A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Epistemologia genética de Jean Piaget

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Epistemologia genética de Jean Piaget"— Transcrição da apresentação:

1 A Epistemologia genética de Jean Piaget
UNIDADE III A Epistemologia genética de Jean Piaget Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira

2 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET I
Contextualização histórica da teoria de Piaget ( ) Método clínico de investigação/concepção de inteligência: aspecto qualitativo Responder como se constrói conhecimento, como se passa de estágios elementares de desenvolvimento a etapas avançadas

3 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET II
O desenvolvimento depende de processos maturacionais, ambientais e da ação do sujeito no mundo O desenvolvimento cognitivo-afetivo é uma construção contínua, tendendo a uma equilibração sempre maior “Em todos os níveis, a inteligência procura compreender, explicar[...].” (Jean Piaget)

4 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET III
Os interesses das crianças variam de acordo com a etapa de desenvolvimento em que esteja As formas de organização da atividade mental variam, seja no plano intelectual, afetivo (dimensões individual e social) ou motor “[...]Toda ação -isto é, todo movimento, pensamento ou sentimento- corresponde a uma necessidade” (J. Piaget)

5 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET IV
Aspectos funcionais básicos do desenvolvimento: ASSIMILAÇÃO: o organismo desenvolve ações destinadas a atribuir significações, a partir de suas experiências anteriores ACOMODAÇÃO: o organismo tenta reestabelecer um equilíbrio com o meio, tendo que modificar-se EQUILIBRAÇÃO: tendência a níveis de equilíbrio (móvel) cada vez maiores no processo de desenvolvimento

6 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET V
Estágios de desenvolvimento Sensório-motor (aproximadamente do nascimento -2 anos): Coordenações sensoriais e motoras de fundo hereditário (reflexos) Organização das percepções e hábitos Inteligência prática Do egocentrismo integral à noção do Eu Permanência do objeto/ noções de tempo/causalidade/espaço

7 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VI
Pré-operatório (2 a 6, 7 anos aproximadamente): Aparecimento da função simbólica: representação mental dos objetos e fatos Imitação/faz-de-conta/dramatizações/desenhos.. Pensamento, fala e socialização: marcados pelo egocentrismo Irreversibilidade de pensamento Lógica “natural da criança: animismo, realismo, artificialismo, sincretismo

8 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VII
Operatório concreto (6, 7 até a adolescência): Formação das operações mentais reversíveis, pensamento lógico/mais compatível com a lógica convencional Noções de conservação, seriação, conservação de massa, peso e volume (um pouco mais tarde) Capacidade de cooperar, menos egocentrismo, sentimentos interindividuais

9 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VIII
Operatório formal (Adolescência) raciocínio hipotético-dedutivo/ atividade reflexiva ampla sem necessitar do apoio da percepção ou da experiência egocentrismo intelectual no início mudanças no plano da afetividade/ leis da cooperação

10 O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET IX
Piaget e a área educacional A concepção de sujeito: ativo, construtor de conhecimentos O desenvolvimento da inteligência/afetividade como processo permanente Importância da interação no processo de desenvolvimento O erro/desconhecimento como um momento do desenvolvimento cognitivo


Carregar ppt "A Epistemologia genética de Jean Piaget"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google