Fundamentos de Arquitetura da Computação

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Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Arquitetura da Computação Prof. Marcos V. O. de Assis mvoassis@gmail.com marcos.assis@ufpr.br

Breve Histórico 1847 – George Boole cria o sistema binário 1937 – Alan Turing cria a máquina universal ou máquina de Turing. 1939 – arquitetura de Von Neumann Anos 40 – ENIAC, EDVAC 1954 – Texas Instruments lança o transistor de silício

Introdução Arquitetura Organização são os atributos visíveis ao programador. Conjunto de instruções, número de bits usados para representação de dados, mecanismos de E/S, técnicas de endereçamento. Por exemplo, existe uma instrução de multiplicação? Organização é como os recursos são implementados. Sinais de controle, interfaces, tecnologia de memória. p.e., existe uma unidade de multiplicação no hardware ou ela é feita pela adição repetitiva?

Introdução Estrutura Função Estrutura é o modo como os componentes são inter-relacionados. Função Função é a operação individual de cada componente como parte da estrutura.

Introdução Função Todas as funções do computador se resumem a: Processamento de dados. Armazenamento de dados. Movimentação de dados. Controle.

Visão funcional

Introdução Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware) Máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções que lhe são fornecidas Some dois números. Impr “positivo” se o resultado for > 0. Impr “negativo” se o resultado for < 0 Circuitos de um computador (Hardware) Reconhecem e executam um conjunto limitado e simples de instruções (linguagem de máquina- binária) Soma, comparação, transferência de dados de uma parte da memória para outra parte

Introdução Instruções em linguagem de máquina Problema Ser simples, compatíveis com o uso da máquina, compatíveis com o desempenho requerido, ter custo e complexidade da eletrônica reduzidos Problema A linguagem de máquina está muito distante de uma linguagem natural. Complexidade do que precisa ser feito versus a simplicidade do conjunto de instruções do computador Ex: Calcular trajetória de um foguete à lua

Arquiteturas Von Neumann Harvard Apresenta um barramento externo compartilhado entre dados e endereços Existem dois barramentos externos independentes (e normalmente também memórias independentes) para dados e endereços Embora apresente baixo custo, esta arquitetura apresenta desempenho limitado pelo gargalo do barramento Reduz de forma sensível o gargalo de barramento, que é uma das principais barreiras de desempenho, em detrimento do encarecimento do sistema como um todo Modelo Refinado: UC, ULA, memória, e/s, registradores

Arquiteturas

Arquiteturas Computadores são organizados em componentes ligados pelo barramento Processador (UC + ULA); Memória; Dispositivos de entrada e saída Registradores

Arquiteturas A memória armazena dados e instruções de programas. A CPU é encarregada de buscar as instruções e dados da memória, executar as instruções e então armazenar os valores resultantes de volta na memória. Os dispositivos de entrada e dispositivos de saída possibilitam a interação com o usuário

Arquiteturas Pode ser vista como tendo vários níveis, cada um capaz de executar um conjunto de instruções específicas Cada nível possui linguagens apropriadas para descrever as instruções que nele podem ser executadas A maioria dos computadores possui dois ou mais níveis

Arquiteturas Nível 5: Nível das linguagens orientadas para solução dos problemas Nível 4: Nível da linguagem do montador ou de montagem (Assembly language) Nível 3: Nível do Sistema Operacional Nível 2: Nível da Arquitetura do Conjunto de Instruções Nível 1: Nível da Microarquitetura Nível 0: Nível da Lógica Digital

Conclusões Computadores são projetados como uma série de níveis, cada um deles construído em cima de seus precursores. Cada nível representa uma abstração distinta, com diferentes objetos e operações. A abstração permite ignorar detalhes irrelevantes de níveis mais baixos, reduzindo uma questão complexa a algo muito mais fácil de ser entendido Programador de um nível, em geral, não deve se preocupar com implementações de níveis inferiores Nos primeiros computadores a fronteira entre o hardware e o software era muito clara.

Podcast Guanacast 42 – CPU http://www.guanabara.info/2008/10/guanacast-42-serie-hardware-cpu/