidade no olhar e porte firme.

Espaço Praia da Glória – RJ. Praia de Santa Luzia –RJ. Nos alicerces do hospital de misericórdia do RJ. Bairros da Prainha e Misericórdia, encostas do morro de Santa Tereza.

Tempo O tempo é cronológico, pois o autor faz citações precisas de locais e datas. Ano de 1844. O livro é todo em flashback, pois o narrador conta a história que se passou dez anos atrás.

Foco narrativo Narração na terceira pessoa , pois o narrador é somente observador dos fatos. A obra retrata uma realidade passada do autor, mas não vivida e sim assistida.

Uma conversa entre as histórias. A obra Uma conversa entre as histórias.

Semelhanças Foram obras do início da carreira do autor. São cartas escritas pela mesma pessoa e endereçadas à mesma pessoa (prima D...). No livro A Viuvinha há uma relação entre as personagens desta história e da história narrada em Cinco Minutos. Os livros Cinco Minutos e A Viuvinha falam sobre a vida burguesa. Suas personagens são personagens que, no fundo, representam o ideal acabado da vida burguesa, tropicalmente reproduzida na Corte brasileira.