A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CONSTRUTIVISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CONSTRUTIVISTA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Jean Piaget

2 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Entrevista Clínica Métodos: Observação
Teses Básicas: a compreensão da criança é qualitativamente diferente da do adulto. sujeito epistêmico: pensador ativo erro construtivo 4. a cognição se desenvolve em estágios reflexos raciocínio abstrato do adulto

3 Esquema: moldes mentais a partir dos quais organizamos nossas experiências.
Ações: efetivas, materiais Operações: ações interiorizadas, simbólicas, que podem ser combinadas de várias maneiras, invertidas (reversíveis) assimilação Invariantes funcionais acomodação

4 Faixa etária Descrição Fenômenos
0 a 2 Sensório-motor Permanência do objeto ações (sugar, tocar olhar, etc.) Ato instrumental 2 a Pré-operatório Egocentrismo representação Linguagem Imitação diferida/indireta Faz-de-conta Desenho

5 Faixa etária Descrição Fenômenos
7 a 11 Operatório concreto Conservação pensamento lógico Seriação analogias Classificação operações aritméticas 12 anos Operatório Formal lógica abstrata é poderia ser raciocínio abstrato raciocínio moral adulto

6 Psicológico propriamente dito (espontâneo)
Desenvolvimento Psicossocial (escolar, familiar) Intelectual, cognitivo Interesse de Piaget

7 DESENVOLVIMENTO DO JULGAMENTO MORAL Moralidade Moralidade
Heterônoma Autônoma Autoridade Pares Competição Cooperação

8 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
O desenvolvimento da linguagem é estruturado pelo desenvolvimento cognitivo e depende dele. Linguagem Sensório Pré Operatório Operatório Motor Operatório Concreto Formal Balbucio Linguagem Linguagem egocêntrica socializada

9 FALA EGOCÊNTRICA PIAGET VYGOTSKY 1. Linguagem Comunicativa 1. Linguagem Egocêntrica Linguagem Egocêntrica -Repetição -Monólogo - Monólogo Coletivo 3.Linguagem Privada 2. Linguagem Socializada (7a) Informação adaptada OBS.: origem da Crítica ou menosprezo linguagem sempre social, Ordens, pedidos, ameaças porque é gerada na -Perguntas relação com o outro.

10 CARACTERÍSTICAS Fala Egocêntrica/Fala Privada: abreviada, predicativa, pouco (menos) compreensível para os outros. Fala Socializada/Comunicativa: expandida + completa + compreensível, informação adaptada ao interlocutor; críticas ou menosprezo, ordens pedidos ou ameaças, perguntas ou respostas.

11 ESTUDOS ESTUDOS PIAGET VYGOTSKY
Observações naturalísticas Experimentos com intervenções Experimentos sem intervenções Porcentagem: 44 a 47 % Porcentagem ↑ ou ↓ dependendo das condições em que a criança se encontra. Surdos, estrangeiros, barulho, sós: ↑ Coletivas e/ou atividade bloqueada: ↓ Tentativa de bloqueio da fala privada paralisa a criança.

12 FUNÇÕES PIAGET VYGOTSKY Acompanha as ações Planejamento das ações Não tem papel fundamental na Reorganiza o pensamento organização do pensamento Reflexão sobre as ações Modifica os processos psi afetiva cognitiva DESTINO Atrofia-se, desaparece não se atrofia, internaliza-se Pode externalizar-se (dificuldades/obstáculos) FUNÇÕES DESTINO

13 3 a 5 anos: estão aprendendo que devem adaptar suas mensagens de acordo com o seu interlocutor
Gravaram crianças de 4 anos falando com uma criança de 2 e com um adulto: ajustam suas falas para o nível de entendimento do ouvinte. usam sentenças curtas e escolhem cuidadosamente as frases que atraíam e mantinham a atenção das crianças. Com adultos explicavam como o brinquedo funcionava em sentenças complexas e eram geralmente mais educadas. (excerto de Shaffer)


Carregar ppt "SISTEMA CONSTRUTIVISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google