Curso Técnico em Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Abordagem Entidade Relacionamento
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Banco de Dados I Aula 24.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Modelo Entidade-Relacionamento
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
BANCO DE DADOS Transparências baseadas no capítulo 1 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e 1 e 2 do livro de ELMASRI e NAVATHE. Juliana Amaral e Rodrigo Baroni.
O Modelo E-R Definição: Características
Funcionalidades de um SGBD
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Projeto de Banco de Dados
Professora: Aline Vasconcelos
Prof. Carlos H. Marcondes
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Banco de Dados (BAN-TSI)
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Sistemas de Informação
Sistema de Banco de Dados
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante
Equipe de monitoria Aula prática 1
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Análise Estruturada.
Professora: Sílvia C. Matos Soares
Bancos de Dados Projeto de BD
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Profª Daniela TLBD.
Projeto de Banco de Dados
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Curso Técnico em Mineração
Curso Técnico em Informática
Curso Técnico em Informática
Contexto da disciplina
Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Aqui você encontra saúde!
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Implementação a Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Bancos de Dados Objeto-relacional e Orientados a Objetos Maria Carolina
Bancos de Dados Fundamentos Prof. Marcos R. Cardoso.
Projeto de Banco de Dados
Banco de Dados I Aula 4 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
Objetivos do Curso Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar:
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Professora: Kelly de Paula Cunha
Professora: Kelly de Paula Cunha
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
Modelos de dados.
Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.
Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
Modelo de Entidade-relacionamento
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Informática PARACATU /MG Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Implementação a Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa E-mail: flavio062004@hotmail.com Site: www.fbdesenvolvimento.eti.br

CONTATOS FLÁVIO BARBOSA E-mail: flavio062004@hotmail.com Site: www.fbdesenvolvimento.eti.br

Porque estudar Banco de Dados Motivo 1: Na informática, é preciso armazenada e recuperar, de forma coerente e adequada as informações.

Exemplo: Quando você utiliza o Facebook, armazena em um Sistema de Banco de Dados suas informações pessoais, recados de amigos, depoimentos, etc. Ao sair do deu perfil e entrar nela novamente, as informações ainda estarão lá. Isso ocorre porque em um banco de dados, as informações devem ser recuperadas no momento oportuno (quando o usuário solicitar).

Motivo 2: Atualmente, por menor e mais simples que seja um Sistema de Informação, ele precisará ter a capacidade de armazenar e recuperar dados rapidamente.

Exemplo: Se você desenvolver um Sistema para um salão de beleza do seu bairro, este sistema terá que armazenar dados de clientes, produtos, valores, funcionários, serviços, etc. É para armazenar essas informações e recuperá-las rapidamente que utilizamos um sistema de banco de dados.

O Que São Dados? O Que É Informação? Dados são tudo que podemos deduzir ou coletar sobre uma situação específica. Exemplo: Em uma sala de aula a quantidade de carteiras, a cor da parede, o tipo do assoalho, as dimensões da sala, etc., fornecem-nos dados sobre o ambiente. No desenvolvimento de uma aplicação, devemos selecionar os dados que podem ser úteis. E isso depende do objetivo do projeto. Informação é o resultado do processamento (manual ou eletrônico) dos dados que ajudam nas tomadas de decisão.

Baco de Dados – BD Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)? BANCO DE DADOS OU BASE DE DADOS: Local, ou espaço, onde informações estão armazenadas e recuperadas. SGBD: Conjunto de programas que ajudam a criar e manter um BD.

Quem Usa um Banco de Dados? 1. Administrador do banco de dados (DBA):Responsável por monitorar e gerenciar todas as bases de dados criadas no SGBD. 2. Analistas de sistemas e programadores de aplicações: Responsáveis por modelar a base de dados e implementá-la no SGBD escolhido. Também são responsáveis por desenvolver a aplicação (programas) e conectar essa aplicação à base de dados do sistema. 3. Usuários finais: Pessoas que vão trabalhar diariamente com as aplicações desenvolvidas. São eles os responsáveis pela entrada de dados no banco de dados e pelas alterações nos dados armazenados.

Fases no Desenvolvimento de um Projeto de Banco de Dados Modelagem Conceitual: Interessa-se nas necessidades do usuário. Preocupa-se em descrever quais dados serão armazenados na base de dados. Representado pelo Modelo de Entidade e Relacionamento. Modelagem Lógica: Descreve como os dados serão armazenados no sistema e como irão se relacionar. MODELAGEM FÍSICA: IMPLEMENTAÇÃO (CRIAÇÃO) DO BANCO DE DADOS NO SGBD ESCOLHIDO. ESSA FASE REQUER QUE O DESENVOLVEDOR CONHEÇA A LINGUAGEM SQL E CONHEÇA O SGBD SELECIONADO.

Introdução ao Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) É uma forma de representar o Modelo Conceitual. Deve estar o mais próximo possível da visão que o usuário tem dos dados Não se preocupando em representar como estes dados estarão realmente armazenados.

Entidades, Atributos e Relacionamento Figura 1: Exemplo de um MER para uma escola

Entidades, Atributos e Relacionamento Entidade: Representa um conjunto de objetos do mundo real e sobre os quais se pretende armazenar dados. É representado por um retângulo. Atributos: São os dados (propriedades / características) que descreva a entidade. São representadores por um círculo ligado a entidade. UMA ENTIDADE DEVE TER AO MENOS DOIS ATRIBUTOS. Relacionamento: É representado por um losango, é uma associação entre as entidades.

Entidades, Atributos e Relacionamento Figura 1: Exemplo de um MER para uma escola

Formas de representar um Atributo

Tipos de Atributos: Parte 01 Atributo simples: Indivisível, não pode ser decomposto. Por exemplo: CPF, Naturalidade, Nacionalidade. Atributo composto: Pode ser decomposto em outros atributos simples. Exemplo: Endereço, pode ser decomposto em “nome da rua”, “número” e “complemento”. Atributo monovalorado: Permite apenas o armazenamento de um valor por vez. Por exemplo: o nome de uma pessoa. Atributo multivalorado: Permite armazenar mais de um valor ao mesmo tempo no mesmo campo. Por exemplo: telefone.

Auto relacionamento

Auto relacionamento

DÚVIDAS?