RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Para contratação de empresas:
Estudo de coorte retrospectivo
Jornada Universitária da Saúde
Construção de Compiladores
Testes Psicopedagógicos
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
Velocidade dos movimentos orais e achados eletromiográficos: estudo comparativo entre crianças gagas e fluentes Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade.
Professor: Guilherme Rocha Roriz
Universidade de São Paulo
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
ANTROPOMETRIA E MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
Diadococinesia em crianças com e sem gagueira do desenvolvimento
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Didática: organização do trabalho pedagógico
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Barreto SS, Brabo NC, Soares-Ishigaki ECS, Lira JO,
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Fatores de risco em crianças disfluentes sem recorrência familial: comparação entre o gênero masculino e feminino CMC Oliveira; D Cunha; AC Santos; HA.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP Dra. Fabiola Starobole Juste Dra. Fernanda Chiarion Sassi Profa. Dra. Claudia.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
EFEITOS DA MICROINJEÇÃO DE BUSPIRONA NO NÚCLEO BASOLATERAL DA AMIGDALA SOBRE A CATATONIA INDUZIDA PELO HALOPERIDOL Monteiro, D.; Landeira-Fernandez, J.;
PSICOMOTRICIDADE.
O trabalho de Jean Piaget
Eliza Porto-Cunha Suelly Cecilia Olivan Limongi
Análise perceptivo-auditiva, acústica e da qualidade de vida relacionadas à voz em pacientes com Disfonia Espasmódica nos momentos pré e pós aplicação.
Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Mercedes F. S. Araújo; Carlos A. Oliveira; Fayez M. Bahmad.
Emmy Uehara Mestranda PUC-Rio
Ana Manhani Cáceres | Debora Maria Befi-Lopes
KERNICTERUS: AINDA UM DESAFIO ENCEFALOPATIA BILIRRUBÍNICA CRÔNICA
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Psicopatologia da Inteligência
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Universidade de Brasília Faculdade de Educação Física Departamento de Pós-Graduação Biomecânica da Locomoção e Postura Academico (a): Kaira Natalice da.
Alessandra Vidal Prieto
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
A bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla.
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Distúrbio Fonológico.
Informações Gerais: Pré-requisito: Graduação em Fonoaudiologia Inscrições: de a Documentos para inscrição: ficha de inscrição preenchida.
Rastreio de Medicina Física e Reabilitação em Idade pré-escolar
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
Transcrição da apresentação:

RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida Suelly Cecilia Olivan Limongi Faculdade de Medicina daUniversidade de São Paulo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Síndromes e Alterações Sensório-Motoras (LIF-SASM) Apoio FAPESP 06/50842-4

Objetivo: investigar a relação entre o uso de esquemas simbólicos e a produção de verbalizações e combinações de palavras em crianças com síndrome de Down (SD), em comparação a crianças com desevolvimento típico (DT), a partir da quinta fase do período sensório-motor até o início do período pré-operatório. Métodos: 10 crianças com SD (GSD) e 15 crianças com DT (GDT), localizadas no início da 5ª. fase do período sensório-motor no início do estudo, de acordo com o Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva – versão revisada (PODCLE-r). realizadas observações mensais da linguagem e cognição (PODCLE-r), com duração de 30 minutos, todas registradas em vídeo, durante o período de oito meses. foram considerados para a análise: Uso de esquemas simbólicos simples (UESS); Uso de esquemas simbólicos combinados (UESC), Produção de sílabas com significado (SSI); palavras monossilábicas e interjeições (PMI); palavras onomatopaicas (PON); palavras com mais de uma sílaba (PMS), combinações de duas palavras (CDP) e combinações de três ou mais palavras (CTMP).

Resultados: Conclusão: Correlação entre UESS e verbalizações: GDT: 0,91; GSD: 0,79; p-valor < 0,001 Correlação entre UESC e combinações de palavras: GDT: 0,70; GSD: 0,30; p-valor < 0,001 Diversidade das verbalizações: diferenças entre os grupos observadas a partir da 5ª sessão, com médias mais altas para o GDT. Diversidade das combinações de palavras: diferenças entre os grupos observadas a partir da 6ª sessão, com médias mais altas para o GDT. Complexidade das verbalizações: GSD - predomínio de SSI e PMI; GDT - predomínio de PMS (mais complexas) Complexidade das combinações de palavras: apenas o GDT apresentou CTMP (mais complexas) Conclusão: Apesar da relação entre o uso de esquemas simbólicos e a produção de verbalizações e combinações de palavras ter sido encontrada para ambos os grupos, correlações menos lineares foram observadas para o GSD, em função da menor diversidade e complexidade de suas produções, evidenciando a presença de déficits maiores em relação à linguagem expressiva do que em relação ao desenvolvimento cognitivo.